Pular para o conteúdo principal

Tropa Alfa: a morte do Guardião. Uma história que marcou época nas HQ.

Esta edição é de 11/03/1987

Por: Franz Lima.  
ATENÇÃO! SPOILERS DA TRAMA.
Não bastasse o ótimo desenho, John Byrne também se mostrou um roteirista à frente de seu tempo. Sua importância nos quadrinhos, principalmente os estadunidenses, é incontestável. Quer saber mais dele? Ouça o ArgCast.
Mas esta não é uma matéria sobre o legado de Byrne - imenso, por sinal -, mas sim de uma de suas mais corajosas obras: a morte do Guardião. 
Traição e vingança permeiam a trama
Para melhor situá-lo, o Guardião foi o líder da Tropa Alfa, um grupo de super heróis canadenses, cujo integrante mais famoso é ninguém menos que o Wolverine. 
O Guardião é na verdade James MacDonald Hudson, cientista que criou um traje cibernético que lhe concedeu força sobre-humana, voo e rajadas capazes de destruir tanques de guerra. Hudson é o responsável pela união de outros superseres como Estrela Polar, Aurora, Shaman, Pigmeu, Sasquatch e Pássaro da Neve. Eles são o que o Canadá tem de melhor para a defesa contra outros indivíduos poderosos ou até mesmo outras equipes.
James inicia a trama com a mudança para a cidade de Nova Iorque, ainda que com uma certa relutância de sua esposa, Heather. Porém Heather acaba cedendo, já que essa mudança é a oportunidade que o casal encontrou para recomeçar a vida. 
James parte na frente para reconhecer o território novo e conhecer melhor seus novos empregadores, sem saber que uma grande traição o aguarda.

A Tropa Alfa (Alpha Flight)
 Uma morte inevitável
A revista marca uma reviravolta que era incomum à época. Nela, James se vê diante de um inimigo que ele e sua esposa, Heather, não esperavam encontrar. Este inimigo é fruto de atitudes de James, à época apenas um cientista, que se recusou a usar sua armadura (ainda um protótipo) para fins escusos, voltados apenas ao lucro. Ciente do poder de sua criação, o cientista não permitiu que o ambicioso homem a tomasse. 
O que se passou a seguir marcou a decadência do homem que viria a se tornar um dos mais ferrenhos inimigos do Guardião, um indivíduo capaz de reunir a Tropa Ômega para auxiliá-lo em seus intentos.
Refeito de sua derrocada, rico e com poder suficiente para destruir o homem que ele considera como responsável por sua desgraça, surge diante dos leitores um inimigo cujo superpoder está atado à riqueza e ao ódio que ele nutre ao longos dos anos. 
Pleno de rancor e apoiado por uma equipe brutal e com capacidade de combate igual à Tropa Alfa, encoberto pelos mantos da traição e vingança, resta ao leitor a tensão de uma leitura cheia de ação, dor, perdas e morte. 
Essa é uma HQ que marcou a história da Tropa Alfa e de John Byrne.





Perdas e danos

Tropa Ômega
Mas nem só Heather e James Hudson foram afetados nessa trama. O roteiro levou ao confronto entre a Tropa Alfa e a Ômega. Nuances e detalhes dos poderes e fraquezas dos integrantes de ambas as equipes foram esmiuçados, ao passo que somos postos diante de um poder incomensurável, capaz de destruir a mente de uma pessoa.
O roteiro também evidencia as fraquezas internas do grupo, fruto de diferenças e conflitos dos mais variados. Em suma, a história tem grande conteúdo psicológico e crítico, diferente de boa parte das HQ da atualidade.
 



Pesadelos e recomeço.
O prólogo desta edição é outra peça cheia de arte e inspiração narrativa. Com dez páginas praticamente ausente de diálogos, só imagens, John Byrne personificou com maestria a devastação que a perda de um ente querido pode provocar na alma e na mente de uma pessoa.  O que se segue é o ponto de partida para um recomeço de vida, ainda que isso signifique lutar sem a pessoa amada ao lado.
Byrne também utilizou este prólogo para destacar os principais acontecimentos da história, interligando-os à retomada da vida de Heather. 
Caso você seja um fã da Tropa Alfa e não acompanhou o que veio após esta trama, saiba que ela é vital para a nova fase do grupo canadense.
Uma edição histórica e que deveria ser relançada pela Panini. 



Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu excluí o comentário porque eu errei algumas palavras eu quis dizer que
    Eu já li essa história há muito tempo atrás no ghm 15 e no Marvel saga n°5
    Mas não tenho mais essas edições seria legal se republicassem todas as
    Histórias da tropa alfa completas

    ResponderExcluir
  3. Eu lia HQs desde que eu era criança li quase todo tipo de HQs infantis terror
    Faroeste mas as aventuras dos heróis Marvel e DC eu gostei mais mas hoje estou
    Meio afastado das HQs porque não tenho condições De ir em bancas ou
    Revistarias eu sou deficiente mas de vez em quando eu leio HQs online ou
    Baixado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, a verdade é que está cada vez mais difícil acompanhar as HQ, incluindo as sagas. Alguns lugares do país ainda sofrem com a distribuição, mas, no geral, o que impede o nosso acesso é o preço alto das revistas.
      Concordo com você no que diz respeito a uma reedição das histórias da Tropa Alfa.
      Entretanto, enquanto isso não acontece, sugiro que leia as edições digitais. Para isso, recomendo que acesse o site de um grande amigo e divulgador da Nona Arte: http://rapaduradoeudes.blogspot.com.br/
      Você vai encontrar uma infinidade de quadrinhos para se divertir por alguns anos.
      Abração...
      Franz

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta sr Franz lima mas é possível baixar HQs nesse site que você recomendou? Por enquanto eu só quero clássicos da Marvel e da DC se for possivel baixar histórias clássicas da tropa alfa e de outros personagens da Marvel e da DC ótimo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr