Pular para o conteúdo principal

Super-heroínas em trajes mais conservadores: a sensualidade é necessária?

Elektra


Por: Franz Lima.
Muitos reclamam da absurda exposição que algumas heroínas dos quadrinhos recebem por parte de seus desenhistas. Trajes mínimos, sensuais e provocantes são indumentárias comuns entre essas mulheres, porém isso é algo quase incondizente com uma 'realidade', principalmente pela exposição a que estariam submetidas, caso existissem. 
Nada, absolutamente nada, contra mulheres em roupas mínimas, porém é algo no mínimo inusitado ser salvo por uma policial com baby doll, por exemplo. A ação e a sensualidade podem estar unidas, desde que isso não soe como apelativo. As ilustrações abaixo mostram como seriam algumas heroínas com roupas normais (bem, não tão normais), o que não implica em perda da sensualidade ou da feminilidade. Mas o fato é que todo leitor de quadrinhos sabe que, para vender, as editoras exigem que mulheres e homens retratados em suas histórias tenham um alto grau de sensualidade, além dos poderes e conflitos característicos.
As novas versões são de autoria de Michael Lee Lunsford e, logo após, eu coloquei a versão "à vontade" das super-mulheres.
Polêmicas à parte, peço que comentem sobre o que acham da sensualização dos personagens nos quadrinhos, cinema e literatura.

Canário Negro



Mulher-Maravilha


Vampirella

Super Girl

Poderosa

Comentários

  1. Franz, nada haver com roupa comum nem parece que são heroínas, elas ficam muito melhor com roupa sensual.Foi muito boa essa comparação, da pra gente ter uma noção melhor de como e pq são desenhadas assim....Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ieda. As roupas foram remodeladas para expressar, evidenciar, a exposição excessiva dos corpos. Mas isso não é privilégio feminino nos quadrinhos. São raros os heróis que não tem um visual similar ao de um fisiculturista ou que não usem roupas coladas, capazes de exibir o corpo. A realidade é que tal sensualização serve como atrativo, mesmo que muitos não percebam essa forma de captar leitores.
      Agradeço pelo comentário...

      Excluir
  2. Ola Franz ! Foi muito interessante a matéria. De fato algumas heroínas e os heróis também possuem roupas pra lá de inusitadas para quem está combatendo o crime. Infelismente as HQs de herói não devem abandonar essa abordagem sensual ou escultural nunca ( mas é claro que tem algumas exceções ). No quadrinhos japoneses muitas vezes vemos roupas trabalhadas em cima das personalidades dos personagens, a sensualidade nas garotas também esta presente mas nem sempre é tão explícita. Alguns desenhos americanos também mandam muito bem em desenvolver as roupas pensando em cenário, personalidade, etc em vez em sensualidade, Avatar pode ser citado como um ótimo exemplo !

    ResponderExcluir
  3. nada haver falando pelo olhar dos desenhos nos desenhos elas resolvem os problemas na porrada e esse tipo de roupa mais sensual facilita os movimentos e as roupas mais treadicional limitaria elas na hora da luta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partindo desse pressuposto, bastaria usar um short mais apertado e uma camiseta de lycra para ter a mesma mobilidade sem precisar expor tanto o corpo, algo no padrão das academias.
      Entenda que eu não sou contra o visual mais sensual, apenas não vejo praticidade, sobretudo para aquelas que são meramente humanas (Canário Negro, Elektra, etc). Basta ver um combatente (soldado) em área de guerra para compreender que o corpo mais coberto é sinônimo de áreas mais protegidas.
      Claro que Poderosa, Mulher-Maravilha e outras cujos poderes lhes dão proteção estão fora deste contexto.

      Excluir
  4. Constantine nao tem fisico de fisiculturista e anda todo embrulhado naquele sobretudo e mesmo assim nao precisou disso para Zatanna se apaixonar por ele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr