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Enciclopédia brasileira vai mostrar origem dos 'memes' da internet

Fonte: G1

'Memepedia' explica criação de frases como 'fica, vai ter bolo'.
Brincadeiras fazem parte de movimento cultural nas redes sociais.

É quase impossível passear pelas redes sociais da internet sem se deparar, pelo menos uma vez, com a frase "fica, vai ter bolo". Mas você sabe como surgiu esta brincadeira? Quem a colocou no vocabulário dos internautas brasileiros? Como é que "comofas" e "fikadika" se transformaram em termos corriqueiros? E por que é que a frase "é estranho sentir saudade de algo o qual mal vivi ou evitava viver" entrou para a obra da escritora Clarice Lispector?
Bia Granja, do YouPix, curadora da 'Memepedia'
(Foto: Arquivo Pessoal)
A internet deve ganhar, em breve, uma enciclopédia virtual que vai catalogar e mostrar a origem das expressões, piadas, frases e termos difundidos pelos brasileiros na rede. Batizado de "Memepedia", o site já tem parte do conteúdo no ar, por enquanto em uma sessão no portal YouPix, mas deve ganhar casa própria nos próximos meses. "O domínio já está comprado", conta Bia Granja, 30 anos, editora do YouPix.
"Meme" é o termo utilizado para identificar este tipo de fenômeno da comunicação, em uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais.
Segundo Dawkins, algumas informações são transmitidas da mesma forma que os genes, replicando-se automaticamente e tornando-se parte da cultura universal. Mais: com a internet, estas unidades de informação não apenas são retransmitidas, mas ganham novas leituras, misturam-se entre si e servem como base para o surgimento de novas brincadeiras, legendas.
"Ninguém no Brasil se preocupava em organizar os memes que surgem por aqui, e mostrar como eles surgiam", afirma Bia, uma das responsáveis pela curadoria do conteúdo publicado na "Memepedia". O objetivo do site, explica, é registrar a história cultural da internet brasileira.
Bia se classifica como "conteudista", especialista em coletar a cultura da internet. É um trabalho semelhante ao dos curadores de arte, mas com características adaptadas para a velocidade das mudanças da rede. "As universidades são burocráticas demais para acompanhar o que está acontecendo no Orkut e no Twitter", diz. E o que está acontecendo, ela acredita, é indício de um novo movimento cultural. "Mais do que um movimento, é uma cauda longa de milhares de movimentos."
 
'Remix'A constatação de Bia tem apoio de acadêmicos importantes, como o professor e ativista político Lawrence Lessig, pai da licença Creative Commons, que facilita as regras de transmissão e reprodução do conteúdo digital. Ele defende que a internet colocou a humanidade na era do "remix". Tão importante quanto criar, afirma Lessig, é alterar, misturar e contextualizar a criação artística e cultural.

No Brasil, este "remix" começou seguindo a cultura dos memes americanos. "Keyboard cat",  "rickroll" e "David after dentist" ainda influenciam as redes sociais, assim como a estética de fotos com texto sobreposto, herdada de fórums como 4chan e Something Awful e blogs como "I Can Has Cheezburger" e "Failblog". Mas o designer Fransuel Nascimento, 22 anos, acredita que no momento é a produção nacional que emplaca mais nas redes sociais.
"Eu acompanhava mais os estrangeiros, hoje em dia nem tanto", afirma Fransuel, idealizador e editor da "Memepedia". Depois que o 'zé adsense' começou a querer 'emplacar memes', perdeu um pouco da graça."
Fransuel, define Bia, é um "entusiasta" dos memes. Em seu blog, começou a contar a origem dos virais, que se propagavam sem boa parte de seus disseminadores saber de onde vinham. "Eu conheço bastante gente que acompanhou [o surgimento] dos mais antigos, então sei de bastante coisa".
Fora do contextoPara ele, há uma diferença clara entre a "piada interna" e o "meme": a participação de terceiros. "O meme nasce a partir de um contexto e se espalha fora do contexto. É diferente da piada interna, que só tem graça para um grupo fechado".

Com o poder de mobilizar pessoas de fora do círculo original da brincadeira, os memes da rede podem até transcender os limites da internet. A publicidade, por exemplo, já buscou conteúdo nas modinhas das redes sociais.
É o caso dos americanos Kevin Antoine Dodson e Paul Vasquez, personagens dos vídeos "Bed Intruder" e "Double Rainbow", respectivamente. Após o sucesso na rede em 2010, os dois já participaram de diversas propagandas. Vasquez recentemente foi contratado pela Microsoft para promover o serviço Windows Live, e deve participar de um evento da YouPix no Brasil ainda em Abril.
Enquanto o mundo "desplugado" começa a entender a cultura digital, Bia analisa o que acontecerá com os memes em breve: "um dia, a cultura de internet vai ser menos de internet e mais de cultura".
Curtam mais alguns Memes e suas origens:



 

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