Pular para o conteúdo principal

Camelot 3000. Resenha da consagrada graphic novel de Mike W. Barr e Brian Bolland.

Por: Franz Lima. Publicada originalmente no Murmúrios Pessoais.

Uma das séries responsáveis pela reformulação no modo como se faz quadrinhos, fruto de uma safra de verdadeiras obras de arte: assim é como defino Camelot 3000.
Escrita por Mike W. Barr e ilustrada por Brian Bolland (A Piada Mortal), esta trama foi publicada originalmente em formato de maxissérie. No Brasil, ela foi lançada inicialmente nas revistas Super Amigos e Batman, mas houve outras edições em formato de minissérie e também em edições encadernadas.
Entretanto, não importa qual seja a forma de publicação, Camelot é uma obra-prima dos quadrinhos e merece ser lida. Os motivos? Descubram agora…

MITOLOGIA E QUADRINHOS
Camelot 3000 é uma HQ diferenciada. Seu conteúdo mistura a lenda do rei Arthur e a Távola Redonda com a ficção de um futuro alternativo. No roteiro de Mike Barr, o rei Arthur ressurge para, novamente, auxiliar a Inglaterra a recuperar o caminho correto. Contudo, nesse contexto há um detalhe de extrema importância: Arthur é o único integrante da Távola que conhece o próprio passado e está ciente de quem realmente é. Tal qual na lenda arthuriana, o surgimento do rei implica em renovação espiritual para todos os súditos. Pelo menos para os que creem.
ARTHUR E MERLIN
O vínculo entre o rei e a magia ainda permanece. Arthur é despertado de um longo sono e descobre que vive em um novo e agonizante mundo. É neste contexto que a busca pelos antigos integrantes da Távola Redonda se inicia, mas com um ponto negativo que é a ausência de alguns dos cavaleiros. Com a ajuda de Merlin, o filho do Demônio, os cavaleiros são ‘despertados’ de uma vida onde estavam desligados de seu passado. A magia é a principal responsável por um início menos propenso à derrota por parte do rei e seus asseclas.

A TRAIÇÃO
Caso você ainda não tenha lido sobre as lendas arthurianas, o que vou dizer é um SPOILER de nível nuclear…
Arthur tem uma rainha consorte chamada Guinevere. Essa rainha é o alicerce sentimental do rei e ela trai a confiança e o amor dele com seu mais confiável cavaleiro, Lancelot. Esse triângulo amoroso é a ruína para Arthur e, infelizmente, nem mesmo a reencarnação foi capaz de apagar a atração mútua entre a rainha e Lancelot. Logo, a trama de Barr já começa com um ponto extremamente negativo (para o Rei), um ponto fraco que pode decretar a derrocada da nova Távola.

Camelot 3000 Detail2ALIANÇAS IMPROVÁVEIS
Um dos pontos altos da história são as alianças formadas pelos mais improváveis aliados. Motivados por prazer, rancor, medo ou poder, os grupos vão ganhando força conforme a trama se desenvolve. Mas não são essas alianças por si só que dão um realce à trama. São as nuances e surpresas nesses grupos (incluindo múltiplas traições) que reforçam o impacto do drama e mostram que essa não é uma história comum.
OUTROS PONTOS ALTOS DA TRAMA
Mike W. Barr nos presenteou com um roteiro adulto, enxuto e coerente. A trama tem política, sexo, violência, corrupção e uma visão futurista apocalíptica onde a Inglaterra e todo o planeta estão à mercê dos desígnios de alienígenas que matam indiscriminadamente e não mostram piedade. Entretanto, isso pode esconder muito mais, principalmente se levarmos em conta as lideranças desses invasores.
Outro ponto polêmico é a abordagem da reencarnação. A Távola é reconstruída com os mais diferentes cavaleiros e há um caso onde um deles retorna como mulher. Barr dá um tratamento muito interessante a essa integrante dos cavaleiros e mostra os conflitos psicológicos por ela sofridos. Como um homem pode viver no corpo de uma mulher sem enlouquecer? Essa é uma das muitas questões abordadas na obra.

A RELIGIÃO
Mesmo se tratando de uma visão futurista do mundo, a religiosidade ainda está presente. Aliás, é a fé que se mostra capaz de incentivar mudanças de comportamento e também é a fonte de força de Arthur.
Uma das partes mais emocionantes da trama acontece na busca pelo Graal, fato que, inclusive, precisa de uma fé inabalável para que ocorra.

Camelot 3000 DetailO FUTURO
A obra de Bolland e Barr tem um visual datado. As imagens são magníficas (basta citar as consagradas artes de A Piada Mortal), mas é perceptível que foram feitas com base em toda a visão da época (década de 80) sobre um futuro que não condiz com um provável ano 3000, o que não desmerece a graphic novel de forma alguma.
Como dito acima, o que surpreende é a presença de uma dose de religiosidade (cristã) que parece improvável quando olhamos para a realidade, principalmente quando notamos um crescimento vertiginoso de outras religiões.

PARÁBOLAS
Há algumas lições embutidas de forma bem discreta e outras nem tanto. Entretanto, o eterno duelo entre o bem e o mal ganha uma dimensão diferente quando o assunto é o destino de Morgana Le Fay. Ela paga um alto preço por seu poder e é essa associação entre poder e desgraça que dão um tom dramático intenso à personagem. Outra visão interessante está em Sir Percival que é representado como um monstro em aparência, porém é o cavaleiro com o coração mais puro.
Por meio de tais representações e conflitos, Barr e Bolland dão um raro presente ao público leitor, mesclando fé, castigo e amor em uma trama plena de reviravoltas e ensinamentos.
Camelot 3000 PaniniEDIÇÕES DE LUXO
O leitor que comprou a edição de ‘luxo’ da Mythos certamente se arrependeu ao encontrar – anos depois – a Edição Definitiva da Panini. As duas tem quase o mesmo conteúdo, porém a edição da Panini tem extras, capa dura e impressão em papel couchê. Definitivamente, recomendo a aquisição da edição de luxo (de verdade) da editora Panini, mesmo com um preço maior.
Entretanto, se você só quer realmente ler a história e jamais tê-la outra vez em mãos, busque as 4 edições que são facilmente encontradas em sebos e na web.

NOTA FINAL
Preciso falar? Camelot 3000 é uma das melhores tramas dos anos 80 e que ainda está atual em nossos dias. Dou nota máxima e afirmo: arrependei-vos, vós que não lestes tal obra.

P.S.: agradeço ao apoio de Gleice Couto, escritora e blogueira que tem um ótimo trabalho no www.murmuriospessoais.com. Visitem e prestigiem seus textos e resenhas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr