Pular para o conteúdo principal

A Profecia (The Omen, 1976): quais atores morreram e quais estão vivos.


O filme A Profecia (The Omen, 1976) é um dos mais assustadores de todos os tempos. Sem se valer de Jump Scares ou de artifícios que mais provocam incômodo do que medo, o longa-metragem é um sucesso estrondoso que está imortalizado na Sétima Arte.

A obra é baseada em relatos bíblicos (sobretudo o Apocalipse) nos quais o anticristo tem seu surgimento descrito. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, esse abominável ser não é retratado no filme como um homem mal e visivelmente perigoso. Ao contrário, Damien Thorn (Harvey Spencer Stephens) é um menino de apenas cinco anos. 

Contudo, mesmo sob a aparência frágil e dócil, Damien rege pessoas e elementos. Sua vinda era esperada por vários adoradores do Diabo e eles farão de tudo para protegê-lo. Damien Thorn é a cria do demônio e foi trocado com o bebê da família Thorn ainda na maternidade, sendo este morto pelos seguidores do anticristo. 

Com cenas fortíssimas, um suspense capaz de provocar tensão, trilha sonora simplesmente inesquecível e aterradora, além de atuações e efeitos ótimos (apesar das limitações técnicas da época), a obra está entre as 10 melhores da história dos filmes de terror em todos os tempos.

Elenco.

Claro que o elenco é um dos maiores destaques dessa atemporal obra do cinema. Contudo, por se tratar de uma obra que já conta com quase 48 anos, infelizmente muitos desse elenco já faleceram.

Assim, vamos mostrar quais do elenco já faleceram e quais estão ainda vivos. Entretanto, é preciso reafirmar que, independentemente dos estragos provocados pelo tempo, A Profecia sempre será um filme inesquecível.

A foto acima traz, da esquerda para a direita, os astros Lee Remick (Katherine Thorn), Harvey Spencer Stephens (Damien Thorn) e Gregory Peck (Robert Thorn).

Lee Remick faleceu em 2 de julho de 1991, aos 55 anos, vítima de um câncer no rim e fígado. Harvey Spencer encontra-se vivo e atualmente com 53 anos de idade. Gregory Peck morreu aos 87 anos, no dia 12 de junho de 2003, por causas naturais.

David Warner, falecido em 24 de julho de 2022, aos oitenta anos de idade, interpretou o fotógrafo Keith Jennings, cujo trágico destino ficou guardado nas mentes de incontáveis pessoas que assistiram ao longa na época. David Warner nos deixou por complicações oriundas do câncer. 


Billie Whitelaw também se destacou em A Profecia por seu papel como a senhora Baylock. Ela é outra cujo destino ficou marcado de forma indelével na mente dos fãs da obra. Billie faleceu em 21 de dezembro de 2014, aos 82 anos, em decorrência do Alzheimer. A atriz foi a musa das obras de Samuel Beckett, dramaturgo irlandês.  

O produtor de A Profecia, Harvey Bernhard (que também esteve envolvido com as sequências da franquia), trabalhou com o diretor Richard Donner em alguns de seus outros filmes, com destaque para os clássicos Os Goonies, O Feitiço de Áquila e Os Garotos Perdidos (este dirigido por Joel Schumacher). Bernhard faleceu em 16 de janeiro de 2014. 

A atriz Holly Palance, cujo papel no filme foi o da babá do pequeno Damien Thorn, encontra-se atualmente com 73 anos de idade. Ela não mais atua em filmes, porém se destacou na carreira jornalística. Holly nasceu no dia 5 de agosto de 1950. A cena acima mostra a atriz ao lado do ator-mirim Harvey Spencer Stephens.

Patrick Troughton foi destaque no longa-metragem ao interpretar o padre Brennan, cujo destino na obra foi absolutamente trágico. Patrick faleceu aos 67 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. O ator ganhou fama por ser o icônico Doctor Who nos anos de 1966 a 1969, em 119 episódios, mas sua carreira é simplesmente magnífica. 

Tommy Duggan teve uma rápida aparição em A Profecia, já no fim do filme. Mas sua carreira conta com filmes do porte de Superman II, Tarzan - o magnífico, O Castelo de Frankenstein, A Profecia III, entre outros. O ator faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 89 anos de idade.
A atriz inglesa Freda Dowie (na foto acima ao lado de Gregory Peck e David Warner) fez o papel de uma freira no longa-metragem. Ao longo de seus 48 anos de atuação, marcou presença em dezenas de séries televisivas, mas encerrou sua atividade no ano de 2007. Ela nos deixou aos 91 anos, no dia 10 de agosto de 2019.

John Stride é outro ator que teve uma carreira marcante. Suas atuações em filmes como Afundem o Bismarck (1960), Juggernaut: Inferno em Alto-Mar, Uma Ponte Longe Demais (1977) são alguns exemplos do talento que possuía. Ele atuou em The Omen no papel do psiquiatra, em uma breve aparição. O ator partiu aos 81 anos, no dia 20 de abril de 2018, em decorrência da idade avançada.
Martin Benson é mais um do elenco que infelizmente faleceu. O ator morreu no dia 28 de fevereiro de 2010. Sua carreira conta com sucessos como: Jesus de Nazaré (1977), 007 contra Goldfinger (1964), Cleópatra (1963), entre outros. Martin deu vida ao padre Spiletto, um dos responsáveis pela chegada do anticristo.

O ator Robert Rietty atuou em filmes como a franquia 007, Afundem o Bismarck (1960) e Hannibal (2001), mas é extremamente lembrado por sua participação como Monk. A partida do ator (cuja carreira engloba dezenas de filmes) ocorreu no dia 3 de abril de 2015. Na cena acima, o ator estava ao lado de David Warner.

Freda Dowie foi uma atriz nascida no Reino Unido que interpretou uma freira em A Profecia. Ela atuou também em várias séries. Freda faleceu no dia 10 de agosto de 2019, aos 91 anos de idade. 


Anthony Nicholls foi um ator cuja vasta filmografia e papéis marcantes o tornaram uma referência na Sétima Arte. Ele interpretou o doutor Becker na obra de terror, mas também esteve em produções como A Batalha da Grã-Bretanha (1969), séries para a TV variadas e atuou em muitas peças teatrais. Sua carreira cinematográfica data desde 1946. O ator partiu aos 74 anos, exatamente no dia 22 de fevereiro de 1977.

Estes são os principais atores e atrizes que atuaram na obra A Profecia, porém há outros que estiveram presentes em papéis rápidos ou como figurantes. Para evitar que a matéria ficasse extremamente extensa, limitei a abordar apenas os que mais se destacaram no longa-metragem. 

Curtiu a matéria? Caso positivo, deixe seu comentário e diga-me quais outros filmes que vocês gostariam de descobrir curiosidades e bastidores. Obrigado por me acompanhar por aqui. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...