Pular para o conteúdo principal

Os menores livros do mundo


O livro com várias versões do Pai Nosso
A Bienal do Livro de Alagoas trouxe uma mostra dos ditos “menores livros do mundo”. Em parte, isso é verdade. Eles são os menores livros do mundo comercializados. Os livrinhos são oriundos do Peru e já fazem sucesso há muito tempo, apesar do preço similar a um livro de tamanho normal com preço médio de R$ 22,00.
 Os livros abordam temas e autores variados e possuem o texto na íntegra. Com capa dura e impressão impecável, eles são um item para colecionador nenhum reclamar. Entre os mais famosos e vendidos temos: Alice no país das maravilhas, o Evangelho segundo o Espiritismo, Sonhos de uma noite de verão, Dom Casmurro, Iracema, Dom Quixote de La Mancha (em 2 volumes), Fábulas de Esopo, Pinóquio, entre outros.
Para os mais aficionados ainda há uma estante para armazenar os livros miniaturas.
Por algum tempo o  menor livro do mundo foi um com o Pai Nosso em diversas línguas, tendo apenas 5 mm (isto mesmo, milímetros).
O verdadeiro menor livro do mundo
Mas o verdadeiro detentor do título de menor livro do mundo tem as dimensões de 2,4 x 2,9 mm. O livro é tão pequeno que cabe facilmente em uma moeda de 1 centavo.
Creio que os livros peruanos (impressos pela Ciex) merecem o título de menores livros do mundo por possuírem o conteúdo total de uma obra e ser possível lê-los sem o uso de lupa.
Abaixo, uma pequena descrição de um dos livros em miniatura da Ciex:

Ficha Técnica: Mini livro, em português, capa dura com acabamento artesanal, com 440 paginas, com marcador de página, texto integral e é 100% legível.
Dimensões: 5 x 6 x 2 cm
É um presente ideal para quem ama a leitura ou para o simples colecionador. 

 

Comentários

  1. Sou apaixonada por estes livros ,tenho um Lord Prayer que contém o pai nosso escrito em 7 línguas.

    ResponderExcluir
  2. Ainda terei muitos desses em minha biblioteca. Amo o trabalho em cada um e são, certamente, obras de arte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a