Em boa parte dos projetos grandes na
industria de quadrinhos, entenda projeto grande como coordenar várias
publicações em uma única série, existem os carros chefe e as publicações menos
esperadas ou simplesmente não obrigatórias. Com Antes de Watchmen isso não foi
diferente. Falo isso por que duas dessas publicações dividem o volume numero 7
da série. Estou falando de Antes de Watchmen – Dollar Bill & Moloch.
As duas minisséries publicadas em
conjunto em um encadernado de 84 páginas pelo preço de capa de R$ 9,90. Mais uma
vez com duas opções de capa. Os dois números da mini Moloch são roteirizados
por J. Michael Straczynski, que também assina o roteiro da série do Coruja e do
Dr. Manhattan, e ilustrada por Eduardo Risso, também conhecido como o
desenhista da premiadíssima 100 Balas. Dollar Bill, também dividida em duas
partes, é roteirizada por Len Wein, também roteirista de Antes de Watchmen -
Ozymandias , e desenhada por Steve Rude.
Ambas as histórias tem uma pegada
muito similar, as duas são histórias puramente sobre a origem dos personagens.
Não posso dizer que as histórias são fora de série, mas não decepcionam. Ambos
os personagens tem uma função muito secundária na trama original e dos dois só
Moloch despertou minha curiosidade. Vale lembrar também que Dollar Bill sempre
foi considerado um membro pouco relevante dos Minutemen.
Chega a ser engraçado como a
combinação das duas histórias no volume se torna interessante. O fato é que
elas são extremos opostas. Enquanto Moloch é corrompido, motivado pelo péssimo
tratamento que as pessoas lhe dão. Ao contrário do que acontece com Dollar
Bill, que sempre foi admirado por todos desde jovem e atinge a glória quando se
torna o justiceiro mascarado patrocinado por um banco e entra para os
Minutemen. A diferença entre as trajetórias dos dois personagens cria um
contraste interessante que faz a combinação das duas histórias melhorar a
experiência de leitura. Duvido que ler as duas histórias em separado cause o
mesmo efeito. Mas o verdadeiro mérito dos dois roteiristas é justamente o fato
de trabalhar com dois personagens de background tão raso até então.
Quanto a arte não tenho muito a
dizer. O traço aparentemente simplório de Eduardo Risso somado com a habilidade
que o argentino tem em usar sombras pra compor a sua narrativa visual funcionam
muito bem com a história de Moloch. Da mesma forma que o traço de Steve Rude,
que remete a um estilo antigo, dá uma cara bem interessante à história de Dolar
Bill.
Por fim cabe dizer que Antes de
Watchmen – Dollar Bill & Moloch traz um aprofundamento de dois personagens
que fazem participações muito discretas na obra original de Alan Moore. O
tamanho das histórias ajuda nesse caso, já que dificilmente um leitor
permaneceria interessado em origens de personagens tão secundários. As
histórias são curtas porque não tem muito o que contar, e agradeço pelo fato
dos roteiristas estarem cientes disso.
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