Pular para o conteúdo principal

Autores que morreram e seus legados que continuaram

Escritor Douglas Adams morreu em 2001, mas sua série “O Mochileiro das Galáxias” ganha mais um capítulo; veja outros exemplos
Eoin Colfer
Publicado originalmente em 1979, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do autor britânico Douglas Adams, tornou-se um cult ao desenrolar uma história de ficção científica sem poupar doses de humor. Cinco livros da série foram publicados até 1991.
Adams morreu aos 49 anos, em 2001 (vítima de um infarto). A sua morte não significou o fim da saga. “E Tem Outra Coisa…”, o sexto volume de “O Mochileiro das Galáxias”, acaba de ser lançado no Brasil pelas editoras Arqueiro e Galera.
Douglas Adams
O irlandês Eoin Colfer ganhou a permissão dos herdeiros de Adams para escrever “E Tem Outra Coisa…” e, assim, dar continuidade às aventuras de Arthur Dent pelo universo.
Inicialmente, a ideia de Colfer foi tratada com ceticismo. Mas a tarefa deu certo, e o livro recebeu críticas entusiasmadas de críticos de jornais como os britânicos “Guardian” e “Times”.
Dar continuidade à obra de um autor morto pode ser considerado uma heresia literária, mas não é algo tão incomum.
Com o sucesso da trilogia “O Senhor dos Anéis” nos cinemas, o interesse pelos livros do autor de fantasia JRR Tolkien cresceu. Porém, nem todas as obras publicadas foram escritas exclusivamente por ele.
Christopher Tolkien
Seu terceiro filho, o editor Christopher Tolkien, foi o responsável por concluir alguns trabalhos inacabados do pai, como a coletânea mitológica “O Silmarillion”, lançada em 1977, e mais recentemente “Os Filhos de Húrin”, de 2007. Neste último, o trabalho de Christopher foi baseado em um argumento criado por Tolkien em 1914.
Outro escritor que pode ter a obra continuada após sua morte é o sueco Stieg Larsson, autor da série “Millennium”. O sucesso dos livros, em especial “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, que ganha em 2012 sua segunda versão para o cinema, serviram de estímulo para que a mulher de Larsson, Eva Gabrielsson, declarasse querer publicar uma quarta parte.
Stieg Larsson
De acordo com Eva, Larsson deixou 200 páginas escritas dessa quarta parte antes de morrer, em 2004. Porém, ela e alguns familiares do autor, que ainda não se entenderam sobre os direitos legais de suas obras, não sabem se o trabalho será publicado ou finalizado.
A viúva do escritor português José Saramago, Pilar del Río, anunciou que em 2012 o romance inacabado “Alabardas, alabardas! Espingardas, espingardas!”, deixado pelo Nobel, será publicado da maneira como está.

Leia mais acessando Livros e Pessoas


Comentários

  1. Hum, não sei qual minha opinião a respeito disso =/

    Acho normal criar extras após a morte do autor, é até uma homenagem, mas uma continuação.. sei não.

    http://amorporclassico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Admiro as obras feitas por fãs e respeito o desejo dos leitores de ter as "vidas" de seus personagens continuadas. Mas alguns tentam se aproveitar da lacuna criada pela morte de um autor para, em função de seu sucesso, publicar algo similar ou um material que o escritor não gostaria de ver publicado quando vivo, o que parece ser um ato de desrespeito.
    No caso de Douglas Adams, o que contou foi a legião de fãs do autor, ou melhor dizendo, da série e dos personagens. Os inúmeros órfãos estavam saudosos de seus heróis preferidos e escolheram Eoin Colfer para dar vida novamente a quem eles amam. O tempo dirá se eles estavam corretos...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr