Pular para o conteúdo principal

Ilana Casoy e os Serial Killers - Comentários sobre o livro e entrevista.

“ O homem é o único ser capaz de fazer mal a seu semelhante pelo simples prazer de fazê-lo.”
                                                                                                                       (Arthur Schopenhauer)

Ilana Casoy é pesquisadora e escritora na área de violência e criminalidade. Formada em Administração pela FGV e Especialista em Criminologia pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) também é membro do Núcleo de Antropologia do Direito da USP – NADIR.  Solicitada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo e de outros estados para ajudar na elaboração da análise criminal de casos em andamento. Em suas palestras, trata de assuntos relacionados à criminalidade e violência, com recurso de documentários de suas entrevistas com os assassinos. É autora de quatro livros publicados, sendo o último "A Prova é a Testemunha" – publicado pela Larousse, relato inédito do júri e que mostra como a perícia técnica científica conseguiu provar a participação do casal Anna Carolina Trotta Jatobá e Alexandre Alves Nardoni no assassinato da menina Isabella.
Sua primeira obra, “Serial killer – Louco ou Cruel?”, Ediouro – 9ª Edição – (Edição revista e ampliada/2008), inclui aspectos gerais e psicológicos dos mais famosos serial killers internacionais, passando pelo perfil criminal, investigação e abordando ainda dezesseis casos reais, dentre os mais notórios: Ed Gein, Andrei Chikatilo, Ted Bundy, Albert Fish, Aileen Wuornos (representada no cinema com maestria por Charlize Theron, no filme "Monster: desejo assassino") e o Zodíaco.

fonte: Ilana Casoy
Li o livro "Serial Killer: louco ou cruel" e tive uma grata surpresa. O assunto é interessante, principalmente nos dias atuais em que somos atingidos quase que ciclicamente por notícias de tragédias motivadas por assassinos em série ou assassinos de massa. A autora aborda com propriedade as ações de alguns dos mais famosos assassinos da história recente, sem apelar para o lado sentimental das vidas dos mesmos, como já fizeram alguns autores. Também não há o uso de imagens chocantes das vítimas, o que denota respeito pelas mesmas.
A autora é uma das referências no país quando o assunto são os assassinos em série. Tal posição não foi adquirida por favoritismo e, no livro, isso fica evidente. Os casos são mostrados com grande embasamento em pesquisas e fontes de confiança, além de apresentarem um linguajar acessível a todos.
As histórias descritas, todas veridicas, são chocantes e perturbadoras, mas são fundamentais para que o leitor possa entender um pouco mais desta intrincada e controversa  criatura: o ser humano.
Até que ponto pode ir uma pessoa? Quais os limites? Quais as motivações capazes de transformar um homem comum em um matador da própria espécie? As respostas a todas essas perguntas você irá encontrar nos casos relatados no livro, sem julgamentos.
Outro ponto importante abordado na obra é a averiguação de que, em alguns casos, o autor do crime o praticou com extrema cautela, frieza e lógica, mostrando maldade ao invés de insanidade. O livro foi prefaciado por Percival de Souza e dedicado às vítimas conhecidas e desconhecidas de assassinos loucos e cruéis.

Leia e descubra os motivos que transformaram Ilana em referência na área de pesquisa sobre as mentes e métodos destes assassinos.

Abaixo você pode assistir uma entrevista da autora cedida à Veja:


Quem é o serial killer brasileiro (1/3) por Veja


Como nasce um serial killer (2/3) por Veja


Não tenho medo de entrevistar serial killers (3/3) por Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr