Pular para o conteúdo principal

Três novos lançamentos literários marcam a semana da Companhia das Letras

As sombras de Longbourn, de Jo Baker (Tradução de Donaldson M. Garschagen)
Antes de amanhecer em Longbourn,  uma extensa propriedade cravada nas colinas de Hertfordshire, uma criada de mãos rachadas se pergunta como seria se as senhoras da casa lavassem suas próprias anáguas. Teriam mais cuidado ao passear pela lama, erguendo a barra das saias? Sarah está com a família Bennet desde que seus pais morreram, e embora sua posição não permita sonhar com mais do que as dezoito horas diáris de trabalho, ela alimenta um desejo profundo de conhecer o mundo. A chegada de um novo empregado irá despertar as antigas ambições da jovem, dando início a uma pertubadora onda de questionamentos. Sem que os ocupantes do andar de cima se deem conta, a presença do novo lacaio movimenta lembranças distantes e pode colocar em xeque a rigidez do muro que separa serviçais e patrões. Inspirado em Orgulho e preconceito, este romance  se apropria dos personagens e cenários criados pela autora inglesa para recontar a história da família Bennet do ponto de vista dos empregados, que se mostrarão tão capazes de romance, aventura e intrigas quanto os protagonistas do maior clássico de Jane Austen.

A paixão medida, de Carlos Drummond de Andrade
A paixão medida apresenta um Drummond tardio, às vésperas de completar oitenta anos, mas ainda com vigor suficiente para escrever poemas fundamentais sobre os afetos e a existência. Experimentando as mais diversas formas poéticas, o autor faz desde o poema de teor filosofante à clássica lírica amorosa. No meio disso tudo, um Drummond que observa o século e oferece – com inteligência penetrante – uma leitura contundente e sempre cativante de tudo o que compõe nosso universo, das palavras à memória, da paixão humana à História.

Portfolio-Penguin

Bilhões e lágrimas, de Consuelo Dieguez
Em Bilhões e lágrimas, Consuelo Dieguez reúne pela primeira vez seus perfis econômicos publicados na revista piauí desde 2006. Uma das mais competentes jornalistas da atualidade desvenda os persoangens mais importantes da economia e dos negócios no país. Consuelo Dieguez observa cada detalhe, cada gesto, cada frase dita ao acaso para mostrar ao leitor como se faz jornalismo de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...