Antes de qualquer coisa, a série Flashpoint - Ponto de Ignição foi resenhada por Filipe Gomes Sena que me informou sobre diferenças e lacunas existentes entre a animação e a série original da DC, mas que não comprometem a qualidade do longa de animação.
Flashpoint Paradox (Ponto de Ignição)
A trama é muito mais complexa do que aparenta. Tendo como tema principal a 'viagem temporal' e suas sequelas, o longa de animação traz uma realidade muito mais caótica do que a vista na série em HQ de Alex Ross, O Reino do Amanhã.
Por que 'Ponto de Ignição'?
Basicamente, a explicação para o título envolve a possibilidade de alteração de eventos passados. Como tanto o Flash quanto seu inimigo, o Flash Reverso, podem viajar no tempo por meio da velocidade inimaginável que conseguem atingir, seria simples para qualquer um deles modificar um acontecimento e, com isso, também o futuro. Este é o 'Ponto de Ignição', a mudança de algo já ocorrido.
O mal gratuito.
Flash Reverso - ou Dr. Zoom - é um dos mais violentos e lunáticos vilões que o velocista já encarou. Sua origem, segundo consta, data do século XXV, onde ele recriou as condições em que Barry Allen ganhou seus poderes. É ele o responsável pelo início da crise temporal que dá nome à trama. A maior ambição de Eobard Thwane é a humilhação e a morte do Flash. E nada, nem o tempo, será capaz de impedi-lo de ver esse acontecimento.
A Liga da Justiça.
Diferente das versões da Terra paralela onde existem a Liga do Mal, em Flashpoint há alguns que mantêm a índole heroica e, em contrapartida, outros tem versões absolutamente divergentes das que conhecemos. Esse é um dos pontos altos da trama. Tais contrapartes dão consistência à narrativa e garantem cenas absolutamente impensáveis para os heróis como os conhecemos.
Usando da liberdade que a graphic novel deu, a adaptação animada manteve uma boa parcela da violência e do drama originais, o que já é uma boa garantia de entretenimento de alta qualidade.
A Liga da Justiça.
Diferente das versões da Terra paralela onde existem a Liga do Mal, em Flashpoint há alguns que mantêm a índole heroica e, em contrapartida, outros tem versões absolutamente divergentes das que conhecemos. Esse é um dos pontos altos da trama. Tais contrapartes dão consistência à narrativa e garantem cenas absolutamente impensáveis para os heróis como os conhecemos.
Usando da liberdade que a graphic novel deu, a adaptação animada manteve uma boa parcela da violência e do drama originais, o que já é uma boa garantia de entretenimento de alta qualidade.
A morte pede carona.
Não esperem uma história onde crianças irão se divertir. Sério! O índice de violência e realismo é muito diferente de tudo que já passou pela DC. Aliás, essa é uma tendência nos atuais desenhos animados da produtora. Sempre buscando um ponto intermediário que seja capaz de agradar jovens e adultos, a DC está alguns passos à frente da concorrente, a Marvel.
Logo de início somos apresentados a um vilão tão louco a ponto de tirar a própria vida. Precisa citar algo mais???
Sacrifícios.
Esta é uma das lições que a animação propõe. Não há atitudes sem consequências. Não há redenção sem sacrifícios. Preparem-se para momentos emocionantes...
Viagem no tempo. Tema batido?
Concordo que as viagens temporais são um tema recorrente em muitas tramas do cinema, quadrinhos e outras mídias. Mas é preciso afirmar que esse longa-metragem foi extremamente coerente com o tema, apesar da complexidade que o mesmo engloba. Tendo ou não algumas lacunas, o resultado final está muito bem organizado e há um bônus no encontro final entre o Flash e Batman. Emoção total...
Assistam e podem se preparar para buscar as HQ que compõem a série original. Eu já estou fazendo isso!
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