RIO — Autora dos livros "Harry Potter", J.K. Rowling enviou uma carta de
apoio em nome do bruxo Alvo Dumbledore a Cassidy Stay, de 15 anos,
única sobrevivente de um massacre que dizimou sua família. A mensagem
foi enviada dias após a menina de Houston, no Texas, revelar que o bruxo
de Hogwarts foi sua inspiração para encarar o luto. O conteúdo da carta
não foi divulgado.
sexta-feira, 10 de outubro de 2014
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Indiano de 16 anos cria aparelho que permite ‘falar’ pela respiração
Por Franz Lima20:12:00Arsh Shah Dilbagi, Cauê Fabiano, Código Morse, Comunicação, Franz Lima, G1, Google Science Fair, Indiano, Mudos, Necessidades especiais, Pulsos, Stephen Hawking, TalkSem Comentarios
![]() |
| Arsh Dilbagi criou dispositivo que permite que pacientes ‘falem’ pela respiração (Foto: Divulgação/Arsh Dilbagi) |
Inspire e expire pelo nariz. Faça isso outra vez. Com apenas esses
dois pulsos de ar voluntários e longos, a letra “M” acaba de ser
expressa por meio de Código Morse. E é exatamente essa lógica que
permitiu que o jovem indiano Arsh Shah Dilbagi, de 16 anos,
desenvolvesse um premiado e barato mecanismo de comunicação que pode
permitir que milhões de pessoas voltem a se comunicar, quando a fala, os
braços e os pés deixam de ser opções para formar frases.
Entusiasta
e estudioso de ciência da computação, Arsh, que ainda cursa o ensino
médio na cidade de Panipat, próximo à capital Nova Deli, desenvolveu o
“Talk”, que promete ser o dispositivo de CAA (Comunicação Aumentativa e
Alternativa) mais barato e acessível do mundo, permitindo que pacientes
com doenças degenerativas e outras desordens motoras voltem a “falar”,
por menos de US$ 100 (cerca de R$ 240). Veja o vídeo aqui.
O jovem contou ao G1 sobre o desenvolvimento do aparelho, vencedor de
uma das categorias do concurso “Google Science Fair 2014″, as
possibilidades de aplicação do dispositivo para melhorar a qualidade de
vida dos pacientes e seus esforços para, em suas palavras, “mudar o
mundo”.
‘Vi pacientes chorando’
Dilbagi, que também atende pelo apelido de “Robo”, contou que a
inspiração para a realização do projeto veio da história de vida do
físico inglês Stephen Hawking, especialmente por sua batalha com a
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). No entanto, uma ida ao hospital e a
observação de pessoas que haviam sofrido derrames e tinham sequelas
motoras fez com que a ideia começasse a ter forma.
“Vi pacientes chorando. Aquele dia me questionei: ‘por que não há uma
solução no mundo que os ajude a se comunicar?'”, relatou o rapaz,
lembrando a angústia de pessoas que não conseguiam mais se expressar por
meio de palavras. “Há mais de 100 milhões de pessoas do mundo com esse
tipo de deficiência, o que é maior do que toda a população da Alemanha”,
comparou.
![]() |
| Com pulsos curtos ou longos de ar ao expirar, aparelho interpreta sinais por meio do Código Morse (Foto: Wikimedia Commons) |
Após cerca de um ano de trabalho, incluindo três meses de pura
pesquisa e mais de sete meses para finalmente construir um dispositivo,
desenvolver o software em três linguagens de programação e testar
diversos de protótipos, o rapaz conseguiu criar o “Talk”.
Utilizando pulsos de ar ao expirar, um sensor colocado embaixo do
nariz ou da boca da pessoa interpreta esses “sopros” como Código Morse,
que identifica letras e números ao combinar unidades curtas ou longos de
ar. Esses sinais são enviados para um sintetizador, que reproduz o
código em palavras, por meio de até nove vozes diferentes, com sotaques e
vozes de faixas etárias distintas. Tudo que o paciente precisa, então, é
memorizar o código, para que possa se comunicar cada vez mais rápido.
As “vozes”, segundo ele, foram obtidas em uma biblioteca Open Source
de sons, que foram vocalizados e colocados no equipamento. “Foi muito
desafiador aprender todas técnicas que culminaram no Talk – desenvolvi o
software em três linguagens de programação diferentes. Foi uma das
melhores experiências de aprendizado da minha vida”, exaltou.
Todo o processo de criação do aparelho, vencedor da categoria
“escolha do público” do Google Science Fair –que agraciou Arsh com uma
bolsa de estudos de US$ 10 mil–, ocorreu durante o ano letivo, o que
exigiu muita disciplina para que o rapaz não escorregasse nos estudos, e
obtivesse boas notas.
Ao prestar o CBSE, o exame nacional da Índia, o jovem ainda conseguiu
nota máxima, obtendo 10/10 GCPA (Média Cumulativa de Pontuação, em
tradução livre). “Você precisa ser muito disciplinado, seguir o esquema
que você estabeleceu. Se pular alguma coisa, tudo cairá em cima de
você”, frisou o estudante, que pretende em breve se inscrever para uma
bolsa no curso de ciência da computação na Universidade Stanford, na
Califórnia.
Simplicidade
Com o pedido de patente pendente para o Talk, Arsh Dilbagi espera
firmar parcerias para tornar o aparelho um dispositivo global, e ajudar a
superar as barreiras existentes atualmente em relação a dispositivos de
CAA, principalmente envolvendo o acesso e ao preço desse tipo de
equipamento.
“Máquinas como as utilizadas por Stephen Hawking são caras e
complexas, e precisam de muitas baterias para funcionar. Você precisa de
um computador, de uma tela, de um sistema complexo e, combinando tudo
isso, baterias para suportar isso. E isso se reflete no custo. É preciso
mudar a forma como a tecnologia é vista, de como as pessoas enxergam
uma solução”, explicou, sublinhando que o Talk consegue funcionar por
oito horas em uma única carga.
“Os dispositivos desse tipo hoje começam na faixa de US$ 4 mil (cerca
de R$ 9,6 mil), e um aparelho que é fácil de usar sai por pelo menos
US$ 7 mil (cerca de R$ 16,8 mil)”, continuou Arsh, completando que,
mesmo com o aporte financeiro, às vezes não é possível adquirir
facilmente itens como detectores de movimento dos olhos ou aparelhos de
digitação adaptados. “Não é o caso de que, se você tem US$ 7 mil no
bolso, você pode comprar um. Eles não estão disponíveis em sites como
Amazon, e não dá para pedir online para que ele seja entregue em
qualquer lugar do mundo. O equipamento está disponível em lugares muito
específicos, e mantê-lo é muito mais difícil do que se pode imaginar”,
apontou o indiano.
Apesar de ser considerado internacional, o Código Morse não pode ser
utilizado com exatidão para que pacientes se expressem em todas as
línguas, o que, de acordo com o Dilbagi, é uma das falhas do projeto,
disponível apenas em inglês. No entanto, o objetivo principal é tornar o
Talk universal, em 20 idiomas diferentes, conforme a previsão de seu
criador.
![]() |
| ‘Talk’ custa menos de US$ 100 e pode democratizar o acesso de pacientes a dispositivos de CAA (Foto: Divulgação/Arsh Dilbagi) |
‘É possível mudar o mundo’
Citando novamente o exemplo do físico inglês, autor de diversos
livros apesar de suas limitações físicas, Arsh explicou que já foi
procurado por muitas pessoas que precisam de um aparelho similar, mas
não têm as mesmas oportunidades que pacientes mais abastados.
“Stephen Hawking tem sido patrocinado para ter uma ferramenta para se
comunicar, e veja como ele está mudando o mundo. E ele é só um entre
milhões de pessoas que sofrem das mesmas desordens. Logo, acredito que
Talk tem esse tipo de poder”, disse o rapaz, que ao apresentar seu
projeto ao Google, colocou como desejo principal a vontade de mudar o
mundo por meio da comunicação alternativa.
“É possível mudar o mundo. A maioria das pessoas procura por serviços
comunitários, caridade. Se você quer ajudar a humanidade, você precisa
ajudar a sociedade como um todo, auxiliando pessoas a se comunicarem, o
que não tem sido feito até agora”, arrematou o jovem indiano, sem perder
o fôlego.
Franz diz: dessa vez ficarei quieto. O texto e a iniciativa falam por si.
Franz diz: dessa vez ficarei quieto. O texto e a iniciativa falam por si.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Cosplay incrível da Mulher-Aranha em bodypaint.
Por Franz Lima11:12:00Arte, Beauty, Body Painting, Cosplay, Franz Lima, Ivy, Juan Pantoja, Marvel, MC Illusion Photography, Milo Manara, Mulher-Aranha, Nua, Nude, Nudez, Pintura, Spider-Woman, WomanSem Comentarios
A arte acima é do mestre Milo Manara. A personagem é a sensual e bela Mulher-Aranha que, obviamente, ficou mais insinuante e sensual no traço de Manara.
Ivy Cosplay mostrou que é possível só com pintura corporal (e um cenário digital... e também uma modelo muito linda) reproduzir uma obra do porte da acima. Vejam o resultado na última foto do post. Fantástico, não?
Tecnologia: conheça a câmera drone que poderá fazer parte do seu futuro.
Por Franz Lima09:00:00Camera, Câmera, Drone, Franz Lima, Future, Futuro, Gravação, Megapixel, Nixie, Tecnologia, Video, Vídeo, WearableSem Comentarios
Por: Franz Lima
Imagens aéreas, tomadas completas de paisagens, gravações onde a câmera acompanha o objeto ou pessoa que se quer filmar... tudo isso e muito mais poderá ocorrer, em breve, com um equipamento similar a um drone.
O projeto chama-se Nixie, cujos principais atributos fogem das tradicionais "megapixels" e do zoom. O Nixie, ainda um protótipo, poderá se tornar uma câmera capaz de fazer gravações aéreas com perfeição. Tal tecnologia não é novidade, pois os drones já realizam esse e outros trabalhos similares com perfeição. Entretanto, a tecnologia de um drone portátil e acessível ao consumidor comum é algo além das melhores previsões.
Assistam ao vídeo e sonhem com esse dia que, acredito, chegará em breve.
domingo, 5 de outubro de 2014
A história secreta dos brinquedos - vídeo fantástico e esclarecedor.
Por Franz Lima22:21:00Anthony Ladesich, Argila, Art, Arte, Brinquedos, Curta-metragem, Escultura, Filme, Franz Lima, Hot Toys, Moldes, Protótipos, Prototypes, Resina, Sci-Fi, Secret, Staff Pick, StorySem Comentarios
Por: Franz Lima
Apesar deste vídeo ser em inglês, sem legendas, ele tem uma grande importância. Antes de ser uma homenagem aos escultores responsáveis por, literalmente, dar a vida aos Hot Toys, esse curta-metragem mostra que a magia está em algo muito além da linha de produção.
Contrariando a tendência das produções em massa, aqui veremos algo mais tradicional, artesanal em sua essência. É arte em estado bruto... e vai ganhando a devida lapidação conforme o artista trabalha em cada peça.
Contrariando a tendência das produções em massa, aqui veremos algo mais tradicional, artesanal em sua essência. É arte em estado bruto... e vai ganhando a devida lapidação conforme o artista trabalha em cada peça.
Um documentário inspirador para todos que amam os "brinquedos", o cinema e quadrinhos que são a base para muitas desses verdadeiros tesouros.
Supervenus: um vídeo que critica a destrutiva busca pela beleza.
Por Franz Lima21:38:00Beleza, Botox, Bronzeamento, Cinema, Cirurgia Plástica, Corpo, Curta-metragem, Drenagem, Franz Lima, Lipoaspiração, Moda, Morte, Mulheres, Supervenus, VídeoSem Comentarios
Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.
De início o vídeo pode parecer exagerado na crítica, pesado em sua abordagem, mas a verdade é que a beleza virou uma meta a ser alcançada, não importa qual seja o preço a pagar.
Supervenus é um curta-metragem que aborda os sacrifícios e as loucuras que as mulheres (e atualmente os homens) praticam para atingir um ideal de beleza. Cirurgias, química, lipoaspiração, bronzeamento artificial e mais uma gama de recursos para manter a beleza. Será que isso é realmente válido? O vídeo responde perfeitamente. Veja-o abaixo:
O passo-a-passo de uma obra de arte em 3D: Fight in the dark.
Por Franz Lima08:00:003D, 3ds Max, Art, Arte, Artsunshine, Digital, Esculturas, Fight in the dark, Franz Lima, Modelagem, Renderizar, Texturas, ZbrushSem Comentarios
Uma instigante e complexa obra de arte em 3D é mostrada passo-a-passo. Este post serve para mostrar o quanto é trabalhoso obter a excelência no que se faz, porém é gratificante. Lindo trabalho do artista conhecido como Artsunshine.
Fonte das imagens: Zbrush Central
O poder da natureza: Tsunami. Vídeo assustador.
Por Franz Lima00:22:00Alerta, Calamidade, Catástrofe, Death, Força, Franz Lima, Japan, Morte, Nature, Natureza, Power, Shocking, Tsunami, VideoSem Comentarios
O que parece uma simples inundação ganha, aos poucos, ares de tragédia. Nada permanece intacto diante da passagem do Tsunami. A força faz com que estruturas sólidas e fortes caiam como se fossem brinquedos. Carros são arrastados, vidas são apagadas, patrimônios somem...
Uma breve demonstração da inominável força da natureza e um claro lembrete sobre nossa fragilidade.
sábado, 4 de outubro de 2014
Provável imagem de Mark Hamill como o mestre jedi Luke Skywalker.
Por Franz Lima07:00:00Cinema, Filmes, Franz Lima, Gizmodo, J. J. Abrams, Luke Skywalker, Mark Hamill, Photoshop, Sploid, Star WarsSem Comentarios
O site Sploid-Gizmodo fez uma fotomontagem onde é possível antever como será Luke Skywalker na continuação de Star Wars. A foto original de Mark Hamill está abaixo.
Fãs aguardam ansiosos por Star Wars: episódio VII, dirigido por J. J. Abrams.
![]() |
| A foto original |
Haley Joel Osment (imortalizado em O Sexto Sentido) volta com "Sex Ed".
Por Franz Lima00:29:00Cinema, Comédia, Comedy, Divulgação, Filmes, Franz Lima, Haley Joel Osment, O Sexto Sentido, Pôster, Professor, Sex EdSem Comentarios
Em um óbvia comédia, Haley Joel Osment volta às telas no papel de um professor de álgebra que, por falta de opção, dá aulas de educação sexual. Para complicar ainda mais, o personagem de Haley é virgem...
Basta aguardar para ver e rir com o retorno do ex-garotinho de O Sexto Sentido.
sexta-feira, 3 de outubro de 2014
Jogos Vorazes: a esperança. Peeta e Johanna aparecem em pôsteres animados.
Por Franz Lima22:38:00Cinema, Donald Sutherland, Filmes, Franz Lima, Hunger Games, Jena Malone, Jogos Vorazes, Johanna, Josh Hutcherson, Katniss Everdeen, Peeta, Philip Seymour HoffmanSem Comentarios
A terceira parte de Jogos Vorazes tem estreia prevista para novembro. Entretanto, buscando atrair a atenção do público, novos pôsteres animados foram divulgados e mostram Peeta (Josh Hutcherson) e Johanna (Jena Malone) em roupas brancas. Há imagens que mostram a dupla ao lado do Presidente Snow (Donald Sutherland).
Este terceiro filme não finaliza a obra cinematográfica baseada na trilogia literária de Suzanne Collins, pois segue a tendência de filmes duplos para encerrar uma saga, assim como ocorreu com Harry Potter e ocorrerá com O Hobbit.
Vejam os pôsteres animados (basta aguardar o carregamento):
Fan page do Apogeu do Abismo precisa do seu apoio. Curta! Like my fan page!
Por Franz Lima21:21:00Apogeu do Abismo, Cinema, Contos, Curtir, Escritor, Facebook, Fan Page, Franz Lima, Google+, HQ, Like, Literatura, Quadrinhos2 Comentarios
A fan page do Apogeu do Abismo está no ar e precisa muito do seu apoio.
Se você gosta dos posts, lê as resenhas e contos e acredita no potencial deste blog, basta um simples "curtir" para alavancar minhas publicações.
Conto com todos vocês que dão apoio a esse projeto. Muitas coisas boas virão.
Ah! Caso tenham conta no Google +, dê um +1 para também ajudar.
Abraços a todos...
Franz.
Grafite de Bansky é destruído por acusação de conteúdo racista.
Por Franz Lima21:02:00Art, Arte, Bansky, Clacton-on-Sea, England, Franz Lima, Grafite, Imigrantes, Inglaterra, Migrantes, Polêmica, Protesto, Racismo, RacistSem Comentarios
Por: Franz Lima
Um dos mais recentes trabalhos do artista plástico Bansky foi destruído sob a alegação de racista. A imagem mostra pombos com cartazes onde é possível ler "Migrantes não são bem-vindos", "Voltem para a África" e "Fiquem longe, seus vermes". Obviamente que o artista não quis fazer apologia ao racismo, mas simplesmente criticar a política de tratamento aos imigrantes em vários países da Europa. O grafite estava na cidade de Clacton-on-Sea, Inglaterra. As autoridades locais lamentam a destruição da obra, porém afirmaram ter agido com base nas legislações locais sobre conteúdos "ofensivos" ou "racistas".
Infelizmente, esta é uma clara demonstração de interpretação errada e desconhecimento total não só da obra de Bansky, como também das definições de ofensivo e racismo.
O autor da obra não se manifestou acerca desta atitude absurda, fruto de incoerência e desconhecimento. Lamentável...
quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Os mais recentes eventos literários divulgados pela Companhia das Letras
Por Franz Lima21:27:00Blandina Franco, Companhia das Letras, Contação, Cultura, Diário da Dilma, Eventos, Franz Lima, Histórias, Kiara Terra, Lilia Moritz Schwarcz, Livros, O coiso estranho, Renato TerraSem Comentarios
Contação de histórias com o livro O coiso estranho
Sábado, 4 de outubro, às 17h
Divirta-se com a contação de histórias do livro O coiso estranho, de Blandina Franco.
Local: Livraria da Travessa Leblon – – Rio de Janeiro, RJ
Sábado, 4 de outubro, às 17h
Divirta-se com a contação de histórias do livro O coiso estranho, de Blandina Franco.
Local: Livraria da Travessa Leblon – – Rio de Janeiro, RJ
Matinê da Companhia das Letrinhas
Domingo, 5 de outubro, às 11h30
Venha para uma manhã de contação de histórias e brincadeiras na Matinê da Companhia das Letrinhas especial Dia das Crianças.
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP
Domingo, 5 de outubro, às 11h30
Venha para uma manhã de contação de histórias e brincadeiras na Matinê da Companhia das Letrinhas especial Dia das Crianças.
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP
Oficina do livro Fabriqueta de ideias
Domingo, 5 de outubro, às 15h
Venha brincar com as atividades da oficina do livro Fabriqueta de ideias, de Katia Canton.
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP
Domingo, 5 de outubro, às 15h
Venha brincar com as atividades da oficina do livro Fabriqueta de ideias, de Katia Canton.
Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo, SP
Contação de histórias com Kiara Terra
Domingo, 5 de outubro, às 15h
Kiara Terra faz a contação de histórias do livro Uma amizade (Im)possível, de Lilia Moritz Schwarcz e ilustrações de Spacca.
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo, SP
Domingo, 5 de outubro, às 15h
Kiara Terra faz a contação de histórias do livro Uma amizade (Im)possível, de Lilia Moritz Schwarcz e ilustrações de Spacca.
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – São Paulo, SP
Lançamento de Diário da Dilma
Terça-feira, 7 de outubro, às 19h
Renato Terra autografa o livro Diário da Dilma no Rio de Janeiro.
Local: Livraria da Travessa – Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Terça-feira, 7 de outubro, às 19h
Renato Terra autografa o livro Diário da Dilma no Rio de Janeiro.
Local: Livraria da Travessa – Rua Voluntários da Pátria, 97, Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Adam Sandler fará 4 filmes pela NetFlix
Por Franz Lima21:01:00Adam Sandler, Ator, Canal, Comédia, Contrato, Diretor, Exclusivo, Filmes, Franz Lima, NetFlix, Orange is the new blackSem Comentarios
Em um anúncio feito pela NetFlix, Adam Sandler foi contratado para estrelar e dirigir quatro filmes com exclusividade. Como em outras produções do canal, os filmes de Sandler serão exibidos para quase 50 países onde a produtora tem público.
Com base em outros empreendimentos do canal, como a série Orange is the new black, o sucesso desses filmes é algo muito provável, principalmente se consideramos o investimento da Netflix. Os filmes serão efetivamente feitos pela produtora que o ator tem.
O gênero dos filmes não foi divulgado, mas, levando em conta o histórico de Adam, comédias estão por vir.
Divulgação: filme sobre Cássia Eller tem exibição no Festival do Rio.
Por Franz Lima20:41:00Cantora, Cássia Eller, Chicão, Documentário, Filme, Franz Lima, MPB, Música, O Dia, Paulo Henrique Fontenelle, Première Brasil, SessãoSem Comentarios
A música foi uma fuga da minha incapacidade de viver socialmente com as pessoas', essa e outras frases da cantora estão no filme que estreia em 2015
Fonte: O Dia
Rio - “Eu nunca tive essa ilusão de fazer
sucesso. É claro que era a coisa que eu mais queria na vida. Era que meu
trabalho chegasse para todo mundo. Para que todo mundo tivesse acesso a
ele. Mas eu não queria que fosse atochado goela abaixo dos caras. Eu
quero que seja uma coisa natural.” Essa e outras declarações da cantora
Cássia Eller estão em “Cássia”, documentário de Paulo Henrique
Fontenelle que acaba de liberar cenas inéditas em
http://youtu.be/I8NIPCARSO8. Fotos em: http://agenciafebre.com.br/cássia.
Exibido Hour Concours na Première Brasil do Festival do
Rio, o filme ganha Sessão de Gala para convidados no próximo dia 6 de
outubro, às 21h no Lagoon, e tem sessões para o público no mesmo dia, às
23h, e na quarta-feira. A estreia nos cinemas está prevista para
janeiro de 2015.
Depoimentos de familiares como a companheira Maria Eugênia Martins e o
filho Chicão; de amigos como Deborah Dornellas; de jornalistas como
Tárik de Souza; e artistas como Zélia Duncan, Nando Reis e Oswaldo
Montenegro aparecem mesclados às imagens de shows, ensaios, entrevistas e
cenas da intimidade da cantora.
Sessões
Para convidados: segunda, 6/10, às 21h.
Para o público pagante: segunda, 6, às 23h, no
Cinépolis Lagoon e quarta, 8/10, às 16h45m e ás 21h45m, no São Luiz .
Ingressos à venda na bilheteria dos cinemas.
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Onde começam e terminam os direitos dos LGBT.
Por Franz Lima09:44:00Comportamento, Crônica, Direitos, Família, Franz Lima, Gays, Heteros, Intimidade, Leis, Lésbicas, Levy Fidelix, LGBT, Liberdade, Polêmica, Respeito, TransexuaisSem Comentarios
Por: Franz Lima
Honestidade é uma marca em todos os textos que produzo para o Apogeu. São quase três anos publicando resenhas e matérias onde nunca tive medo de opinar com verdade.
Honestidade é uma marca em todos os textos que produzo para o Apogeu. São quase três anos publicando resenhas e matérias onde nunca tive medo de opinar com verdade.
Então, eis uma matéria que pode parecer polêmica, porém não vejo motivos para não falar sobre o assunto.
Recentemente o candidato à presidência Levi Fidelix abordou a temática gay de forma extremamente preconceituosa. Suas palavras surtiram o efeito contrário ao que ele talvez esperasse e, hoje, o político tornou-se uma das figuras públicas mais odiadas.
Bem, vamos aos fatos...
O gay, a lésbica ou qualquer outra denominação a um indivíduo que tenha uma vida sexual diferente da heterossexual jamais deixará de ser um cidadão e um ser humano como outro qualquer. Eles pagam impostos, trabalham, vivem e sonham como qualquer outra pessoa. São homens e mulheres que obtém prazer de uma forma não tradicional, porém merecem nosso respeito e amizade.
Eis dois exemplos para ilustrar a incoerência do preconceito:
Em uma sala, hipoteticamente, há quatro pessoas. Entre elas há um homossexual, mas o fato é que sua vida depende, naquele momento, das bolsas de sangue que eles doarão. Não há outros doadores. Você irá descartar essa doação por ser um dos doadores gay? Ele negará o sangue e irá preferir morrer, mesmo sabendo que todos os quatro estão com o sangue em condições perfeitas para a doação? Creio que não.
Você está em um ônibus lotado e uma mulher grávida para em frente ao seu banco. Ela sofre com o calor e a movimentação intensa do carro e passageiros. Ela fala ao telefone com a namorada. Diz claramente "Te quero, minha linda. Vamos ser felizes com nosso filho" para a mulher do outro lado da linha. Isso o impedirá de ceder a vaga, apenas por ela ser lésbica?
Homens e mulheres integrantes do movimento LGBT não são monstros. Não estamos falando de assassinos ou pessoas de sangue frio. Eles não jogaram a filha de uma janela, não mataram os próprios pais com pancadas, não ocultaram o corpo da namorada em um rio. Eles merecem nosso respeito.
Não gosta? Então basta levar sua vida do mesmo modo que antes. A "invasão" gay é fruto de uma maior liberdade de expressão e tolerância, o que não significa 'liberalidade' ou 'libertinagem'.
Muitos ainda se chocam quando alguém fala um palavrão ou beija com tesão seu parceiro(a). Mas estas mesmas pessoas não fazem alarde quando essas atitudes ocorrem em um canal do youtube ou quando o contexto é o humor. Uma celebridade fazendo sexo com alguém do mesmo sexo choca mais do que a situação de desespero em que se encontram os reservatórios de água na região sudeste. E o que eu quero dizer com isso tudo? Simples. Temos um senso de moral muito afiado para o imediatismo, para o que está na moda. Não há uma preocupação a longo prazo com aquilo que realmente importa. Somos direcionados pela mídia e as redes sociais. Sim, somos manipulados a todo instante.
A causa gay tem inúmeros defensores, fruto de um longo período de perseguição, bullying, tortura e morte. Esse grupo deve ter direitos. Fato. Entretanto, esses direitos cessam quando começam os das outras pessoas. Não é aceitável que um casal gay troque carícias íntimas em locais públicos, assim como um casal hetero também não deve fazê-lo. Excesso de zelo da minha parte? Não, apenas devemos ter em mente que certos comportamentos devem ser ÍNTIMOS. As pessoas ao redor não precisam saber que o casal X ou Y está quase enlouquecido pela vontade de transar. No momento certo eles irão se satisfazer, mas nunca em público. Isso não é pudor. Isso é respeito pelo próximo que, invariavelmente, não deve ser agredido pelos impulsos sexuais ou afetivos de casais, sejam quais forem as orientaçõe sexuais deles.
Outras atitudes podem ser citadas, mas a acima serve para ilustrar o que desejo evidenciar. O excesso de liberdade é agressivo. E isso se torna ainda mais agressivo quando fica claro que um grupo age tendo como base o temor imposto ao grupo antagônico, cujos bloqueios são fruto de leis ou normas que podem ser usadas de forma equivocada. Um claro exemplo disso está na autoridade que se cala diante de um grupo cujas atitudes chocam (palavras ditas em voz alta em locais impróprios, atos libidinosos, afronta evidente contra os presentes, carícias excessivas em locais públicos, uso de drogas, etc.). Esse silêncio é o resultado do medo de ser enquadrado por "perseguição às minorias". A justiça tem que ter como base a essência de seu próprio nome. Punição para os perseguidores, matadores e torturadores dos gays. Punição para quem se vale de sua condição sexual para ofender e chocar. Pesos iguais, medidas iguais.
Homens, mulheres e crianças devem ter seus direitos respeitados. Também devem respeitar os direitos alheios para que a balança da igualdade não penda favoravelmente para grupos isolados. Seja qual for sua orientação sexual, sua religião, sua cor ou região onde nasceu, ninguém pode taxá-lo por isso. Porém seus direitos são limitados pelo princípio da igualdade. A lei deve tratar a todos como iguais, sem distinções. Claro que isso ainda é utopia, porém não podemos parar de lutar por esse sonho.
Muito mais pode ser dito sobre o assunto, indubitavelmente. Creio na liberdade de expressão, nos direitos que a lei nos dá. Creio, sobretudo, no direito à vida, no direito à felicidade, independentemente de credo, cor, religião ou opção sexual.
Nós nos preocupamos demais com as intimidades dos outros, com suas escolhas, sem que isso implique em significar auxílio ou compreensão ao próximo. Triste realidade.
Que cada um viva sua vida, seja feliz e tenha direito a fazer as escolhas que melhor lhe aprouver, desde que essas escolhas não sejam maliciosas e ofensivas contra aqueles que o cercam. Liberdade é um direito. Respeito ao próximo é um dever.
A causa gay tem inúmeros defensores, fruto de um longo período de perseguição, bullying, tortura e morte. Esse grupo deve ter direitos. Fato. Entretanto, esses direitos cessam quando começam os das outras pessoas. Não é aceitável que um casal gay troque carícias íntimas em locais públicos, assim como um casal hetero também não deve fazê-lo. Excesso de zelo da minha parte? Não, apenas devemos ter em mente que certos comportamentos devem ser ÍNTIMOS. As pessoas ao redor não precisam saber que o casal X ou Y está quase enlouquecido pela vontade de transar. No momento certo eles irão se satisfazer, mas nunca em público. Isso não é pudor. Isso é respeito pelo próximo que, invariavelmente, não deve ser agredido pelos impulsos sexuais ou afetivos de casais, sejam quais forem as orientaçõe sexuais deles.
Outras atitudes podem ser citadas, mas a acima serve para ilustrar o que desejo evidenciar. O excesso de liberdade é agressivo. E isso se torna ainda mais agressivo quando fica claro que um grupo age tendo como base o temor imposto ao grupo antagônico, cujos bloqueios são fruto de leis ou normas que podem ser usadas de forma equivocada. Um claro exemplo disso está na autoridade que se cala diante de um grupo cujas atitudes chocam (palavras ditas em voz alta em locais impróprios, atos libidinosos, afronta evidente contra os presentes, carícias excessivas em locais públicos, uso de drogas, etc.). Esse silêncio é o resultado do medo de ser enquadrado por "perseguição às minorias". A justiça tem que ter como base a essência de seu próprio nome. Punição para os perseguidores, matadores e torturadores dos gays. Punição para quem se vale de sua condição sexual para ofender e chocar. Pesos iguais, medidas iguais.
Homens, mulheres e crianças devem ter seus direitos respeitados. Também devem respeitar os direitos alheios para que a balança da igualdade não penda favoravelmente para grupos isolados. Seja qual for sua orientação sexual, sua religião, sua cor ou região onde nasceu, ninguém pode taxá-lo por isso. Porém seus direitos são limitados pelo princípio da igualdade. A lei deve tratar a todos como iguais, sem distinções. Claro que isso ainda é utopia, porém não podemos parar de lutar por esse sonho.
Muito mais pode ser dito sobre o assunto, indubitavelmente. Creio na liberdade de expressão, nos direitos que a lei nos dá. Creio, sobretudo, no direito à vida, no direito à felicidade, independentemente de credo, cor, religião ou opção sexual.
Nós nos preocupamos demais com as intimidades dos outros, com suas escolhas, sem que isso implique em significar auxílio ou compreensão ao próximo. Triste realidade.
Que cada um viva sua vida, seja feliz e tenha direito a fazer as escolhas que melhor lhe aprouver, desde que essas escolhas não sejam maliciosas e ofensivas contra aqueles que o cercam. Liberdade é um direito. Respeito ao próximo é um dever.



































