Pular para o conteúdo principal

Resenha do longa de animação “Batman – Ano Um”


Animação respeita o fã da HQ original


As informações abaixo não são Spoillers, leia sem medo.

Cheguei a pensar que este seria mais um longa que por ser baseado em uma HQ, onde o fato de muitos fãs já conhecerem a trama, provocaria nos produtores uma reação de despreocupação com o produto final. Explico. Há desenhos animados em longa ou curta-metragem que se baseiam em quadrinhos. Fruto ou não da pouca imaginação dos roteiristas, o fato é que as adaptações são uma realidade cada vez mais presente, principalmente a partir da década de 1990. Algumas adaptações – não apenas de 90 em diante – trazem um conteúdo agradável para o fã, para os que desconheciam o trabalho e também para os especialistas neste tipo de produção. Obras como “A bela e a fera”, “Alladin” e “Aeon Flux”, baseadas em fábulas, histórias de outros povos ou quadrinhos são grandes transposições de seu formato original para a animação. Outras produções como “Avatar, o último dobrador de ar”, “Coragem, o cão covarde” e outras mais são resultado direto da vontade de criar algo inovador e interessante para todas as faixas etárias. 

“Batman – Ano Um” não pode pecar. A história é bastante popular e, entre os fãs do Morcego, está no mesmo patamar que “A piada mortal”, “Asilo Arkham” e “O Cavaleiro das Trevas”. David Mazzuchelli ilustrou magnificamente as idéias que Frank Miller – como roteirista – expôs. O resultado é uma expansão no passado do Batman, mostrando as dificuldades e dilemas do jovem Bruce Wayne para se tornar o mais ameaçador combatente do crime. Os primeiros dias do Morcego são realmente muito complicados.

E é isso que vemos no longa-metragem animado. Wayne ainda é um jovem atormentado pelo desejo de combater o crime, ainda sofre com a perda dos pais. Mesmo sendo um combatente preparado anos a fio para a guerra, sua inexperiência o coloca em péssimas situações.

Paralelamente a isto, acompanhamos o tenente Gordon, transferido há pouco tempo para a polícia de Gotham. Um agravante: sua esposa está grávida. Outro agravante: sua honestidade não é compatível com a realidade policial que encontra.

A animação está fiel aos quadrinhos. A transposição da nona arte para o desenho animado não destrói o que Miller e Mazzucchelli construíram. A violência permanece, mas não gratuitamente, apenas para nos mostrar o quanto uma grande metrópole (em qualquer lugar do mundo) pode ser cruel e impiedosa. 

As dúvidas e temores de dois combatentes do crime – Wayne e Gordon – são relatados de forma convincente e não irão decepcionar os fãs da HQ. De igual forma, os que ainda não conhecem a obra original irão findar a animação com vontade de ler e ver uma das histórias em quadrinhos mais influentes na mitologia do Cavaleiro das Trevas.

Considere que a HQ recebeu um complemento ao ser animada, propiciando uma outra visão aos fãs de "Ano Um".
Contudo, não vá esperar algo inovador visualmente ou com um roteiro revolucionário. A revolução que “Batman – Ano Um” fez já está presente em quase todas as produções posteriores à HQ. Um grande influenciado por esta história e suas ilustrações foi Christopher Nolan em “Batman Begins” e, além do que já citei, isso já basta para mim.

Franz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr