{lang: 'en-US'}

sábado, 10 de março de 2012

Frankenweenie: remake ou uma nova obra?




Usando o clássica história do monstro de Frankenstein, Tim Burton fez uma versão menos assustadora, mas nem por isso menos dramática, de um garoto que ama tanto o seu cão que o traz de volta à vida. 
A primeira versão de Frankenweenie é de 1984 e mostra o garoto Victor Frankenstein (clara citação ao doutor Frankenstein) e seu cachorro Sparky. Victor é um pretenso cineasta amador e diverte-se muito com o cãozinho... até que uma fatalidade tira a vida de Sparky.
Desolado, o menino assiste uma aula sobre o poder da eletricidade e, inspirado nisso, resolve tentar ressuscitar seu cão. O resultado é similar ao de Frankenstein, inclusive na parte trágica. Este primeiro filme usa de atores reais e técnicas antigas de cinema, tendo sido filmado em preto e branco.
Agora, quase trinta anos depois, Tim Burton retoma seu primeiro trabalho de forma magistral. Utilizando-se de técnicas em Stop Motion aliadas ao moderno 3D, Victor e Sparky voltam com esta moderna fábula. Vejam o trailer do novo filme e assistam o curta Frankenweenie original (para ter acesso às legendas, cliquem em "CC").
Uma observação para os fãs de Burton: o visual dos personagens desta animação nova é muito similar aos presentes em "A noiva cadáver", porém isso não prejudica em nada a produção e a emoção do filme.
Avaliando as duas produções, através de trailers, notas de imprensa, fotos e outros materiais disponíveis, concluo que não se trata de um simples remake do curta de 1984. Frankenweenie é uma oportunidade que Burton concedeu a si mesmo, através da qual ele poderá, agora com muito mais recursos e apoio, passar para as telas esta tocante história de amor entre uma criança e seu animal de estimação. Muitos puristas irão dizer que o curta de 1984 não deveria ser refilmado. Então, pensando neles, Tim refez totalmente a obra, mantendo apenas o roteiro original, de forma a agradar tanto fãs antigos quanto aos novos.


Trailer legendado da nova versão de Frankenweenie:


Algumas cenas das duas produções:

O curta de 1984

Desenho de produção (2012)
O novo filme - 2012


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário