Pular para o conteúdo principal

Neve Negra: um ótimo filme resultante da parceria Espanha-Argentina.

Neve Negra (Nieve Negra) é um surpreendente thriller de suspense hispânico-argentino, dirigido por Martín Hodara e com grandes nomes do cinema argentino como Ricardo Darín, Federico Luppi, Leonardo Sbaraglia e outros. O destaque espanhol fica por conta da linda e talentosa Laia Costa, do ator Mikel Iglesias que vive um Salvador adolescente e da jovem e talentosa Liah O'Prey cujo papel é o da jovem Sabrina, além de Iván Luengo que dá vida ao menino Juan, responsável pelo ponto de partida da trama.
O roteiro tem como base o reencontro de irmãos após o falecimento do pai. Um dos irmãos, Marcos (interpretado por Leonardo Sbaraglia) sai da Espanha e retorna à Argentina para tentar vender uma grande área que pertencia ao pai. Para isso, ele e sua esposa Laura (Laia Costa) terão que convencer o quase ermitão Salvador (Ricardo Darín) a concordar com essa venda. O valor surpreendentemente alto, 9 milhões de dólares, é um atrativo para qualquer um, porém Salvador é irredutível em sua decisão de não vender e permanecer na propriedade, apesar do clima inóspito e do isolamento do local.
Entretanto, o que parecia apenas um impasse entre irmãos por causa de uma herança, acaba ganhando ares de um drama muito bem concebido. Por que? Simples. O roteirista conseguiu tecer uma história que fala sobre a maldade humana, das consequências dos atos, o peso da mentira e, tecnicamente, trabalha o uso do flashback perfeitamente. Logo de início vimos um menino, Juan (Iván Luengo) ser morto. Quem o matou e os motivos são perguntas que o espectador levará toda a película para descobrir, porém adianto que vale cada segundo de espera. Antes de prosseguir, vamos a um rápido trailer para dar mais ênfase ao que diremos depois.

Neve Negra tem certas nuances que o tornam um filme memorável. A escolha de um elenco adolescente e infantil muito competente, somado à presença de um pai quase ditador interpretado por Andres Herrera, fazem com que o mistério por trás do passado da família permeie toda a trama e nos deixe sempre na dúvida sobre o que ocorreu. Isso ganha força com a teimosia de Salvador que não cede sequer ao apelo financeiro da venda da propriedade. Algo o prende àquele local e isso só piora as coisas entre ele e Marcos. Tudo isso é acompanhado de perto por Laura que não consegue entender a complexidade por trás de tal atitude.
No decorrer da narrativa, o espectador se deparará com revelações que aparecem gradualmente, fato que comprova a eficácia do script e da direção, muita tensão e um final que chocará pela crueza da realidade. Não há pretensão de impor lições de moral ao público. De forma simples e direta, o que se vê é a correlação entre erros e medo. Vocês irão se questionar acerca das motivações de cada um dos personagens e chegarão a conclusões que só ressaltam o quanto a índole humana é mesquinha. Vamos acrescentar a isso as belas locações, a trilha sonora que dá força ao clima de suspense e interpretações ótimas.

Usar desenhos da irmã de Marcos como recurso de narração foi uma tirada sensacional. Outro recurso perfeito está na transição entre as cenas do passado e do presente, isso comprova o apuro da direção e das equipes de apoio para transformar o que poderia ser mais uma "Sessão da Tarde" em uma obra de inquestionável qualidade, fluente e tomada pela tensão nervosa e suspense.
Esse filme poderia ter como subtítulo "crime e castigo", ainda que nem sempre o julgamento venha no tempo que queremos. Uma obra à altura do nosso imortal Nelson Rodrigues.
Vingança, ódio, amor, cobiça, passado e presente, ações e suas consequências... tudo isso está embutido de forma correta e competente num filme que merece ser visto. Essa parceria entre Espanha e Argentina deu certo, mas o que mais deu certo é a relação entre espectador e filme, uma simbiose perfeita.
P.S.: o final do filme pode parecer brusco, porém não se deixe enganar. O que você verá é a manifestação humana de malícia e sede de poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr