Por: Franz Lima.
Amigos, não vou me ater ao histórico - um relato linear e temporal - de Mauricio de Sousa. Suas proezas e legado para os quadrinhos nacionais e do mundo são notórias. A Turma da Mônica é conhecida em muitos países e, principalmente, respeitada por trazer alegria a incontáveis gerações.
Dito isto, o que mais poderia escrever sobre esse mito dos quadrinhos? Mauricio não só criou um universo que esteve e está presente em gerações de leitores, mas é um referencial quando o assunto é sucesso.
A Turma da Mônica é unanimidade entre os leitores de HQ. E o que a levou a esse patamar? Bem, as tramas da turma do bairro do Limoeiro são simples em sua essência, cheias de humor e com uma linguagem acessível a pessoas de todas as idades. Não é preciso sequer saber ler para curtir as aventuras, fato que comprovo com a alegria que minha filha demonstra ao "ler" os gibis. Ao ver uma criança pegar uma revistinha e dela obter boas risadas, além de adquirir o gosto pela leitura, só posso concluir que o material que ela tem em mãos é digno do meu respeito.

Mauricio é um vencedor por sua persistência e foco. Ele venceu onde muitos tombaram, insistiu nas animações em uma época onde tudo era difícil e desacreditado. Um desenho animado com qualidade, feito no Brasil? Muitos riram dessa possibilidade. Muitos erraram...
Suas personagens evoluíram em visual, fato que não comprometeu a docilidade de suas personalidades. O tom infantil torna a leitura agradável, mas isso não impediu que Mauricio criasse histórias incluindo cegos, cadeirantes e outras pessoas com necessidades especiais.
Contemplando o futuro, o autor lançou DVD com a linguagem em libras, ideal para os surdos.
Porém, como um pai que reconhece que seus filhos cresceram, ele não privou suas crias da liberdade. Todo pai é uma referência eterna para seus filhos. O amor deles não diminuirá, mesmo quando novos horizontes surgirem. Assim, Mauricio de Sousa lançou o selo Graphic MSP, onde seus filhos recebem abordagens diferentes, mais maduras e plenas de emoção. Não há ciúme por causa disso, apenas o sentimento de que o futuro é promissor.
Ontem ele completou 80 anos, cheio da vitalidade que só tem quem faz o que ama. O dia 27 de outubro é uma data especial, onde nós, leitores e fãs, comemoramos a vida e a produtividade de um homem que acreditou em si mesmo e é inspiração para muitos.
O sempre simpático Mauricio de Sousa é um vencedor cuja importância no vasto universo das HQ é tão importante quanto gênios do peso de Will Eisner e Walt Disney.
Feliz aniversário, Mauricio! Que sua turminha continue a encantar os meus filhos e os filhos que deles virão.
Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo
Comentários
Postar um comentário