Pular para o conteúdo principal

Thunderbolts: fé em monstros. Ação em uma trama perfeita.

Por: Franz Lima.

Vou iniciar a resenha com uma constatação que precisa ser dita: essa graphic novel tem que ser adaptada para o cinema. 
'Thunderbolts: Fé em monstros' é uma da melhores histórias da Marvel que li nos últimos anos. Fato raro, reli a trama umas três vezes só para "saborear" cada cena e diálogo nela contidos. Afinal, a combinação do talento para a escrita de Warren Ellis com o traço magnífico de Mike Deodato não poderia dar em outro resultado. 
Antes de continuar a resenha, vou adiantar aos leitores: esta é uma obra obrigatória na coleção de qualquer leitor, sem exageros.

A política 

Pode não ser algo muito divulgado, porém os EUA e outros países de grande poderio militar costumam enviar tropas 'civis' para zonas de conflito. Chamados por alguns de mercenários e por outros de patriotas, o fato é que há lugares onde esses indivíduos estabelecem um poder paralelo ao militar onde, por diversas vezes, sua influência e força política superam as dos combatentes militares. Infelizmente, esse excesso de poder pode influenciar negativamente a mente de alguns "soldados" que chegam a agir com maior rigor e, às vezes, descontroladamente.
Tal qual os "soldados da fortuna", os Thunderbolts são uma tropa de elite que é acionada pela promessa de um pagamento vultuoso, além de algumas regalias que serão concedidas após o fim definitivo de suas missões.
O governo precisa de quem se oponha ao 'inimigo'. Logo, contratar um grupo de profissionais em combate é algo até viável. Mas os Thunderbolts não são profissionais, são assassinos cruéis e com uma extensa ficha criminal. Isso sem contar a absoluta falta de senso moral em alguns deles. 
O resultado da reunião de um grupo tão instável não poderia ser outro além do caos e morte.


Os fatos que antecederam a trama


A equipe é a resposta para um conflito que ameaçava a integridade da própria nação estadunidense: a Guerra Civil. Caso não esteja familiarizado com esta história, saiba que o governo determinou o "cadastramento" dos heróis. Entretanto, entenda-se por cadastramento o ato de revelar a identidade secreta, fato que limita muito o poder de ação do super-herói. Assim sendo, um grupo optou por ter a identidade revelada ao mundo (onde o Homem-Aranha é um deles) e outro grupo opositor, liderado pelo Capitão-América, que se nega a ter sua vida particular devassada pelo governo. Eis os ingredientes para um dos mais violentos conflitos da história da Marvel. Essa Guerra Civil gerou atitudes extremas, incluindo a retomada de um grupo alternativo: os Thunderbolts. 
Recomendo que busquem as tramas anteriores a esta (inclua a série Massacre), pois há muito a ser lido. E o material é muito bom, óbvio.

Tommy Lee Jones

Norman Osborn surge nesta narrativa como o líder - escolhido pelo governo - que comporá uma nova equipe Thunderbolt. Suas escolhas são potencialmente perigosas. Ele seleciona o Homem-Radioativo, um chinês que é um dos mais centrados do grupo, mas uma ameaça por seu poder; Suplício, um jovem com a mente destruída, cujo poder só é acionado pela dor extrema; Espadachim, um combatente hábil com a espada, porém sem escrúpulos; Rocha Lunar, cuja noção de "moral" é quase tão baixa quanto seu apetite por sexo e morte; Soprano, a antiga líder da equipe e amante do Barão Zemo, mas o elo forte do grupo e Venom, cuja sede de destruição supera o do antigo portador do simbionte.
Para manter cada um desses elementos sob controle, Osborn, caracterizado em homenagem ao ator Tommy Lee Jones, oferece uma pequena fortuna e o perdão do governo - ao final do contrato - somados a implantes nanotecnológicos que são capazes de eletrocutar o agente e nocauteá-lo... ou até matar.


Inversão de papéis

Essa é a base do roteiro de Thunderbolts. Os heróis de outrora foram transformados em párias, ao passo que os vilões passaram a ser agentes do governo. Com essa inversão de papéis somada à malignidade inerente aos vilões (ou os monstros do título da história), os resultados não poderiam ser piores.
Warren Ellis dá uma clara visão do que pode ocorrer quando o mal assume o controle. A total ausência de escrúpulos recebe uma dose extra de força ao se mesclar à vingança que só esperava uma oportunidade para surgir, já que estava entranhada nas mentes da maioria dos componentes dos Thunderbolts. Vocês verão a verdadeira antítese dos Vingadores.


Propaganda e marketing

Esse é outro aspecto interessantíssimo da graphic novel. Ellis e Deodato criaram uma trama em que a atualidade é retratada com fidelidade. Essa realidade está representada pelo marketing sobre a equipe de "ex-vilões". Afinal, propaganda é a alma do negócio. 
A equipe recebe a atenção da imprensa e cada uma de suas ações é tratada como notícia importante, recebendo máxima divulgação. Isso é bom por um lado, porém pode ser desastroso caso as ações dos Thunderbolts saiam do controle. Cabe relembrar que um grupo de assassinos e psicopatas é algo muito difícil de ordenar, logo...
Um ponto curioso é a criação de bonecos 'colecionáveis' da equipe. Osborn chega a citar que o rosto de uma das integrantes é o fator decisivo para a permanência dela na equipe "pois o rostinho bonito ajuda a vender os bonecos...".
Destaque para a visão que a imprensa e a população têm dos heróis sem registro, cujas imagens estão correlacionadas ao mal. Nem o Capitão América escapa desse estereótipo criado pelo governo e as mídias.


Ação em doses massivas

Pode se preparar para um verdadeiro blockbuster de ação. Além de um roteiro enxuto, voltado não só para os Thunderbolts, Warren e Deodato são os responsáveis por uma das mais empolgantes tramas da Marvel que já li. A ação só é interrompida por passagens coerentes, cheias de diálogos interessantes e tramas paralelas que dão mais força e credibilidade à história. 
Os conflitos existenciais e o poder de manipulação de Norman Osborn mostram o tempo todo a instabilidade de uma equipe à beira de um colapso. Afinal, as lições de Frankenstein mostram que não há nada mais difícil que a responsabilidade sobre um monstro.
Preparem-se para o conflito final dos Thuderbolts contra um de seus alvos. Apesar do poderio de combate, as coisas não irão sair como o planejado, fato que irá resultar nas melhores cenas de luta de toda a graphic novel. Caso tenha assistido o filme 'Capitão América: o soldado invernal' e gostou da ação, então certamente irá enlouquecer com essa revista.

Recomendação com 5 estrelas...

Curta a fanpage do Apogeu:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr