Pular para o conteúdo principal

Entrevista inédita com o escritor Eduardo Spohr

Esta é uma entrevista concedida por Eduardo Spohr ao "Apogeu do Abismo". Conheçam um pouco mais sobre o autor dos sucessos "A batalha do Apocalipse" e "Filhos do Éden". Saibam quem o influenciou e seus novos projetos.


Franz Lima - A mitologia dos anjos já foi abordada não só em livros, como também no cinema e quadrinhos. Algumas dessas obras lhe serviram como base ou referência? Quais?
Eduardo Spohr – Com certeza, especialmente a série "Anjos Rebeldes" e os quadrinhos da Vertigo.
Add caption
Franz Lima - Até que ponto seus amigos o auxiliaram na trajetória para o sucesso como autor? Algum deles também escreve?

Eduardo Spohr – Auxiliaram como leitores beta, as "cobaias" do experimento ;-)

Franz Lima - O sucesso já é uma realidade em sua vida como escritor. Apesar disso, você se sente abalado ao deparar com uma crítica negativa?

Eduardo Spohr - Não. Tento usá-las para melhorar.

Franz Lima - Suas vendas são fantásticas mas não refletem a realidade do mercado editorial nacional. A que atribui esse sucesso?

Eduardo Spohr – Sem dúvida aos nerds, que propagaram essa idéia e tornaram esse sonho possível.

Franz Lima – Também sou escritor e conheço as barreiras para publicar no Brasil. Você acredita na validade do lançamento de material inédito na internet? A rede não é uma porta para plagiadores?

Eduardo Spohr – Basta registrar os seus trabalhos, aí não tem problema.

Franz Lima – Você recebe muitos pedidos de leitura de textos e blogs? Como faz para respondê-los ou filtra-los? Há uma forma de dizer que o material que lhe foi apresentado é ruim?

Eduardo Spohr – Infelizmente o meu contrato com a editora me impede de avaliar obras de outros autores :-/

José Louzeiro
Franz Lima – Você já citou algumas de suas referências na literatura estrangeira (Tolkien e Stephen King, por exemplo). Quais são seus autores brasileiros preferidos? Há contato entre você e outros escritores já consagrados?

Eduardo Spohr – José Louzeiro é sem dúvida o meu grande mestre.

Franz Lima – Recentemente você constou como uma das 100 mais influentes pessoas de 2011. Esta influência se deve apenas aos livros ou o Eduardo Spohr do twitter, do Jovem Nerd e de outras mídias sociais também é tão importante quanto o Eduardo escritor?

Eduardo Spohr – Realmente não sei como eles fazem essa análise. Confesso que gostaria de saber.

Franz Lima – Creio que muitos já conhecem seu trabalho dentro do Nerdcast, o podcast do Jovem Nerd. Você ouve outros trabalhos similares? Quais são? Eles exercem influência naquilo que escreve.

Eduardo Spohr – Ouço sempre os podcast Papo na Estante e Papo Lendário. Recomendo.

Franz Lima – Não sei até que ponto irá escrever sobre anjos, porém, inevitavelmente, chegará a hora em que deverá mudar a temática. Já tem algo em vista?

Eduardo Spohr – Lançamos agora em novembro um outro livro, com uma temática diferente, o "Protocolo Bluehand: Alienígenas".

Franz Lima -"A batalha do Apocalipse" é um livro que, certamente, poderá render um roteiro muito bom para um filme? Há planejamentos sobre isso? Alguém já lhe propôs algo sobre isso?

Eduardo Spohr - Ainda não, mas quem sabe um dia...

Franz Lima - Em sua opinião, há público para todos os gêneros literários?

Eduardo Spohr - Certamente.

Franz Lima - A literatura fantástica está ganhando mais espaço e, em parte, isso se deve ao sucesso de autores como André Vianco, Raphael Draccon e você. Que conselhos você pode dar a um novo autor de literatura fantástica ou popular?

Eduardo Spohr - Que escutem o NerdCast 215: Profissão Autor. Recomendo a todos que desejem seguir a carreira de escritor: http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-215-profissao-autor/

Franz Lima - "Filhos do Éden" também é um grande sucesso, indiscutivelmente. Até que ponto esse sucesso mudou sua aceitação para publicar um livro? Ainda que influente como escritor, de alguma forma o editor pode alterar o conteúdo do que escreve ou sugerir mudanças?

Eduardo Spohr - No meu caso o editor não influencia não. Apenas faz sugestões.

Franz Lima - Participo de uma coletânea a ser lançada em breve por meio da internet. Você acompanha algum autor na web? Recomenda algum?

Eduardo Spohr - Não acompanho. Até gostaria, mas falta tempo.

Franz Lima - Finalizando, além de sua parceria com o Azaghâl e o Allotoni, há outros projetos para a publicação de algum livro em parceria?

Eduardo Spohr - O PBHa. Não deixem de conferir: http://jovemnerd.ig.com.br/ProtocoloBluehand/

P.S.: caso queiram saber mais sobre Protocolo Bluehand: alienígenas, acessem esta matéria da Época com o Azaghâl, o Spohr e o Alottoni (foto acima).

Comentários

  1. Legal a entrevista =D Com certeza do Eduardo é uma referência aos novos autores (como eu). Não sabia sobre esse episódio do Nerdcast, vou ouvir já já. Já li A Batalha do Apocalipse. Filhos do Éden e Protocolo Bluehand já estão na minha lista de favoritos *-*

    ResponderExcluir
  2. A adquirir dele, resta apenas o Protocolo Bluehand. Priscilla, esta entrevista é uma vitória para mim, pois sei o quanto o Eduardo é ocupado.
    Flawless Victory

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da entrevista. Eduardo de fato é uma referência para todos nós que trilhamos este caminho difícil. Não conhecia o Nerdcast...vou passar a ouvir. Entrevista muito útil.
    Parabéns Franz!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, uhul! Uma entrevista sensacional a que o Apogeu do Abismo conseguiu! Parabéns Franz! O Protocolo Bluehand também já está na minha mira. Anjos Rebeldes é uma obra-prima. O grande sucesso do Eduardo começou mesmo pela força da legião Nerd, rapaz...quando Nerds se unem nada derruba! \o/ A recomendação do livro também foi muito de amigo para amigo (isso aconteceu comigo). Estou ansioso para o lançamento do livro II de Filhos do Éden.

    ResponderExcluir
  5. Franz, agora você pode tentar outros escritores nacionais, os mais famosos como Raphael Draccon e Andre Vianco, e outros que ainda não são muito, mas que tenho certeza que aceitariam a entrevista. Parabéns pela conquista e pelo blog cada vez melhor =D

    ResponderExcluir
  6. A todos os amigos que, invariavelmente, estão me apoiando: muito obrigado. A entrevista com o Eduardo foi o primeiro passo para conseguir uma credibilidade ainda maior ao meu trabalho. Como disse a Priscilla, vamos agora a novos escritores, entrevistas e muito mais...
    Obrigado ao Eduardo e a todos os que apoiam o blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr