{lang: 'en-US'}

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Arquivos Genghis Khan - Parte III




Finalizando a série em três partes sobre o imperador e conquistador mongol Genghis Khan, apresentarei a vocês o escritor de romances históricos (obras ficcionais com embasamento em material histórico) Conn Iggulden. Conn já obteve grande sucesso com a quadrilogia "O Imperador", onde relata episódios da vida de Júlio César, o chefe militar e político da antiga Roma que obteve grandes sucessos em campanhas de guerra e também ficou gravado na história como o amante de Cleópatra, rainha egípcia que lhe deu um filho.
Mas seu trabalho mais longo é a série sobre Genghis Khan. Com cinco livros publicados na Inglaterra (no Brasil ainda dispomos apenas de quatro livros da série publicados), Conn Iggulden ganhou notoriedade e tornou-se respeitado no meio literário por seu afinco nas pesquisas para os livros que escreve. Tanto na série "O Imperador" quanto na "O Conquistador", ele provou a seriedade de seu trabalho, mesmo não sendo um historiador.
O detalhamento e a narrativa de suas obras levaram muitos a compará-lo a Bernard Cornwell, outro escritor de romances históricos que, aliás, é amigo pessoal de Conn e um grande incentivador de sua obra.
Veja abaixo a descrição de seus livros sobre Genghis Khan, suas conquistas e a sequência de seu Império após morte.


Livro 1 - O lobo das planícies: Temujin tinha apenas 11 anos quando seu pai foi morto. Filho do líder da tribo, o menino foi então abandonado, e começou a vagar pelas planícies. Em pouco tempo, Temujin dominava o arco-e-flecha, demonstrando grande habilidade com armas. Reunindo outros excluídos como ele, logo dominaria diversas tribos. A grande jornada apenas começava, um novo imperador estava nascendo: Gêngis Khan. O lobo das planícies é o primeiro volume da série O Conquistador, que recria a saga do imperador mongol Gêngis Khan e de seus descendentes.


Livro 2 -  Os senhores do Arco: O grande Khan nasceu nas planícies da Ásia Central para unir as tribos mongóis divididas pela guerra. O maior dos guerreiros deseja criar uma nova nação nas planícies e montanhas da Mongólia. E contará com seus irmãos Kachiun e Khasar e seus valentes e disciplinados guerreiros para conquistar as ricas cidades do império Jin.
Para atingir seus objetivos, ele precisa destruir o antigo inimigo, que manteve seu povo dividido, atacar suas fortalezas e cidades muradas e encontrar uma maneira de combatê-lo, enquanto lida com seus generais indomáveis, irmãos ambiciosos e os filhos crescendo.



Livro 3 - Os ossos das colinas: Gêngis uniu as tribos rivais, tornando-as uma nação, e liderou seus exércitos contra seus mais antigos inimigos. Agora, ao oeste das planícies da Mongólia, seus emissários são mortos e suas tentativas de negociação, repelidas. Assim, ele envia suas forças em várias direções, nomeando seus filhos e irmãos como generais. A descoberta de novos territórios, a cobrança de tributos dos povos conquistados e a devastação das cidades que ousam resistir fazem parte da política para minimizar as rivalidades entre os herdeiros e escolher entre eles aquele que será seu sucessor.


 Livro 4 - Império da prata: Após a morte do grande líder Gengis Khan, seus herdeiros batalham entre si, por intrigas ou confrontos diretos, para decidir quem será seu sucessor. Seu filho Odegai é quem sai na frente nesta disputa, construindo uma nova capital para o império mongol. Em meio a isso, o habilidoso general Tsubodai, homem de confiança de Gengis Khan e Odegai, marcha para a Europa cruzando a Rússia, disposto a invadir e conquistar a França Medieval.
Com um exército desorganizado e sem um líder forte, parece que a queda do reino francês é inevitável. Porém Tsudobai, em seu momento de glória, terá que fazer escolhas mais difíceis do que esperava.

 
Livro 5 - O Conquistador (provável título): Conquistador (ainda não lançado no Brasil) conta a história de Kublai Khan - um homem extraordinário que deve ser lembrado ao lado de Júlio César, Alexandre, o Grande e Napoleão Bonaparte como um dos maiores líderes do mundo já conheceu.
Deveria ter sido uma época de ouro, com um império de vastas terras conquistado pelo poderoso Gengis Khan. Em vez disso, a imensa nação Mongol está lentamente perdendo terreno, engolida por seus inimigos mais antigos. Uma nova geração surgiu, mas a longa sombra do Grande Khan ainda paira sobre todos eles...

Os sonhos de um império que se estende de mar a mar permanecem. Mas, para construí-lo, o novo khan deve primeiro aprender a arte da guerra. Deve tomar guerreiros de sua nação até os confins do mundo conhecido. E quando o cansaço o abater, quando for ferido, ele terá que enfrentar seus próprios irmãos na sangrenta guerra civil.

Li e recomendo os três primeiros livros da série. A trama é extremamente bem elaborada e tem base histórica, apesar das inclusões ficcionais para dar maior credibilidade à narrativa. O quarto livro da série foi lançado recentemente em nosso território e, por enquanto, não há previsão para o lançamento do quinto e último volume sobre a vida de Genghis Khan e seus ascendentes.

Para complementar, acessem O Nerd Escritor e saibam um pouco mais sobre a passagem de Conn Iggulden na Bienal de 2010 em São Paulo, onde fiz algumas perguntas ao autor e, como todo bom fã, consegui o autógrafo em um de seus livros.
Conn e Franz - Bienal 2010

“Uma história brilhante. Eu queria tê-la escrito. Uma leitura maravilhosa.”  - sobre a série "O Imperador".
— Bernard Cornwell

 Aos que leram as três partes sobre este mito da História, deixo meus sinceros agradecimentos. Caso tenha ocorrido algum erro ou incoerência, contatem-me por e-mail ou twitter.
Abraços.
Franz.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário