Pular para o conteúdo principal

Resenha sobre Palestina - edição de luxo. Joe Sacco e sua visão sobre o conflito

Joe Sacco é um ícone no mundo dos quadrinhos. Joe Sacco é um ícone no mundo do jornalismo. Com base nas duas afirmativas anteriores, fica a pergunta para quem não o conhece: como ele conseguiu se destacar em duas frentes tão diferentes? Simples. Sacco é autor de uma nova vertente das HQ: o jornalismo com linguagem de quadrinhos.
Joe não é um desenhista com traços agradáveis de se ver, como Alex Ross, por exemplo. Seus desenhos são inconfundíveis, com traços próprios e expressões condizentes com a situação pela qual o personagem está vivendo. Mas não é esse seu ponto forte. As imagens chocam, indubitavelmente, porém é a história, a descrição da realidade que ele conheceu (nesse caso a Palestina) - nem sempre agradável - o maior destaque de seu trabalho. 
O jornalismo em quadrinhos, um documentário quadrinizado e, algumas vezes, cruel e cru é a principal ferramenta do autor para divulgar a real situação dos países e territórios por onde passou. 
Em seu trabalho inicial, Palestina, ele nos brinda com a visão do oprimido. Para os que ainda não estão a par - não é Spoiler - o atual estado de Israel deveria coexistir com um estado Palestino. Israel existe e prospera, mas a Palestina não se configurou como estado. Guerras entre as duas nações e ideologias são constantes e duram décadas. Milhares de mortos são o fruto da intolerância e do extremismo de ambas as partes. Contudo, a balança, a contagem de mortos, pende mais para os palestinos, principalmente em função do maior poderio bélico e econômico dos israelenses. 
Ideologias à parte, Palestina nos dá uma perspectiva diferente sobre os árabes palestinos. O típico "homem-bomba" que a mídia nos impõe é descartado (ainda que alguns extremistas façam uso deste artifício) e somos postos frente-a-frente com pessoas comuns, trabalhadores, homens e mulheres com sonhos, medos, fé e esperança como qualquer um que conhecemos. O trabalho de Joe Sacco não é uma ode aos palestinos, mas sim uma denúncia sobre como o erro de uns poucos - os terroristas - pode afetar a vida de muitos milhares. A situação palestina é bem similar à dos habitantes de favelas no Rio de Janeiro, também sujeitos aos desígnios dos traficantes (os "terroristas") e dos policiais (a força militar israelense), além das condições bem abaixo das ideais de vida.
Esta edição de luxo recebeu comentários do próprio Sacco, capa dura, novos textos, fotos, desenhos e prefácios de Edward Said e José Arbex Jr. Palestina recebeu o American Book Award.
Imperdível para os que já conhecem e também para os que desejam iniciar-se na obra de Joe.

Ficha Técnica:
Título: Palestina (Edição Especial)
Autor: Joe Sacco
Edição: 1ª
Tradução: Cris Siqueira
Editora: Conrad
Ano: 2011 - 328 páginas

Comentários

  1. Já me indicaram bastante a HQ, mas nunca me interessei. Acho que vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  2. Não irá se arrepender, brother. Abraços e obrigado por prestigiar o blog...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.