Pular para o conteúdo principal

Review do filme "Tron, o legado".

Por Franz Lima
Tron - O legado (2010) é a continuação de Tron - Uma odisséia eletrônica (1982). Esta continuidade foi feita pelos estúdios Disney e recebeu ótimas críticas por parte do público e uma acolhida não tão calorosa por parte da crítica.
A trama em si é um misto do primeiro filme - onde se pressupõe que o espectador saiba o que ocorreu - e do novo, pois ele inicia com a inclusão de Kevin Flynn no universo digital, fato que gerou o abandono de seu filho e o isolamento de Flynn por trinta anos no mundo paralelo em que se desenvolve boa parte da história.
Sem o pai, Sam Flynn cresce à sombra do sucesso do pai, sendo cotado inclusive para ser o sucessor de Kevin na Encom, a empresa que virou sucesso graças ao pai de Sam.
Não há muita profundidade nos personagens de Tron. Por mais que o roteiro se passe no mundo virtual, Sam e Flynn deveriam ter sido abordados - na minha opinião - de forma mais profunda, evidenciando os estragos, os prejuízos que o crescimento sem pai trouxeram a Sam, além do isolamento forçado a que Flynn, o pai, se sujeitou (não há como um pai não enlouquecer - figurativamente - ao rever um filho após tanto tempo). Mas também seria muita ingenuidade da minha parte aguardar por algo do gênero em uma produção que busca o lucro por meio da ação e da tecnologia presentes no filme.


Os acertos...

A escolha de Jeff Bridges para continuar o papel que foi seu no primeiro Tron, foi muito acertada. Ainda que muito mais velho, Jeff mantém o ímpeto do primeiro e a alegria do velho homem que recebe uma justa homenagem ao ser mantido em uma produção deste porte. Interpretando Kevin e CLU ao mesmo tempo, o ator mostrou que o seu já elogiado talento é realmente notável.
As homenagens ao primeiro filme, a citação ao sucesso - através dos pôsteres, cartazes e brinquedos, além do game - também mostrou-se muito inteligente. 
Um outro ponto positivo está na participação do elenco mais jovem,  representado por Olivia Wilde (Quorra) e Garrett Hedlund (Sam), cujos papéis são fundamentais na trama.
A participação do grupo Daft Punk ficou fantástica, inclusive mostrando-os como indivíduos que não dão a miníma para o que ocorre ao seu redor. Eles querem é produzir música, nada mais.
A ambientação do filme está muito fiel ao original, guardadas as devidas proporções, e há uma melhor explicação para o que ocorreu a Kevin, incluindo o destino de Tron e a mudança comportamental de CLU.

Os erros...

Não é questão de classificar como erros. O que seria certo dizer era "o que incomodou". Bem, eis os pontos mais fracos do filme:
A falta de aprofundamento que citei mais acima não é fruto da atuação de Jeff, Garrett ou Olivia mas de uma direção e roteiro que não privilegiaram esta abordagem mais íntima e psicológica em detrimento da ação e dos efeitos especiais.
Apesar do apuro nos efeitos especiais (em geral magníficos), as cenas em que Kevin aparece jovem ou CLU é mostrado - em algumas ocasiões - não correspondem às expectativas, pois é perceptível o rosto digitalizado. Reitero que são poucas vezes e, felizmente, não comprometem o andamento do filme.

Para maiores informações sobre as técnicas e a tecnologia empregadas na construção das faces digitais, leia os artigos abaixo:


Notas finais...

O filme cumpre com o que se propõe: entretenimento, diversão e ficção científica. Ainda que não seja uma obra-prima do cinema, Tron - o Legado, surpreende positivamente com cenas muito bem preparadas, um elenco coeso e um roteiro que incorpora homenagem e ação em um mesmo bloco. Pena não termos visto algo mais voltado à reflexão, pois este é o potencial de um filme como Tron: questionar o uso da tecnologia e do nosso envolvimento com ela. A parábola do homem preso à tecnologia não foi aplicada ao filme à toa, acreditem...

Pôster de 2010

Pôster de 1982

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr