Pular para o conteúdo principal

Conto - "Rumo"

As luzes ofuscam minha visão, enquanto dirijo até meu lar. Sinto as pálpebras pesando, mas estou feliz. Feliz por ter acabado tudo, feliz por não ter começado com isso.
Sinto os olhos lacrimejarem, efeito do sono por não ter dormido há dois dias. Mas quem precisa dormir?

Sacudo a cabeça para espantar o torpor da sonolência. As placas à minha frente estão embaçadas. Com o antebraço, esfrego os olhos e continuo a dirigir.
Logo, muito logo, estarei em meu destino…
Mais dois minutos dirigindo e estou em uma grande avenida. Mesmo a esta hora (quase três da manhã), o fluxo de carros é grande. Afinal, esta é a “grande” São Paulo, não?
Acelero, motivado pelo desejo de chegar rápido. O velocímetro indica algo em torno de 120 quilômetros por hora. Boa velocidade, penso.
Uma pequena coisa me chama a atenção. Hoje, quase todos os carros estão com películas escuras nos vidros. Muitos dizem que é por proteção, porém a realidade é que elas servem mais para isolar nossa intimidade de outros ao redor. Hoje, vivemos como em uma ilha. Vivemos isolados no carro, no trabalho, no shopping, em casa e em centenas de outros lugares e situações. Isolacionismo é a palavra de ordem. Isolar e sobreviver são as metas atuais.
Sinto um certo desprezo por isto e uma melancolia forte se abate sobre mim. Quantas pessoas morrem em função de tanto isolamento? Quantas pessoas continuam estranhas entre si por causa desta política, deste modo de vida tão mesquinho? Acho que não gosto de compartilhar destas opiniões, mesmo sabendo ter tais atitudes, vez por outra.
Interrompo meus pensamentos por um clarão vindo do farol de um caminhão. Minha visão, já nublada, quase se torna nula. Mais uma lágrima escorre pelo meu rosto.
E logo, muito logo, estarei em meu destino…
Olho para o banco de trás e vejo as pessoas mais importantes da minha vida. Lá estão minha mulher, meu filho e minha filha. Todos lindos. Todos silenciosos.
Claro, o que poderia esperar além do silêncio deles? Hoje não foi um bom dia. Hoje não conversamos direito. Hoje, definitivamente, vivi um dia ruim, muito ruim.
Briguei com Cláudia, minha mulher. Desprezei Jonas, meu filho, que só queria brincar, nada mais. E, por fim, magoei Clarice, minha pequena e linda bonequinha, apenas por estar ocupado demais para lhe dar atenção. No fim, todos queriam apenas atenção e, agora, eu vou lhes dar toda a atenção merecida.
Percebo, pelo retrovisor, que Cláudia está acordando. Também, com tantos solavancos, é impossível permanecer dormindo (cinco comprimidos de Diazepam 20 mg dissolvidos e espalhados na comida, deram conta do recado, certamente até agora). Não quero que ela veja. Não quero que ela se magoe mais.
Fico calmo quando percebo-a retomando o sono. – Graças a Deus, penso em voz alta.
E é aí que avisto meu destino… é aí que avisto nosso destino.
Acelero, saindo da avenida, e subo um grande viaduto. Olho novamente para o velocímetro e estou a mais de 140 quilômetros por hora. – Devem ser suficientes, concluo.
Abruptamente, guino o carro em direção a murada. O choque é muito violento e vejo meu filho passar entre os bancos do motorista e do carona, chocando o rosto contra o pára-brisa. Meu pescoço estala e sinto um torpor agonizante. O frio toma conta do meu corpo, enquanto o corpo de Jonas cai em meu colo, tomado pelo sangue e, paralelamente, o carro começa sua queda no abismo.
As coisas acontecem com muita rapidez. Percebo, instantaneamente, que o garoto está morto. No banco de trás, não consigo ver muita coisa, tamanha a confusão com os corpos de Cláudia e Clarice. Meus óculos sumiram e o mundo fica, brevemente, de cabeça para baixo, enquanto o carro gira no ar. Vejo o concreto da rua se aproximando… ouço gritos… sinto o gosto do sangue em meus lábios.
Enfim, divago, chegamos ao nosso destino. Rápido e definitivo. Definitivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr