Pular para o conteúdo principal

Inclusão Social: obras de arte para cegos


Nascimento de Vênus - original
O Museu Tátil Grego (em Athenas) existe desde 1984. Ele tem como principal característica dar acesso para as pessoas com deficiência visual às obras de arte clássicas. Usando cópias de obras de arte, o museu permite que seus visitantes toquem-nas, descobrindo as nuances que, para os cegos, antes eram inacessíveis. 
Um empreendimento de tal porte é algo raro. Apenas cinco museus em todo o mundo possuem um acervo similar. Artefatos religiosos, vasos, estátuas e esculturas ficam à disposição dos visitantes para que através do tato, descubram o quanto a arte pode ser bela.
Crianças entre 6 e 12 anos, cegas ou não, são convidadas a tocar as obras e, pelo tato, conceituar o que sentem. Máscaras são disponibilizadas para os que enxergam normalmente, fazendo com que estes tenham uma breve noção do universo dos que foram privados da visão. É uma experiência diferente e inesquecível. 
Nascimento de Vênus - relevo
Na Itália, em Florença, a obra de arte “O nascimento de Vênus” de Botticelli é mostrada em uma nova versão. A pintura está disponível em alto-relevo, feita em uma resina especial, na galeria Uffizi. A beleza da pintura foi transposta rigorosamente para a textura, dando a oportunidade aos deficientes visuais de "ver" os motivos que levaram esta obra a ser considerada um clássico da pintura Renascentista.
Apesar de ter dimensões menores, "O nascimento de Vênus" não perde em expressão à obra original.
“Isso parece um sonho. Além da alta qualidade do produto, agradecemos este gesto, que basicamente é uma forma de criar uma sociedade que nos inclui”, disse animado o presidente da União Italiana Cegos de Florença, Antonio Quatraro. Quatraro disse que o sonho tornou-se realidade, pois permite que milhares de pessoas como ele que não enxergam, toquem a ‘Vênus’.
A Galeria Uffizi disponibiliza outros trabalhos em relevo e Braille. A experiência tátil de Florença será estendida para outros museus na Itália.
Só quem já viu um deficiente visual curtindo a descoberta de uma imagem pelo tato, pode descrever a  alegria do momento. Lucas Radaelli é um exemplo disso quando, em uma visita ao escritório do Jovem Nerd, teve acesso aos pôsteres de filmes em 3D - Tubarão, O poderoso Chefão, Rocky etc - e ampliou a percepção daquilo que ele apenas tinha imaginado por comentários de outras pessoas. Fantástico. Acesse este link do YouTube e veja como foi: Nerd Office S02E18.
Esta iniciativa tem que ser aplicada aqui também em nosso país. Ajude a divulgar esta notícia. É hora de "abrir os olhos" das pessoas que realmente têm poder para melhorar o padrão de vida dos deficientes visuais.

fontes: Museu de Athenas e Deficiente Ciente

Comentários

  1. A matéria ficou ótima e a idéia deveria ser usada também por aqui. O vídeo com o Lucas e sua forma de conhecer os quadros em 3D é muito legal. ;)

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, brother. Aproveite e acesse o canal do Jovem Nerd (NerdOffice) para conhecer mais desta galera show de bola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.