Pular para o conteúdo principal

Esquadrão Suicida: análise do filme e das polêmicas geradas.


Por: Franz Lima. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo.

Esquadrão Suicida se passa pouco após a morte do Superman em “Batman v Superman”. Amanda Waller recruta meta-humanos para compor um grupo literalmente suicida de agentes. Seus dons são os mais variados, indo desde a psicose (Arlequina) até o poder sobrenatural (Magia). Mas todos são extremamente letais.


Waller é a mais fria de todos os vilões. Ela planejou cada detalhe para tê-los sobre seu comando, ainda que seja uma empreitada perigosa, imprevisível. Lidar com assassinos é algo potencialmente fatal, mesmo que você seja um dos assassinos.

“Sabe qual é o problema dos meta-humanos? A parte humana.” (Amanda Waller)


As cenas do passado de cada vilão ficaram bem interessantes e evitaram uma abordagem mais longa deles. Uma dessas cenas mostra o romance entre a Arlequina e o Coringa, com destaque em uma cena idealizada por Alex Ross. Vejam abaixo e comparem:


Os integrantes do que seria uma Legião do Mal são manipulados por Amanda que tem, teoricamente, tudo sobre controle. A  capacidade de manipulação dela é surpreendente, revelando uma parcela do mal que ela pode proporcionar. A reunião de vilões meta-humanos, segundo a própria Amanda Waller, é uma corrida do ouro. Seres superpoderosos estão sendo reunidos em outros lugares – uma referência à Liga da Justiça?
Uma pequena reviravolta ocorre por conta do amor. Sim, o bom e velho amor que já moveu nações e promoveu mortes atua novamente. Dessa vez, o Coringa entra em cena. Além de alucinado e mortal, ele sabe o poder que o dinheiro tem. E é com esse poder que ele irá arrumar os subsídios para buscar sua amada.
O roteiro acelera para apresentar um vilão inesperado e a agregação de uma vilã já prevista. As cenas passam de forma apressada e dão pouco tempo ao espectador para compreender o que está ocorrendo. Apesar disso, é possível perceber que um mal ancestral está entre os humanos.
A retomada da ação mostra a equipe sendo preparada para o combate. Midway City (?) foi atacada por uma entidade com poderes incalculáveis, um ser tão antigo quanto a História. O tempo do recrutamento acabou. É hora de matar para sobreviver.

P.S.: enquanto isso, o Coringa continua articulando a retomada da mulher que, de certa forma, ama.

Aos muitos trancos e barrancos, o Esquadrão chega a Midway City. Mortos por toda parte, incêndios e criaturas dispostas a destruí-los. Nessa ocasião que as habilidades reais de alguns deles são mostradas. Um dos pontos fortes está no humor da Arlequina e do Capitão Bumerangue.

A função da equipe, inclusive o pessoal de apoio, é resgatar uma pessoa importante em Midway. Não importa o número de baixas, desde que essa pessoa seja resgatada. Óbvio que isso provoca no espectador a mesma sensação ruim de O Soldado Ryan, guardadas as devidas proporções, óbvio.

Mais do que um simples filme de heróis (???), Esquadrão Suicida serve para refletirmos sobre o lado humano de pessoas mergulhadas na escuridão. Por mais “fodão” que alguém queira se mostrar, sempre haverá algo que o emociona, algo que ele ama e o mantém, bem ou mal, incluído na categoria ‘ser humano’. É justamente nesse ponto que o diretor e roteirista David Ayer encontrou um ponto de apoio para dar consistência à trama. 

O que decepcionou alguns fãs?

As expectativas foram enormes em parte pelo tom humorado, o uso de vilões como protagonistas, a presença de Will Smith, mas, sobretudo, por causa dos trailers memoráveis. Quer um exemplo?


Eu gostei demais do filme. Há humor, Will encaixou muito bem no papel de Deadshot, o Coringa teve uma presença rápida (não é um filme do Batman, lembram-se?), porém sempre alucinada, além das caracterizações ótimas dos personagens e, inclusive, a busca de um aprofundamento psicológico das motivações e nuances das personalidades deles. 
Eu recomendo Esquadrão Suicida como um bom filme baseado nos quadrinhos. É um começo decente e louvável para algo que muitos de nós jamais veríamos se não fosse a coragem da DC de montar uma história assim. Tal como ocorreu com o primeiro Thor, da Marvel, Esquadrão teve suas lacunas, talvez motivadas pelo pouco tempo do filme. Uma versão estendida será muito bem recebida pelos fãs.


A trilha sonora é impecável e a simples presença de Zack Snyder como produtor executivo já era uma garantia de material, no mínimo, condizente. 
Um outro detalhe que não pode passar: vocês vão odiar a Amanda Waller interpretada por Viola Davis.
Enfim, após mais de duas horas de filme, posso afirmar que há futuro na franquia. Todos os atores se esforçaram para incorporar os traumas e a maldade por trás de cada vilão. O mesmo ocorreu com o elenco que interpretou os chamados "normais". 
E se você queria mais do Coringa, algo cobrado demais pelos fãs extremistas, pode ficar tranquilo. É certo que teremos outro Esquadrão Suicida, assim como em breve teremos o filme solo do Batman. E é claro que o senhor C. estará lá.
Críticas ao filme? Sim, sempre haverá. Eu, contudo, prefiro apontar o lado promissor e coerente de uma empreitada corajosa. Que as portas do Arkham sejam abertas!
Cena excluída na versão para o cinema
P.S.: muitas cenas dos trailers não foram incluídas no filme. Os motivos? Um deles é justamente o fator 'perda de impacto' com tanta coisa revelada neles. Um exemplo? Capitão América - Guerra Civil, cujos trailers quase entregaram todos os melhores momentos. Tenham paciência e aguardem a versão completa em Blu-ray, não irão se arrepender.


Comentários

  1. Eu não posso esperar para ver as cenas extras, porque essas realmente me atraíram nos trailers. Este filme ultrapassou minhas expectativas, David Ayer adaptou a história de uma maneira impressionante. Além disso, também os personagens coringa e arlequina foram bem atuados por Jared Letto e Margot Robbie. O filme foi uma surpresa pra mim, já que apesar das críticas negativas acho que foi uma historia de super-herói muito criativa que usou elementos clássicos dos quadrinhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr