Pular para o conteúdo principal

Cinemateca exibe mostra de filmes de estrada (On the road)

São Paulo – "Botei a cabeça para fora da janela e aspirei profundamente o ar perfumado. Foi o mais sublime de todos os momentos". O trecho do livro On the Road, do escritor norte-americano Jack Kerouac, revela um pouco do perfil das narrativas de road movies, ou filmes de estrada. A Mostra On the Road foi motivada pelo lançamento do filme Na Estrada, do cineasta brasileiro Walter Salles, que adaptou para o cinema a obra americana. Até 24 de junho, a Cinemateca Brasileira exibe uma seleção de filmes sobre a temática.
“Esse livro foi lançado em 1957 e influenciou várias gerações. Músicos, como Bob Dylan, se referem a esse livro como uma obra que inspira certo comportamento, um modo de encarar a vida”, explicou  Rafael Carvalho, programador da Cinemateca. A temática chegou ao cinema com o filme Sem Destino, de Dennis Hooper, em 1969. “O filme pega todo esse imaginário, que está diluído no romance, para criar essa mitologia do road movie. Personagens que transitam durante o filme inteiro e, à medida que viajam, vão lidando com diversas experiências”, disse Carvalho.
Embora o road movie esteja mais associado à cultura americana e ao universo da contracultura dos anos 1960, a Cinemateca selecionou filmes do gênero em pelo menos mais quatro nacionalidades - francesa, italiana, portuguesa e argentina, incluindo produções brasileiras recentes. Entre os cineastas estrangeiros, foram selecionadas obras de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch, Jean-Luc Godard, Manoel de Oliveira, Jim Jarmusch e Pablo Trapero.
Sobre as obras brasileiras, Carvalho avalia que é precipitado apontar o gênero como uma constante na produção nacional. “Para isso, seria necessário uma pesquisa mais profunda”, diz. A mostra, no entanto, reuniu pelo menos dez longas brasileiros. “O importante é que vimos a possibilidade de amarrar vários filmes dentro dessa estrutura narrativa. Cada filme trabalha essa estrutura de forma diferente, dentro da visão do cineasta”, destaca.
A seleção de longas nacionais reúne os filmes Diários de Motocicleta, de Walter Salles; Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes;  Árido Movie, de Lírio Ferreira; Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti; A Última Estrada da Praia, de Fabiano de Souza; A Fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande; e Além da Estrada, de Charly Braun.
Serão exibidos ainda os clássicos Iracema – Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; e Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues. De acordo com Carvalho, um dos destaques da mostra é o raro O Mentiroso, paródia ao gênero dirigida por Werner Schünemann no fim dos anos 1980.
A Cinemateca Brasileira está localizada no Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Mariana, em São Paulo. Os ingressos custam R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). A programação completa da Mostra On the Road está disponível no endereço eletrônico www.cinemateca.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr