Pular para o conteúdo principal

Preconceito e segregação são marcas de empresa fornecedora da Apple na China.

Pegatron é acusada de discriminação antes mesmo de contratar seus funcionários: candidatos devem cumprir uma série de requisitos e passar por vistorias ofensivas

Nesta segunda-feira (29/07) um grupo de defesa dos direitos dos trabalhadores na China divulgou um relatório mostrando que uma das fornecedoras da Apple viola uma série de direitos de trabalhadores. A taiuanesa Pegatron é acusada pela organização China Labor Watch de contratar menores, violar o direito das mulheres e fornecer péssimas condições de trabalho a seus funcionários. Além disso, a empresa também é acusada de discriminação - que ocorre antes mesmo de uma pessoa ser contratada para trabalhar lá. 
É que, para se tornar um empregado da Pegatron, o candidato deve cumprir uma série de requisitos. A determinação de alguns deles é crime em diversos países, incluindo na própria China. Mesmo assim, até agora o governo chinês não se posicionou sobre o caso.
Veja abaixo alguma das exigências para se tornar funcionário da Pegatron e, repare, muitos brasileiros não se encaixariam no perfil procurado pela empresa:
Não ter nenhuma tatuagem:
Segundo o relatório do China Labor Watch, os candidatos são obrigados a ficarem nus e passarem por vistorias em locais públicos e na frente de muitas pessoas para que a empresa se certifique que eles não possuem nenhuma tatuagem. Os exames são feitos em dois momentos diferentes.
Ter menos de 35 anos:
A fábrica contrata apenas funcionários entre 16 e 35 anos.
Não estar grávida:
A Pegatron não aceita funcionárias que estejam grávidas. Mas o que acontece se você engravidar depois de ser contratada? Bem, um Power Point exibido pela empresa aos novos empregados explica: "funcionárias mulheres que engravidarem fora do casamento ou violarem a política de planejamento familiar não podem receber licença-maternidade".
Não ter um cabelo diferente:
A empresa não contrata ninguém com "estilos ou cores de cabelo não usuais".
Ser maior do que 1,5 metro:
A companhia taiuanesa só contrata funcionarios acima de 1,5 metro.

Apple
Para chegar a essas informações, o China Labor Watch afirma ter realizado "investigações secretas" nas fábricas da Pegatron entre março e julho, além de ter se reunido com mais de 200 trabalhadores. A fornecedora da Apple é acusada de violar 86 direitos dos trabalhadores.
Segundo a organização, a gigante de tecnologia se tornou cúmplice da companhia taiuanesa ao ter se comprometido a revisar as condições de seus fornecedores e, mesmo assim, ter aumentado seus pedidos para as fábricas da Pegatron no último ano.
A Apple já foi objeto de críticas no passado pelas condições nas fábricas de suas fornecedores na China após reconhecer que um de seus principais contratados, a taiuanesa Foxconn violou os direitos de seus trabalhadores e inclusive empregou 500 menores de idade.

Franz says: é inacreditável, porém não irreal, que esse tipo de coisa ainda aconteça em uma empresa sediada em um país tão importante quanto a China e, ainda pior, fornecedora de serviço para a Apple. Vergonhoso ver tanta discriminação sem que nada seja oficialmente feito para dar fim a essa política de humilhação ao cidadão que busca - e está capacitado - o emprego.
Mas devemos também atentar ao fato de que em nosso próprio território há muitas empresas - de todos os portes - que usam de uma seleção similar, devidamente disfarçada para evitar processos na justiça.
 
 

Comentários

  1. É o nosso mundo. Uns trabalham como escravos para outros terem telefones bacanas e bonitinhos. Enquanto uns passam fome, outros morrem de diabetes ou obesidade. E assim continuamos... ¬¬'

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr