Pular para o conteúdo principal

Unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Rio de Janeiro.


Fonte: SESC Rio
Prevenção e exames de rotina são fórmulas fundamentais para uma vida longeva, principalmente quando o assunto é saúde da mulher. O Sesc também está de olho no bem estar delas e, por isso, inaugura no Rio de Janeiro o Sesc Saúde Mulher, uma unidade móvel, que vai oferecer gratuitamente análises laboratoriais básicas para detecção de câncer de mama e de colo de  útero, além de diferentes ações educativas para a promoção em saúde.



O projeto, que já funciona em outros estados, como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás, vai estacionar em diferentes pontos do estado, permanecendo em cada município por um período de, aproximadamente, 90 dias. Aqui, a primeira unidade entra em funcionamento no dia 24 de novembro, em frente à Unidade São Gonçalo, na Avenida Presidente Kennedy,755, Centro. A inauguração acontece às 9h. Ao longo de todo o dia, serão agendados exames e oferecidos serviços de aferição de pressão, dosagem de glicose e uma oficina de lenços, para reforçar a autoestima de mulheres em processo de quimioterapia.

A meta do Sesc Saúde Mulher no Rio é realizar uma média de 24 exames por dia, entre citopatologia (preventivo) e mamografia. Os exames serão feitos por enfermeiros, técnicos em radiografia e profissionais capacitados para atendimento social e em saúde.


Contribuir para a melhoria da assistência à saúde da mulher no país, por meio da detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, é o principal objetivo do programa, que é uma empreitada Departamento Nacional da instituição. “O Sesc Saúde Mulher é de extrema importância para cada cidade em que é instalado, já que busca evitar, com a detecção precoce, a morte de milhares de mulheres, que poderiam ter sido tratadas adequadamente se tivessem acesso a exames básicos ginecológicos”, explica a analista técnica de educação em saúde do Sesc Rio, Raquel Rodrigues Vieira.

Ações educativas em saúde
Além dos exames, serão realizadas palestras, bate-papos, cursos e orientações sobre prevenção e temas relacionados ao bem estar feminino, como direitos sexuais e reprodutivos, mortalidade materna, planejamento familiar, violência doméstica, entre outros. “As ações de educação em saúde visam alcançar as mulheres de alta vulnerabilidade social. Pretendemos orientar e elucidar sobre a realização de exames e a importância da detecção precoce de doenças. Por falta de conhecimento, preconceito delas ou até dos companheiros, essas mulheres, muitas vezes, deixam de realizar exames cruciais. Queremos chegar até elas, quebrar esses paradigmas e empoderá-las para que cuidem da própria saúde”, detalha Ana Cristina Rodrigues Lima, educadora em saúde da unidade móvel Sesc Saúde Mulher.

Como vai funcionar?
As mulheres interessadas em realizar exames na unidade móvel Sesc Saúde Mulher precisam comparecer presencialmente para a marcação. É preciso apresentar a carteira de identidade, com uma cópia do documento, cartão do SUS e comprovante de residência. O serviço de atendimento funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h . Os resultados ficam prontos em até oito dias e são entregues na unidade de saúde de referência do município, onde será dado o encaminhamento necessário, como consultas ou outros exames.

Primeira parada: São Gonçalo
A Unidade Sesc Saúde da Mulher ficará em frente à Unidade Sesc de São Gonçalo, na Avenida Presidente Kennedy,755, Centro.



Os agendamentos para exames serão feitos no local, no próprio dia 24. Será dada apenas uma senha por pessoa. Para marcações posteriores é preciso consultar os profissionais e atendentes presentes no local à ocasião e checar ainda existe disponibilidade de horário.

Estrutura e atendimento
A unidade móvel Sesc Saúde Mulher tem estrutura montada em um caminhão projetado para atendimentos em saúde. As instalações abrigam duas salas de atendimento, uma delas equipada com aparelhagem de última geração para realização de mamografia e outra destinada à anamnese e coleta de material para preventivo. O banheiro é adaptado para portadores de necessidades especiais. Do lado de fora da unidade, uma tenda com espaço multimídia ficará montada e será destinada às ações em saúde, funcionamento da recepção e sala de espera.


Roteiro
Para saber o percurso do Sesc Saúde Mulher, as localidades e datas de onde ela estará estacionada, acompanhe a nossa área de notícias e o nosso Facebook.


SERVIÇO:
Sesc Saúde Mulher

24/11 – a partir de 9h

Inauguração
Marcação de exames, aferição de pressão, dosagem de glicose e oficina de lenços
Local: Sesc São Gonçalo
Endereço: na Avenida Presidente Kennedy,755, Centro. 

De 25/11/15 a fevereiro de 2016

Exames disponíveis: mamografia e preventivo
Atendimento e marcação de exames: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h 
Documentação necessária: carteira de identidade, com uma cópia do documento, cartão do SUS e comprovante de residência
Gratuito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr