Pular para o conteúdo principal

A polêmica sobre a continência: o que chocou tanto?

Por: Franz Lima
 
A revista Carta Capital, de circulação nacional, veiculou uma matéria onde critica de forma veemente o gesto de alguns atletas que prestaram continência durante a execução do Hino Nacional ao ganharem medalhas. 
Em resposta - ainda que tardia - a tal observação feita por Rodrigo Borges no artigo Atletas prestam continência no pódio: por que isso não deveria ser aceito, resta-me frisar que eles não se manifestaram de forma ideológica, mas, sobretudo, patriótica. O ato da continência é uma forma de respeito à Bandeira e ao Hino Nacional. Na condição de militares, temporários ou não, a demonstração de respeito aos símbolos máximos de nosso país é algo que está arraigado no comportamento de quem serve à Pátria na condição de militar, seja do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar ou Bombeiros. 
O que me surpreende é ver um artigo mal redigido e pouco embasado ter recebido um espaço na Carta Capital. Não vou sequer entrar no mérito da veia ideológica da revista, pois não é esse o assunto, porém é notório que o redator da matéria quis incitar a intolerância ao ato de prestar continência com teses que remeterm ao período ditatorial.
Os Panteras Negras foram proibidos de fazer seu gesto porque ele continha uma atitude de afronta ao poder político vigente. É óbvio que não há a mesma atitude ou intenção ao se portar militarmente diante de um símbolo de nossa nação em uma cerimônia que é transmitida para milhões de pessoas no mundo. Ser patriota é algo que valorizamos quando ocorre em outros países (vide o impacto do filme Sniper Americano), então o que há de ruim em mostrar respeito e patriotismo quando quem o faz é brasileiro?
Cidadãos como Rodrigo mostram que o revanchismo ainda está presente na cultura do brasileiro. Sou militar e dedico mais de duas décadas de minha vida à defesa da pátria e dos interesses nacionais. Não tenho, assim como os atletas, qualquer ligação com os erros da Ditadura. Não cultuo ou aprovo a tortura, a censura e a opressão. Porém, definitivamente, mostrar respeito pelos símbolos máximos de nosso amado país não é um ato político como a Carta Capital reforça não só com o texto supracitado, mas também através de um segundo que visa embasar a crítica feita por Rodrigo. O interessante é que o apoio veio de um dos editores-executivos da própria revista.
Não há lógica em acusar as Forças Armadas de ter forçado seus atletas a prestar continência (não existe o termo "bater" continência). As FFAA dão estrutura de treino, apoio psicológico, alimentação própria à prática esportiva, instalações esportivas, e seus atletas, na condição de militares, recebem seus salários.  Muitos atletas de grande potencial ficam esquecidos e não têm as oportunidades para mostrar seu potencial. 

A revista Isto É fez a seguinte observação:
De fato, foi nas Forças Armadas que esportistas de ponta como a pentatleta Yane Marques, bronze em Londres-2012, conseguiram obter o respeito e o reconhecimento que merecem. Não fosse pelo soldo e pelas bolsas recebidas do governo, a pernambucana jamais conseguiria se dedicar a uma modalidade praticamente desconhecida no Brasil. 

Sobre as normas que regulamentam (Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas), podemos destacar os seguintes aspectos:

Art. 15 Têm direito à continência:

I - a Bandeira Nacional:

a) ao ser hasteada ou arriada diariamente em cerimônia militar ou cívica;

b) por ocasião da cerimônia de incorporação ou desincorporação, nas formaturas;

c) quando conduzida por tropa ou por contingente de Organização Militar;

d) quando conduzida em marcha, desfile ou cortejo, acompanhada por guarda ou por organização civil, em cerimônia cívica;

e) quando, no período compreendido entre 08:00 horas e o pôr-do-sol, um militar entra a bordo de um navio de guerra ou dele sai, ou, quando na situação de "embarcado", avista-a ao entrar a bordo pela primeira vez, ou ao sair pela última vez;

II - o Hino Nacional, quando executado em solenidade militar ou cívica; 
Art. 25 Ao fazer a continência ao Hino Nacional, o militar volta-se para a direção de onde vem a música, conservando-se nessa atitude enquanto durar sua execução.

Portanto, apesar do esforço e do destaque que algumas vertentes da imprensa deram, o que concluo é que demonstrar civismo e respeito aos símbolos de nossa Pátria não é uma afronta ou evidenciar o poder, conforme insinuado pela Carta Capital, mas um gesto tão simples quanto cantar o Hino Nacional em um evento esportivo. Segundo a revista, ao menos no que ela deixa subentendido, gestos assim podem evocar o retorno de um clima ditatorial, algo impensável nos dias atuais e incondizente com os gestos em si. 
Pelo visto, se as coisas continuarem dessa forma, em breve nossas crianças serão proibidas de mostrar seu patriotismo através do canto do Hino durante o hasteamento da Bandeira Nacional, algo que já está em desuso em inúmeras escolas. 
Respeitar nossa Pátria é ofensivo? Não. Entretanto, colocar um país contra seus representantes no esporte e nas Forças Armadas é uma das mais covardes atitudes que um repórter e uma revista (ambos formadores de opinião) podem assumir.



Comentários

  1. Tudo tem o lado positivo. Serviu para mostrar a todos esse apoio que nossos atletas estão tendo e o resultado dessa dedicação. Ponto para as Forças Armadas! Não é queimando os livros que se impede a divulgação do conhecimento, acredito que o tiro saiu pela culatra,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr