Pular para o conteúdo principal

Humor e consciência: a importância do respeito pelos semáfaros de trânsito.


Por: Franz Lima.
A ilustração acima pode aparentemente estar ligada à brincadeira, ao humor. Entretanto, não há nada de mais sério que o trânsito brasileiro, responsável por um número gigantesco de mortes. Os índices não poupam sequer as áreas rurais. Some-se a isso o fato de que, quando não há fatalidades, restam os espólios dos acidentes: invalidez, mutilações, famílias destroçadas. 
Pensando em tudo o que foi dito acima, resolvi lançar esse post no Apogeu. Alertar nunca é demais, principalmente quando o desrespeito pelas leis de trânsito geram tantos óbitos e perdas.
Valendo-se de um simples código de cores, o semáfaro (ou sinal, em algumas cidades) serve como agente controlador do fluxo de veículos e pedestres. Mas a pressa, as bebidas, o estresse e outros fatores acabam por provocar uma "amnésia" nos motoristas e pedestres.
A ironia da ilustração no começo do post está muito bem aplicada. Em uma situação normal, o vermelho significa 'pare', o amarelo indica 'atenção' e o verde sinaliza 'siga'. Só que não é bem assim...
Para os motoristas, apenas duas cores estão no semáforo: o verde e o vermelho. Quantos acidentes não foram provocados pela teimosia em se achar que dá pra passar no 'amarelo'?
Já o ciclista e o motociclista - mesmo não sendo regra - creem que é possível ser mais veloz e ágil que os demais veículos, fato que também provoca muitos contratempos e acidentes.
O pedestre é uma vítima que, entretanto, também tem uma parcela de culpa nos graves desastres. Apesar de estar sempre ligado ao trânsito - já que é o elemento mais frágil dessa complexa rede - ele se deixa levar pela pressa, ansiedade e raiva. Incontestável o número de feridos e mortos nesse caótico e intrincado labirinto que chamamos de trânsito. 
Finalizando, restam os cães (e demais animais) que sofrem atropelamentos - acidentais ou não - e ficam jogados em acostamentos, aguardando a morte chegar. Acrescente às estatísticas os animais atropelados que morrem e provocam a perda de vida dos passageiros do automóvel.
De todos os problemas e situações que citei, creio que é possível perceber que há um elemento em comum a todos: o ser humano. Os meios de transporte e as leis de trânsito, aliados à engenharia de trânsito, são melhorias, formas de minimizar distâncias e encurtar o tempo para que pais, mães, filhos retornem aos seus lares. É inaceitável que a total ausência de compaixão pelo próximo, a falta de respeito pela vida e outros problemas ou falhas de caráter sejam justificativas para tantas mortes e sequelas. Chega de desrespeito às leis, aos semáforos e à vida. Todos temos o direito de ir e vir em segurança. Todos temos o direito à vida...
Não desprezem as três cores que - dentro de sua simplicidade - são as responsáveis pela manutenção da vida ou a sentença de morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.