Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos e literatura unidos. Primeira parte.

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptadores:
Luiz Antonio Aguiar e César Lobo
Autor:
Lima Barreto
Ilustrador:
César Lobo
Patriota ao extremo, Policarpo Quaresma passa grande parte de seu tempo lendo e tendo ideias mirabolantes para o progresso do país. Mas seus sonhos em pouco tempo se adéquam à realidade... Os momentos bem-humorados e o caráter crítico da obra de Lima Barreto ficaram ainda mais vivos nesta HQ — elaborada pela mesma dupla de O alienista.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Manuel Antônio de Almeida
No começo do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro abriga a família real portuguesa. Mas uma colônia não se transforma organizadamente em sede do Império da noite para o dia... É nesse cenário conturbado que o leitor segue a vida de Leonardo. Nesta bela adaptação para quadrinhos, permanece o tom irônico e debochado de Manuel Antônio de Almeida, autor de uma das obras mais importantes de nossa literatura, cuja análise da sociedade brasileira ainda repercute.

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Aluísio Azevedo
Escrita em 1890, a obra de Aluísio Azevedo traz a profunda análise de um cortiço carioca, que condiciona a vida de seus habitantes. Importante para compreender a representação das teorias naturalistas na literatura brasileira, esta adaptação do célebre romance para os quadrinhos preservou a acidez da crítica social, o humor e a riqueza de personagens presentes na obra original.
 

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Bernardo Guimarães
Filha de uma escrava negra e de um homem branco, Isaura chama a atenção por sua beleza e temperamento dócil.
Um de seus admiradores é Leôncio, dono da fazenda, que a maltrata para fazê-la ceder às suas investidas. Com a ajuda do pai, Isaura foge para Recife, onde adota nova identidade e recomeça a vida como Elvira. Quando em um dos bailes reencontra Leôncio, vê a sua nova vida, e sua liberdade, em risco.



Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador: Ivan Jaf
Autor:
José de Alencar

O conturbado romance entre o índio Peri e a branca Ceci é uma das histórias mais marcantes da literatura brasileira. Nesta adaptação para HQ, o livro ganhou ainda mais suspense e emoção.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Mitos em quadrinhosAutor: Gary Jeffrey


Os africanos antigos adoravam contar histórias e cantar canções. Assim, a tradição oral, ao longo de gerações, deu-nos os mitos africanos tal qual conhecemos hoje. Originária de muitos lugares e tribos diferentes, a mitologia africana é um baú cheio de histórias e personagens tão grandiosos quanto a vida. Este livro traz três mitos africanos – “A história da criação”, “O cão e o chacal” e “A história da aranha Ananse” – são contados no formato de quadrinhos.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Mitos em quadrinhos


O Egito é considerado uma das primeiras grandes civilizações da Terra. Ao longo de mais de 3 mil anos, os antigos egípcios criaram uma rica e épica mitologia para manifestar sua religião. Neste livro, o leitor conhecerá as histórias de Rá, Ísis e Osíris, Hórus e Seth e outros personagens míticos marcantes.

Comentários

  1. Acho que não li nenhum dos clássicos da literatura brasileira. Infelizmente isso se deve a escola q me fez olhar para eles de forma ruim xD Tenho que largar isso de lado e lê-los. A idéia de transformar livros em quadrinhos é muito boa. Muitas das vezes, qdo é feito nesse formato, chama mais pessoas para a leitura. Isso de preconceito com quadrinhos acabou faz tempo. Quem ainda tem hoje é ignorante. Um belo exemplo vemos em The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  2. Todas as plataformas e formatos são válidos para incentivar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Ed e Priscilla: ler é algo que se aprende a amar. Como estamos envolvidos demais pelo "visual", nada mais justo do que mesclar as letras e as imagens para atrair e cativar os que ainda não estão envoltos pelo fantástico mundo das letras. Esta é uma soma que sempre trará resultados positivos.

    ResponderExcluir
  4. Ao
    Franz Lima

    Bom Dia,

    Não sou escritor, apenas sou apoiador da EDUCAÇÃO no Brasil, na Amèrica latina e no Mundo.
    Na era da TV, IPAd, E-books, e tudo muito rápido e informações demais, os quadrinhos e os desenhos adequados ao assunto de um livro vão na certa incentivar a leitura e a imaginação do leitor, por quanto a preguiça mental está instalada nas pessoas pela forma em que a EDUCAÇÃO vem sendo transmitida aos estudantes e as necessidades atuais da sociedade humana com correria e tempos mais curtos e parecendo que nada do que a formação acadêmica favorece ao aprendizando seja um dia útil à sua vida cotidiana e ao seu futuro profissional e vivencial.
    Que você tenha exito neste empreendimento e naturalmente levando a boa leitura às crianças, jovens e por que não aos adultos.

    Grato,
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, obrigado pelo comentário e pelo apoio. Desculpe-me pela demora em responder, mas as obrigações são muitas.
      Quanto ao apoio à cultura, à leitura, saiba que esta é a função de quem quer ver o seu país melhor. Todas as grandes potencias do mundo tem como base a educação. Aqui precisa ser assim.
      Vou fazer a minha parte. Quando todos fizermos as nossas, finalmente estaremos vivendo um mundo ideal.
      Abraços.
      Franz.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr