Pular para o conteúdo principal

O mercado da morte. O lucro com rituais funerários.

Lápide com QR Code
Desde que o mundo é mundo o ser humano tem seus rituais funerários. Sejam eles voltados à proteção do corpo do falecido de predadores ou carniceiros até os atuais que envolvem até o acesso às informações digitais do morto, sempre houve uma motivação ou explicação para prestar uma homenagem a quem partiu. 
Houve um período em que, por exemplo, os mortos eram tidos como seres elevados, dignos de um culto similar ao que os deuses recebiam, porém em menor escala. Quando um familiar morria, o luto era respeitado, os rituais funerários seguidos à risca e estatuetas faziam o papel que hoje é das fotografias. 
Para um empresário com boa visão de negócios, a morte pode ser muito lucrativa. Basta pensar que a taxa de mortalidade mundial não é tão baixa (0,85%) e que, atualmente, todo enterro ou ritual fúnebre denota despesas. Comprar flores, escolher o caixão, ter um local para o enterro, transporte do morto... tudo envolve dinheiro, muito dinheiro.
Com base no acima descrito, alguns detentores de um faro comercial apurado estão investindo pesado no comércio voltado ao sepultamento e suas etapas anteriores.
Contrariando os rituais simples de antigamente, onde o morto era velado em casa, hoje há uma variedade de formas de perpetuar a memória da pessoa falecida, além de evidenciar o respeito e admiração por tudo que ela representou.
Abaixo estão alguns dos exemplos da criatividade e dos altos valores que são cobrados para que o morto tenha uma partida condizente.

1) Caixão refrigerado - O que pode aparentemente ser uma frescura no sentido mais literal da palavra é, em alguns países, item indispensável. No Japão já há casas especializada neste tipo de produto, principalmente por conta do longo tempo de espera para a cremação. 

Caixão personalizado
2) Lápides com QR Code - Os já populares QR Codes, códigos que dão acesso a links da internet, já fazem parte da realidade. Neste caso, uma lápide com o código irá dar acesso a uma página pessoal ou às redes sociais de quem partiu. Uma forma inteligente de perpetuar a memória do ente querido.

3) Caixões personalizados - IPhones e smartphones já tem suas capas personalizadas, capazes de identificar a preferência de seu dono. Então, pensou um empresário, o que impede que o caixão também seja personalizado? Com essa ideia, o Creative Coffins criou modelos para todos os estilos e gostos.  O mesmo vale para as urnas destinadas a depositar as cinzas dos cremados.

4)  Maquiagem - O aspecto de quem parte é fundamental para minimizar o impacto da morte sobre os que ficam. Grupos funerários contratam cada vez mais profissionais da área de necromaquiagem que são especialistas em melhorar o visual dos mortos. Pode parecer estranho, mas é algo muito mais comum do que pensamos.

5) Tanatopraxia - A já conhecida conservação dos corpos é outra área que amplia-se rapidamente no mercado funerário. Usada para evitar o vazamento de líquidos, secreções e o odor característico da decomposição.

6) Caixões biodegradáveis - Também chamados de caixões ecológicos, são constituídos de papelão reforçado que suporta até 200 quilos. A previsão de total decomposição do caixão é de apenas 6 meses. Custam o equivalente a 1/6 do valor dos esquifes normais.

7) Cemitérios em forma de jardim - Os tradicionais cemitérios com mausoléus, lápides e estátuas que lembravam filmes de horror estão em desuso. Já faz alguns anos que os cemitérios jardins estão em alta e, pelo visto, são cada vez mais comuns. Os cemitérios verticais são também uma opção mais prática para a falta de espaço já crônica nas grandes cidades.

Fonte: Mundo Funerário. Texto: Franz Lima.



 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr