Pular para o conteúdo principal

George, o curioso: animação para crianças e adultos (não necessariamente nessa ordem).



Para os que não estão habituados, George é um desenho animado com base em livros ilustrados criados por Margret e H.A. Rey. Nesses livros somos apresentados às peripécias e encrencas vividas pelo macaquinho George e seu amigo, o Homem do Chapéu Amarelo.
Exibido constantemente no canal Discovery, a série é um sucesso entre crianças e adultos, principalmente por passar boas lições e ter personagens muito divertidos.
Já conhecia os livros e a série televisiva, mas fui surpreendido com a boa "novidade" de 2 DVD com histórias sobre a dupla.
O primeiro DVD tem o título simples e previsível de "George, o curioso". Eu não esperava muito de um longa sobre as aventuras de um macaco e seu dono, mesmo sabendo que o livro e a série são legais. Porém, o que poderia ser interessante a ponto de durar mais de uma hora quando quase tudo já foi feito nas outras mídias? Tive o receio de ver remakes de episódios da TV. Eu me enganei e gostei disso...

Margret e H.A. Rey
Nessa primeira aventura, claramente baseada nos livros, George e a amizade com o Homem do Chapéu Amarelo, que descobrimos se chamar Ted, é mostrada de forma divertida e com desenhos muito superiores aos da televisão, talvez por se aproximar mais da comédia.
A trama envolve a ida de Ted para uma floresta em busca de um ídolo gigante chamado Zagawa. Esse ídolo, curiosamente em forma de um macaco, é a peça que pode salvar o museu onde ele trabalha, que passa por uma crise de credibilidade (não está adaptado ao novo público)  e também por falta de dinheiro. Caso Ted encontre-o, o museu será salvo.
O que se passa a partir daí envolve uma engraçada busca pela estátua, seu encontro e o surgimento da amizade entre o Homem do Chapéu Amarelo (mostram a origem dessa roupa exótica). A partir daí, o que temos é uma confusão sem fim, grandes lições para nossas crianças e mudanças muito positivas nas vidas de George e Ted. Emoção para crianças, jovens e adultos.


A trilha sonora, a cargo de Jack Johnson traz muita energia positiva e é fundamental ao filme. Por último, o enredo busca provar que não devemos julgar de súbito, pois quem tememos ou desprezamos pode se tornar peça fundamental na nossa vida.


O segundo DVD - George, o curioso: siga aquele macaco - por sua vez, já está mais próximo da série. Ele volta a ter as aventuras de Ted e George, porém com um tom muito mais próximo do usual. As imagens, inclusive, são muito parecidas com a animação que costumamos ver na série de TV. Claro, mesmo com esses pequenos detalhes, a aventura é agradável e sempre com uma ótima mensagem para nossas crianças.
As vozes originais de Will Ferrell e Drew Barrymore são até legais, mas é fato que a dublagem já marcou os personagens.
Nessa segunda aventura, George convence Ted a levá-lo para um show de mágicas onde a principal estrela é Kayla, uma elefantinha, que, após mais uma confusão provocada pelo macaquinho, acaba fugindo com ele para buscar uma forma de voltar à terra natal. 
Preocupado com o sumiço de seu elefante de estimação, o mágico contrata os serviços de um detetive particular totalmente neurótico. Na verdade um detetive que fez seu curso pela internet (uma leve crítica aos milhões de cursos que brotam pela web).
A partir daí o que vemos é uma total desordem onde o encontro de Ted com George e Kayla ganha ares de filme de ação, tais as enrascadas em que se metem. A obstinação do detetive é algo que incomoda, levando os espectadores a torcerem cada vez mais por Kayla e seus novos amigos.
Com boas doses de humor, emoção e aventura, ambos os DVD são altamente recomendados para nossas crianças, principalmente por recuperarem as histórias mais infantis, dosadas de forma correta a não incentivar a violência e, logicamente, trazendo um aprendizado embutido no entretenimento. 
Preciso dizer que a dupla George e Ted ficam felizes ao final das animações?

Franz Lima.

Comentários

  1. Assisti muitos episódios com meus filhos. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz anos que tento encontrar a série (TV) em DVD sem sucesso.
    Você sabe pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei responder. Mas há sites onde é possível baixá-los por meio do torrent.
      Cabe relembrar que séries consagradas como Os Flintstones só tiveram seus episódios lançados recentemente.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr