Pular para o conteúdo principal

Dica cultural: Animaldiçoados 2014 — Festival Internacional de Animação de Horror


Fonte: O Globo. Comentários: Franz Lima.

A quinta edição da mostra exibe 53 animações brasileiras e estrangeiras, entre os dias 29 de agosto de 7 de setembro, no Centro Cultural Justiça Federal. Trinta e três filmes fazem parte da Competição Internacional de Curtas, sendo 11 do Brasil. 

As animações passam pelo crivo do júri técnico e também pela votação popular: o criador do melhor filme recebe o apoio do Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAv - MinC) para desenvolver um novo projeto de animação.

— Com o incentivo da premiação, que acontece desde a primeira edição, em 2011, sentimos que houve um aumento do profissionalismo das produções que participam da competitiva. O resultado é que tivemos um aumento de 50% no número de inscrições de curtas nacionais no festival — comemora Alexander Mello, curador e idealizador do evento.

Alemanha, Austrália, Canadá, Escócia, Estados Unidos, Finlândia, França, Letônia, Portugal, Reino Unido, Suíça e Tailândia também contam com representantes no evento, além da participação de duas coproduções brasileiras com a Argentina e com a França. 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

PROGRAMAÇÃO
04 de setembro16h10m: Curtas 4
18h10m: Curtas 3
20h10m: Especial Óbito

05 de setembro
16h10m: Especial Necropsia + Curtas 1
18h10m: Curtas 2 + Especial Tanatologia
20h10m: Especial Curta Cirúrgico

06 de setembro15h: Curtas 3
16h10m: Especial Óbito
18h10m: Curtas 4

07 de setembro16h10m: Especial Óbito
18h10m: Especial Curta Cirúrgico
20h10m: Premiação

Competição de Curtas 1: “Dream catchers”, de Gabriel Freire (Brasil, 2014); “Unhudo”, de André Brito (Brasil, 2014); “Royal coffee”, de Suzani Figueira (EUA, 2013), e outros.

Competição de Curtas 2: “The master’s voice: Caveirão”, de Guilherme Marcondes (Brasil/França/EUA, 2013); “As monstruosas aventuras alcoólicas do Dr. Jackson”, de Klewerton Bortoli (Brasil, 2013); “Pupa”, de John JH Lee (Canadá, 2014), e outros.

Competição de Curtas 3: “Padre”, de Santiago Grasso (Argentina/França, 2013); “Delivery of doom”, de Stuart Palmer (Reino Unido, 2014); “Timber”, de Nils Hedinger (Suíça, 2014), e outros.

Competição de Curtas 4: “The obvious child”, de Stephen Irwin (Reino Unido, 2013); “Priorities”, de Gints Zilbalodis (Letônia, 2014); “Billy”, de Nattapong Promjart e Samat Khovitoonkij (Tailândia, 2013), e outros.

Especial Necropsia: “Canis”, de Marc Riba e Anna Solanas (Espanha, 2013); “Violeta, la pescadora del Mar Negre”, de Marc Riba e Anna Solanas (Espanha, 2006); e “Les bessones del carrer de Ponent”, de Marc Riba e Anna Solanas (Espanha, 2010).

Especial Tanatologia: “Looking glass”, de Erik Rosenlund (Suécia, 2007); “The dark side of the morning”, de Erik Rosenlund (Suécia, 2002); e “Out of erasers”, de Erik Rosenlund (Suécia, 2012).

Especial Curta Cirúrgico: “Maska”, de Quay Brothers (Polônia, 2010); “Malady clinic”, de Haleigh Toney (Canadá, 2012); “A lost and found box of human sensation”, de Martin Wallner e Stefan Leuchtenberg (Alemanha, 2010), e outros.

Especial Óbito: “The hungry corpse”, de Gergely Wootsch (Reino Unido, 2012); “Overcast”, de Velislav Kazakov (Canadá, 2011); “Sinister sisters slaughterhouse”, de Michaela Mandel (Áustria/Suécia, 2010), e outros.  

Franz diz: como apreciador do gênero, só tenho uma coisa a dizer: NÃO PERCAM! 
A mostra segue os moldes do Animamundi, porém com uma temática mais soturna. Grandes obras da animação estarão disponíveis ao público por preços ótimos (10 reais inteira e 5 reais meia-entrada). É hora de conhecer um ramo diferente de animação. É hora de aprender que o medo pode divertir... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr