Pular para o conteúdo principal

Mulheres e sociedade. Por Isabela Niella.

Por: Isabela Niella. Curta nossa fanpage: Apogeu do Abismo. #apogeudoabismo

Não entendo o porquê da sociedade insistir em querer determinar o papel da mulher. Mudam-se as gerações, mas a imposição se mantém.  Se no início dos tempos o papel era apenas procriar e satisfazer os homens, passando a donas de casas exemplares, hoje todas têm obrigação de ter uma profissão. Se uma mulher diz que seu sonho é ser mãe e ter um lar para cuidar, toda uma sociedade revoltada e cheia de razão escandaliza-se e protesta nas redes sociais.
Antes mesmo de sermos mulheres, somos seres individuais e com necessidades diferentes. O que cabe a mim, necessariamente não terá importância para outra pessoa. Quando vim morar no Rio de Janeiro pela segunda vez, conheci uma colega de trabalho que se tornou uma grande amiga. Ela, uma ótima profissional, estava terminando a faculdade, mas como o trabalho a atrapalhava, se demitiu (corajosa) e dedicou-se a concluir o curso. Nesse meio tempo, conheceu o homem que veio a tornar-se seu esposo. Hoje, formada, ela resolveu se dedicar ao lar por estar gostando de passar por essa experiência. Confesso que eu mesma rejeitei essa ideia dela por ter visto todo seu esforço em se formar, mas percebi que ela é feliz desse jeito. E mais, se ela quiser voltar a trabalhar, mudar de profissão ou largar tudo de novo terá meu apoio, contanto que essas mudanças a satisfaçam. Não é por que fizemos uma escolha que não podemos mudar de opinião. Estar em movimento, mudar de ideia, ter novas aspirações faz parte da essência de todo ser humano. Somos seres vivos na constante busca pela felicidade e não será a sociedade que determinará se serei uma dona de casa recatada ou uma profissional.  
Cada um deve se dar a oportunidade de buscar dentro de si aquilo que o fará feliz. Sabemos que algumas vezes precisamos primeiro fazer aquilo que é necessário para nossa sobrevivência e da nossa família, para um dia podermos realizar nossos sonhos e que ás vezes essa nossa possível felicidade vai se tornando algo distante, mas isso não significa que não podemos ser felizes com o que temos hoje. Se formos capazes de ser agradecidos pelo que somos e temos, poderemos assim, conquistar uma vida equilibrada, até que mais tarde, novas oportunidades surjam para realizarmos nossos sonhos ou até mesmo, novos sonhos surgirão.
Recentemente me perguntaram qual era meu grande sonho e eu não soube responder. Outra amiga minha puxou-me as orelhas dizendo que todos precisamos ter sonhos, sem eles vivemos mecanicamente. E eu, então, resolvi fazer um esforço para reativá-los.  Por conta da dureza da vida e da rotina, colocamos nossos sonhos para dormir e os esquecemos, mas devemos ficar atentos, pois, as oportunidades surgem e se as deixamos escapar teremos que conviver com o sentimento de frustração e desgosto.
Mulheres, homens, todos temos o direito de escolha, somos seres livres e capazes, basta que acreditemos. O que não podemos é viver comandados por uma sociedade que quer determinar qual seu estilo de roupa, música, livro, qual profissão (ou não) deveremos ter. Para isso, basta que aprendamos a conhecer a nós mesmos, refletindo sobre nossas capacidades e nossas limitações, buscando nos aprimorar como pessoas, lapidando nossas almas. Não é fácil, mas também não é impossível. Essa é nossa missão aqui na Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr