Postagens

Mostrando postagens com o rótulo A Hora do Espanto

Ancine acusou a projeção de Jogos Vorazes: a Esperança, de predatória.

Imagem
Por: Franz Lima Essa foi uma das mais estúpidas notícias que li nesse mês.  Uma matéria publicada pela Folha de São Paulo indicava que a Ancine estava insatisfeita com a ocupação do blockbuster "Jogos Vorazes: a Esperança - Parte 1" nas salas de cinema nacionais.  Obviamente que já nos deparamos com situações similares, incluindo filmes nacionais como Tropa de Elite, apenas para citar.  Mas não é a declaração em si que me surpreendeu negativamente. O que achei estranho é uma empresa do porte da Ancine mostrar repúdio ao previsível, ao inevitável em uma sociedade puramente capitalista.  Partamos do princípio de que um filme influente (em muitos sentidos) como a franquia 'Hunger Games' teria um espaço maior que os filmes autorais ou de menor expressão. Isso é óbvio demais, até para quem não entende absolutamente nada de cinema. O produto que mais vende é o que terá maior exposição. Isso é negociar no sentido mais amplo e verdadeiro. Demérito para o cinema nacional ou para o…

Resenha do filme A Hora do Espanto (2011)

Imagem
Uma verdade que deve ser levada a sério: não veja um remake com a expectativa de ter o filme que gostava de volta, intocado. Um remake é uma produção baseada em uma obra, mas que não precisa ter ou seguir a exata linha do que já foi feito. O correto é encontrar uma homenagem, uma reestruturação. Em A Hora do Espanto, a homenagem e a reestruturação estão presentes.
Esta nova visão de Fright Night incomoda de início. A velocidade com que os fatos acontecem e a apresentação dos personagens ocorre muito rapidamente. Esta foi a impressão que tive ao ver o filme, talvez fruto da lembrança do primeiro filme.
O início do filme mostra pouco mas tem potencial. Somos apresentados aos principais personagens: Charlie Brewster; Amy, sua namorada;  Jerry, o vampiro; Judy,  a mãe de Charlie e o melhor amigo dele, conhecido como Maligno (Evil). Peter Vincent é inicialmente mostrado apenas através de uma propaganda de TV.
As cenas de ação ficaram boas. Há passagens em que a tensão rola e os combates c…