Pular para o conteúdo principal

Resenha da Graphic Novel "Sandman - Teatro do Mistério".

Por Franz Lima.

Essa edição especial é um arco fechado, uma história completa ambientada no ano de 1938, onde Wesley Dodds, o Sandman da Era de Ouro, tenta resolver o mistério sobre uma série de assaltos que ocorrem no Central Park, Nova York.
A trama não traz a violência como estamos acostumados, o que não prejudica em nada o desenvolvimento e acrescenta um certo clima nostálgico. A caracterização dos personagens, em sua maioria civis, lembra muito o tom dos filmes noir, principalmente na parte ilustrada por Alex Ross. Partes? Sim, eu explico.
A Graphic Novel está dividida em 9 partes, cada uma ilustrada por um artista diferente, conforme abaixo descrito:

Parte 1 - Arte de Guy Davis e cores de David Hornung .
Parte 2 - Arte e cores de David Lloyd (V, de Vingança).
Parte 3 - Arte de John Bolton e cores de David Hornung.
Parte 4 - Arte de Stefano Gaudiano e cores de David Hornung.
Parte 5 - Arte de George Pratt e cores de Mike Danza.
Parte 6 - Arte de Alex Ross (Marvels - Reino do Amanhã).
Parte 7 - Arte de Peter Snejbjerg e cores de David Hornung.
Parte 8 - Arte de Dean Ormstom e cores de David Hornung.
Parte 9 - Arte de Guy Davis e cores de David Hornung.


Sandman foi lançado em 1999 pela editora Tudo em Quadrinhos e conta com 56 páginas. Os escritores são Matt Wagner e Steven T. Seagle.
Para os que estão ainda questionando qual a importância dessa história, ela é um exemplo de coerência e pesquisa. A ambientação e as cenas são condizentes com a época em que se passam. Mas, verdadeiramente, o foco é o Sandman, não aquele Mestre do Sonhar, um dos perpétuos. Esse é um homem comum que tem um vínculo com o mundo dos sonhos graças ao tempo em que ficou influenciado por Morpheus (isso é explicado nas primeiras edições do Sandman de Neil Gaiman). Wesley Dodds é um verdadeiro representante da Era de Ouro e da "inocência" dela. Além disso, Wesley é peça-chave na minissérie O Reino do Amanhã, de Alex Ross (logo teremos uma resenha dela). Aliás, a máscara usada por Dodds é inspirada no elmo de Devaneio.
A revista já é antiga e só está disponível em sebos, mas podem acreditar que o garimpo por ela é válido. Conheçam esta fase dos quadrinhos, tão divergente de tudo que conhecemos atualmente e, ainda assim, cativante.
Teatro do Mistério é uma miscelânea de talentos que até hoje é respeitada. Leiam e tenham bons sonhos.
O Sandman estará alerta... 

Comentários

  1. Um amigo meu, fã da Vertigo, há muito tempo me falou deste "Sandman" e, se não me lembro mal, chegou a me mostrar uma HQ que tinha. Achei a figura bem chamativa e intrigantes. A primeira coisa que pensei foi: qual o motivo para ele usar uma máscara? Conheço poucas histórias Noir, mas gosto do estilo justamente por ter bastantes suspense e se apoiar mais em um processo de investigação do que em perseguições e cenas de lutas constantes. Pesquisei no Estante Virtual e achei a HQ por preços super camaradas, ainda mais considerando o valor artístico dessa preciosidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.