Pular para o conteúdo principal

A mais bem sucedida fuga de um campo de extermínio é reconstituída no filme Sobibor.

REVIEW EM PORTUGUÊS E INGLÊS (PORTUGUESE AND ENGLISH REVIEW)

O tema da vida (e morte) nos campos de concentração é inesgotável. O motivo para tal afirmação se dá não somente pela curiosidade histórica, mas por causa da forma como obras assim nos reaproximam de duas características da índole humana: a esperança e a maldade.

Sobibor (2018) é uma história que aborda a esperança diante do inevitável confronto com a maldade. O longa é baseado em fatos reais, e tem cenas tão impactantes e cruéis quanto às presentes em A Lista de Schindler.

The theme of life (and death) in concentration camps is inexhaustible. The reason for this is not only because of historical curiosity, but also because of the way such works bring us back to two characteristics of the human nature: hope and evil. 

Sobibor (2018) is a story that addresses hope in the face of the inevitable confrontation with evil. The film is based on real events, and it has scenes as shocking and cruel as those in Schindler's List.

História.

Sobibor foi um campo de concentração real. A forma como recebiam seus  prisioneiros servia para não criar tumulto entre os novos "moradores", visto que a rebelião seria uma possibilidade, caso soubessem o que estaria à frente.
O modus operandi é típico dos mais notórios campos Nazistas. Eles enganavam, simulavam cortesia para ter a cooperação e obediência dos judeus. Tal qual gado, boa parte deles, inclusive crianças, era guiada para o abatedouro.
Não há como ficar alheio aos acontecimentos em tela. São homens, mulheres e crianças submetidos às mais cruéis práticas que possamos imaginar. Mas isso ganha ainda mais impacto quando percebemos que ser mantido vivo é uma tortura, já que parentes e amigos dessas pessoas são mortas diariamente, queimadas e jogadas no ar em forma de fuligem.
Como ter um único segundo de paz? Como manter o ódio longe do coração ao"viver" em um matadouro, ciente de que a sua vez chegará?

History.

Sobibor was a real concentration camp. The way they received their prisoners was to avoid creating a commotion among the new "residents", since a rebellion would be a possibility if they knew what lay ahead. 

The modus operandi is typical of the most notorious Nazi camps. They deceived and simulated courtesy to have the cooperation and obedience of the Jews. Like cattle, a large part of them, including children, were led to the slaughterhouse. 

There is no way to remain oblivious to the events on screen. Men, women and children are subjected to the most cruel practices we can imagine. But this gains even more impact when we realize that being kept alive is torture, since the relatives and friends of these people are killed daily, burned and thrown into the air in the form of soot. 

How to have a single second of peace? How to keep hatred out of your heart when "living" in a slaughterhouse, knowing that your turn will come?

Podridão.

A trama de Sobibor não é voltada a destacar a importância de um indivíduo. No longa, o que fica destacado é o caminho entrelaçado de predadores e presas. Assistir a esse longa é um exercício de reflexão sobre como o mal pode fazer morada no coração dos que detém o poder.
Em consequência, dominadores e dominados convivem em um sutil equilíbrio, este passível de ruptura a qualquer segundo. 

Rot. 

The plot of Sobibor is not focused on highlighting the importance of an individual. In the film, what is highlighted is the intertwined path of predators and prey. Watching this film is an exercise in reflection on how evil can take up residence in the hearts of those in power.

As a result, the dominant and the dominated live together in a subtle balance, which is subject to rupture at any second.

Cenas que incomodarão. 

Sobibor possui cenas fortíssimas. A tortura física é uma constante para os judeus prisioneiros, porém é na tortura psicológica que os nazistas focam. Ver os judeus sofrendo, sentir o temor deles pela morte iminente é algo quase prazeroso para os militares que comandam o campo de concentração.

Para o espectador, cuja alma ainda tenha a mínima compaixão, um ponto desconfortável é assistir os rituais diários de castigo e tortura. Mesmo que saibamos se tratar de um filme, nada nos impede de absorver o impacto emocional da destruição física, mental e espiritual de um povo.

Scenes that will bother you.

Sobibor has very strong scenes. Physical torture is a constant for the Jewish prisoners, but it is psychological torture that the Nazis focus on. Seeing the Jews suffer, feeling their fear of imminent death is almost pleasurable for the military commanders of the concentration camp.

For the viewer, whose soul still has the slightest compassion, a point of discomfort is to watch the daily rituals of punishment and torture. Even though we know it is a movie, nothing prevents us from absorbing the emotional impact of the physical, mental and spiritual destruction of a people.

Baseado em fatos reais.

Mais do que baseado em fatos reais, o filme é baseado no livro escrito pelo líder dos rebelados em Sobibor, Alexander "Sasha" Pechersky (interpretado pelo ator russo Konstantin Khabensky). Outro herói - e o último sobrevivente a falecer - foi Semion Rosenberg, interpretado por Gela Meschi. Ambos aparecem na foto real abaixo.

Based on a true story.

More than just based on a true story, the film is based on the book written by the leader of the Sobibor uprising, Alexander "Sasha" Pechersky (played by Russian actor Konstantin Khabensky). Another hero - and the last survivor to die - was Semion Rosenberg, played by Gela Meschi. Both appear in the real photo below.

Semion Rosenfeld (Esquerda) e Alexander Pechersky (Direita)
Semion Rosenfeld (Esquerda) e Alexander Pechersky (Direita)

Fé.

No decorrer da história é possível ver que em situações extremas - como a dos campos de concentração, cárceres ou mesmo diante da morte – muitos se sustentam apenas por manter o mínimo vínculo com Deus, com a fé.

Judeus foram obrigados a ver seus familiares e amigos sendo mortos em câmaras de gás, torturados, humilhados e queimados em fornos. Eles tinham seus corpos cobertos pelas cinzas de pessoas amadas que, apenas alguns minutos antes, estavam bem e ao seu lado. Não há como imaginar a menor fração dessa dor, da angústia em ter que permanecer vivo, mesmo que o coração já esteja “morto”.

Tenha você, leitor, fé ou não, o fato é que ela foi de vital importância para a continuidade de um povo.

Faith

Throughout history, it is possible to see that in extreme situations - such as in concentration camps, prisons, or even in the face of death - many people are sustained only by maintaining the minimum bond with God, with faith. 

Jews were forced to watch their family and friends being killed in gas chambers, tortured, humiliated, and burned in ovens. Their bodies were covered in the ashes of loved ones who, just a few minutes before, were well and by their side. It is impossible to imagine the smallest fraction of that pain, of the anguish of having to remain alive, even if the heart is already "dead". 

Whether you, reader, have faith or not, the fact is that it was of vital importance for the continuity of a people.

O "povo escolhido”.

O longa nos apresenta muitas cenas cruéis, mas é na perseguição a alguns indivíduos que encontramos as partes mais incômodas. Afinal, matar é um ato extremo que encerra a dor e o sofrimento, ao passo que a tortura e a perseguição garantem a diversão dos nazistas.

O oficial comandante do campo de concentração, interpretado pelo eterno Highlander, Christopher Lambert, é um claro exemplo de indivíduo que sente prazer ao impor o terror aos prisioneiros, mas ele também tem traços de problemas advindos da infância, algo que obviamente não justifica seu sadismo.

Para dar clareza ao subtítulo acima, o "povo escolhido” a que me refiro são os indivíduos que passam a figurar na lista de alvos mais previsíveis dos nazistas. Alguns ganham o ódio de forma gratuita, mas há também aqueles que passam a sofrer uma perseguição maior por causa de sua resistência ao cárcere. Para os alemães, um judeu forte o suficiente para passar por todas as agruras era, em essência, um exemplo aos demais, um incentivo à luta, ainda que seja apenas a luta interna.

The "Chosen People".

The film presents us with many cruel scenes, but it is in the persecution of some individuals that we find the most uncomfortable parts. After all, killing is an extreme act that ends pain and suffering, while torture and persecution guarantee the Nazis' fun.

The camp commandant, played by the eternal Highlander, Christopher Lambert, is a clear example of an individual who enjoys imposing terror on the prisoners, but he also has traces of childhood problems, something that obviously does not justify his sadism. 

To clarify the subtitle above, the "chosen people" I am referring to are the individuals who begin to appear on the Nazis' most predictable target list. Some gain hatred for free, but there are also those who suffer greater persecution because of their resistance to prison. For the Germans, a Jew strong enough to go through all the hardships was, in essence, an example to others, an incentive to fight, even if it is only the internal fight.

Cavalos.

Vou falar pouco sobre essa funesta passagem em Sobibor, mas é preciso deixar claro que ela é uma das mais tensas e cruéis que já vi em uma obra sobre o nazismo. Claro que temos incontáveis relatos sobre o nível da maldade e do descaso pela vida que boa parte dos nazistas mostraram, porém essa obra mostra um ponto que transita entre o ódio e nojo por um povo. Não há uma mínima dose de compaixão nos alemães pelos judeus. A única coisa que podemos perceber é a vontade de matar por diversão e sadismo.

Horses.

I will say very little about this fateful passage in Sobibor, but it is important to make it clear that it is one of the most tense and cruel things I have seen in any work about Nazism. Of course, we have countless accounts of the level of wickedness and disregard for life that many Nazis showed, but this work shows a point that oscillates between hatred and disgust for a people. There is not the slightest bit of compassion in the Germans for the Jews. The only thing we can perceive is the desire to kill for fun and sadism.

Líderes.

Em situações extremas é comum o surgimento de lideranças. Homens e mulheres passam a guiar seus iguais, já que é da índole humana a busca por alguém que esteja à frente dos conflitos. Entretanto, infelizmente, os líderes judeus em um campo de concentração poderiam ser alvos de seus próprios irmãos.

Líderes podem conduzir o povo e mantê-lo coeso. Também podem ser os fios condutores de uma rebelião, mas o fato é que dificilmente esses indivíduos passam despercebidos pelos seus algozes.

Desta forma, uma vez identificados, os nazistas criaram um método para desestimular o surgimentos dessas lideranças: ao invés de puni-los, o castigo (inclusive a execução) era direcionado ao grupo, o que colocaria sobre seus ombros um pesado fardo.

Leaders. 

In extreme situations, it is common for leaders to emerge. Men and women take on the role of guiding their peers, as it is in human nature to seek someone to lead in times of conflict. However, unfortunately, Jewish leaders in a concentration camp could be targeted by their own brothers. 

Leaders can guide the people and keep them united. They can also be the driving force behind a rebellion, but the fact is that these individuals are rarely unnoticed by their tormentors. 

Thus, once identified, the Nazis created a method to discourage the emergence of these leaders: instead of punishing them, the punishment (including execution) was directed at the group, which would place a heavy burden on their shoulders.

Fidelidade histórica.

A essência dos fatos apresentados no filme é condizente com os fatos históricos. Entretanto, a idealização de algumas personagens tem a óbvia função de emocionar os espectadores. 

Apesar de um relativo apuro histórico, a principal função de uma obra deste porte é, indubitavelmente, incentivar que o público busque mais informações sobre o fato histórico. Muito mais do que o simples entretenimento, Sobibor é um filme cuja missão é manter acesa a chama do combate a todos os regimes totalitários e voltados a eliminar as "ameaças". 

Para que compreendam o mal que esse campo representou, aproximadamente 167 mil homens, mulheres e crianças foram assassinados em Sobibor. Dos pouco mais de 300 fugitivos, 100 foram recuperados e assassinados com os outros 300 que não conseguiram fugir. Ao longo do tempo, praticamente todos os fugitivos foram capturados e executados, enquanto só uns poucos obtiveram sucesso na fuga, tendo alguns retornado a compor o exército russo. 

Historical Accuracy 

The essence of the facts presented in the film is consistent with historical facts. However, the idealization of some characters has the obvious function of moving the spectators. 

Despite a certain historical accuracy, the main function of a work of this magnitude is undoubtedly to encourage the public to seek more information about the historical fact. Much more than simple entertainment, Sobibor is a film whose mission is to keep the flame of the fight against all totalitarian regimes and those aimed at eliminating "threats" alive. 

To understand the evil that this camp represented, approximately 167,000 men, women and children were murdered in Sobibor. Of the just over 300 fugitives, 100 were recovered and killed with the other 300 who could not escape. Over time, practically all the fugitives were captured and executed, while only a few succeeded in escaping, some of whom returned to the Russian army.

Elenco.

O elenco conta com uma variedade de nacionalidades, incluindo russos, poloneses, austríacos e lituanos. Suas origens trazem mais veracidade às interpretações que, via de regra, são convincente e marcantes. Destaque para o imortal Highlander, Christopher Lambert, cuja interpretação dá vida ao sádico e louco comandante de Sobibor, Karl Frenzel.  

Mas fiquem atentos aos demais integrantes do filme. São muitos os que ganham destaque e pertinência, indo além da óbvia aparição prevista em roteiro. 

Cast 

The cast of Sobibor is made up of a variety of nationalities, including Russians, Poles, Austrians, and Lithuanians. Their origins lend more verisimilitude to the performances, which are, by and large, convincing and memorable. Special mention goes to the immortal Highlander, Christopher Lambert, whose performance gives life to the sadistic and insane commander of Sobibor, Karl Frenzel. 

But be sure to pay attention to the other members of the film. There are many who stand out and are relevant, going beyond the obvious appearance foreseen in the script.

Direção.

Dirigido por Konstantin Khabenskiy, Sobibor destaca-se pela carga emotiva e as atuações que já apontei como muito fortes. Konstantin soube conduzir seu elenco de forma a trazer ao público o que há de pior daquele que é considerado como um dos mais violentos e cruéis períodos da História. 

De forma simplista, o diretor conseguiu obter atuações marcantes, ainda que o elenco seja quase que desconhecido do grande público ocidental. Como resultado das ótimas interpretações, do bom roteiro e da direção, Sobibor foi um dos filmes que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2019, vencido pelo longa-metragem Roma.

Direction 

Directed by Konstantin Khabenskiy, Sobibor stands out for its emotional charge and the performances that I have already pointed out as very strong. Konstantin was able to lead his cast in a way that brought to the public the worst of what is considered one of the most violent and cruel periods in history. 

In a simplistic way, the director managed to obtain striking performances, even though the cast is almost unknown to the general Western public. As a result of the great interpretations, the good script and the direction, Sobibor was one of the films that competed for the Oscar for Best Foreign Film in 2019, won by the feature film Roma.

Depoimentos.

Há diversos vídeos na web com depoimentos de sobreviventes de Sobibor. Em sua essência, eles servem para corroborar o conteúdo do livro escrito por Alexander Pechersky.

Certamente esses documentários ampliam o que foi mostrado no filme. Com essa amplitude de horizonte, fica mais fácil (porém não menos doloroso) vislumbrar uma ínfima parcela dos horrores praticados em nome da limpeza étnica, ciência e a famigerada supremacia racial.

Testimonies 

There are many videos on the web with testimonies from survivors of Sobibor. In their essence, they serve to corroborate the content of the book written by Alexander Pechersky. 

Certainly these documentaries expand on what was shown in the film. With this breadth of horizon, it becomes easier (but no less painful) to glimpse a tiny fraction of the horrors committed in the name of ethnic cleansing, science and the infamous racial supremacy.

Conclusão.

O longa-metragem é uma reconstituição dos momentos que antecederam a famosa fuga do campo de extermínio de Sobibor. Óbvio que há um tom emotivo em toda a obra, fato mais do que justificado pela dramaticidade dos acontecimentos reais. Mas é claro que o filme não é apenas uma produção voltada a emocionar. Em toda a trama é possível identificar a busca para destacar a força de vontade dos judeus para sobreviver, assim como é ponto indissociável do filme a caracterização dos alemães que oscila entre os mais radicais e fanáticos até os que tem uma "justificativa" para seus atos. 

Sendo justo, Sobibor tem uma vertente de alerta, visto que ao vermos a reconstituição de atos brutais, covartável em várias passagens. Não cabe comparação, mas A Lista de Schindler tem um tom dramático mais velado, ao passo que Sobibor opta por destacar o sofrimento do povo judeu, tal como se realmente fôssemos espectadores das atrocidades praticadas. Há diversas partes em que o estômago do espectador mais sensível ou suscetível às emoções irá embrulhar. Isso, porém, é resultado de uma história que cativa o espectador e o conduz pelos meandros de uma das instalações mais nefastas da história da humanidade.

Em suma, Sobibor é destinado para um público mais forte emocionalmente. Indivíduos com problemas comportamentais, psicológicos ou algo similar terão, inevitavelmente, uma absorção maior de cada uma das vidas (e mortes) retratadas. Ainda assim, não resta dúvida de que este é um filme que merece ser visto.

Conclusion

The feature film is a reconstruction of the moments leading up to the famous escape from the Sobibor extermination camp. Obviously, there is an emotional tone throughout the work, a fact more than justified by the dramaticity of the real events. But of course, the film is not just a production designed to move people. Throughout the plot, it is possible to identify the search to highlight the willpower of the Jews to survive, as well as the characterization of the Germans who oscillate between the most radical and fanatical to those who have a "justification" for their actions. 

Being fair, Sobibor has a warning aspect, since when we see the reconstruction of brutal, cowardly acts in several passages. There is no comparison, but Schindler's List has a more veiled dramatic tone, while Sobibor opts to highlight the suffering of the Jewish people, as if we were really spectators of the atrocities committed. There are several parts in which the stomach of the most sensitive or emotionally susceptible viewer will curl up. However, this is the result of a story that captivates the viewer and leads him through the ins and outs of one of the most nefarious facilities in human history. 

In short, Sobibor is intended for an emotionally stronger audience. Individuals with behavioral, psychological or similar problems will inevitably have a greater absorption of each of the lives (and deaths) portrayed. Still, there is no doubt that this is a film that deserves to be seen.


Comentários

  1. Eu não tive coragem de ver a Lista de Schindler.... Acredito na importância de filmes como esses que são um grande alerta para a humanidade, mas não consigo assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É compreensível. Filmes com este teor impactante são fortes para a maioria dos espectadores, porém indispensáveis para ampliar a compreensão dos fatos e, claro, importantes para a busca da História.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

A sensualidade das princisas da Disney em lingeries.

Uma seleção com as belas princesas da Disney, porém de uma forma que nem os príncipes viram. Sensualidade e criatividade a toda prova. O artista que desenvolveu e concebeu estas versões tem seus trabalhos expostos no Deviantart. Confiram outros trabalhos clicando aqui . Franz says : definitivamente, não há nada mais belo no universo do que uma mulher usando lingerie... Sensual até no desenho.