Pular para o conteúdo principal

Apresento-lhes Cyril Pedrosa e a HQ "Três Sombras"

Fonte: Companhia das Letras

O que você lerá abaixo é um "depoimento" de Cyril Pedrosa à Companhia das Letras. Para os que não o conhecem ainda, eis uma breve explicação sobre quem é o desenhista: 

Cyril Pedrosa começou sua carreira na animação, trabalhando nos filmes de Disney "Corcunda de Notre Dame" e "Hercules". Ele se tornou uma estrela em ascensão um novo tipo de narrativa gráfica, combinando as influências da animação e as tradições literárias de Borges, Marquez Garcia, e Tolkien para criar um visual único de escrita.

Disse Cyril:
Até onde consigo me lembrar, eu sempre quis fazer histórias em quadrinhos.
Entre as boas e más razões que me fizeram desistir de ser presidente da república, rockstar ou cirurgião-dentista, o poder mágico do desenho assume o topo da lista, sem hesitação. A descoberta, a partir da infância, do prazer que há, com um lápis e um papel, em mergulharmos no interior de nós mesmos, até desaparecermos lentamente, marcou minha vida para sempre.
Desenhamos, e abracadabra, desaparecemos.
É exatamente disso que se trata.
Aquele que desenha não pensa mais. Ele esquece de si mesmo e se incorpora, corpo e espírito, na ponta de seu lápis, ao contato do papel.
Seu cérebro, a mão que desenha, o braço que se move, a cadeira sobre a qual ele fica sentado oito horas por dia, a casa que o cerca, o mundo inteiro, os medos, as dúvidas, as alegrias, tudo isso desaparece para renascer por encantamento, e sob uma outra forma, nos traços que surgem na folha de papel. Assim, que tenha 6, 39 ou 84 anos, o desenhista viaja. Ele entra primeiro no interior de si mesmo, para então sair novamente, projetando-se por inteiro na imagem que produz.
Muitos anos mais tarde, certamente ainda não satisfeito com essas viagens mágicas de desenhista, fui para um pouco mais longe, para o lado da minha imaginação, dos meus desejos, dos meus sentimentos. No início, eu seguia com prudência os caminhos familiares e, depois, pouco a pouco, tentei me afastar deles a fim de encontrar alguma outra coisa, que valesse a pena compartilhar com os outros. Esses objetos, preciosos ou banais, acabaram se juntando e se transformando em “histórias”, depois em livros. Os “outros”, abracadabra, viraram leitores, e eu, abracadabra, “autor de histórias em quadrinhos”.
Outros anos se passaram. Continuo com minhas viagens interiores, mas, como em um passe de mágica, alguns de meus livros acabaram por me carregar com eles. Tive a sorte incrível de que Três sombras atravessasse fronteiras, sendo traduzido e lido em vários países, me abrindo as portas para belos encontros e inesperadas aventuras… Pela primeira vez na minha vida, graças a esse livro, eu vou sobrevoar o Atlântico essa noite e chegar amanhã de manhã em São Paulo. Não consigo acreditar que os livros tenham um poder assim, de mobilizar os homens, de provocar encontros, de mudar vidas. Parece, no entanto, que é isso.
— Cyril Pedrosa
Sábado, 5 de novembro de 2011
[Tradução de Carol Bensimon]

Agora, para complementar, uma resenha do site Impulso HQ sobre Três Sombras...


Um dos primeiros textos poéticos da literatura mundial foi a epopéia de Gilgamesh, que fala da perda de um amigo e a jornada do herói em busca de respostas para essa perda. Para quem achou que tal sentimento nunca seria transmitido em uma HQ, realmente tem a obrigação de ler Três Sombras.
No álbum em história em quadrinhos, lançado pela Cia das Letras pelo selo Quadrinhos na Cia, o autor Cyril Pedrosa nos apresenta a vida do pequeno Joachim que mora em um bosque tranquilo com seus pais Louis e Lise.
O que poderia ser um típico conto infantil se transforma em uma profunda história de amor e perda, quando a trama se desenvolve com a aparição de três figuras ameaçadoras no horizonte, e tudo indica que vida perfeita da família irá se desfazer.


Em uma narrativa ágil, que parece com um storyboard de um desenho animado não realizado, o autor concentra o foco da ação em Louis, que para não perder o filho empreende uma longa viagem por terra e pelo mar, enfrentando tudo e de todos.
Pedrosa sabe narrar e sua experiência em animação nos estúdios Disney, em longas-metragens como Tarzan e o Corcunda de Notre-Dame, está impresso no álbum com traços simples e delicados.
É uma leitura rápida. Li o álbum em um dia, em um volta para casa depois do trabalho, e é um prazer ver e ler o trabalho de Cyril Pedrosa, e sentir que algumas cenas parecem ser tiradas de um sonho ou pesadelo.


Toda a história começa e termina na primavera. Cyril demonstra uma sensibilidade incrível ao usar as estações do ano como metáfora. Não é a toa que essa fábula foi premiada no Festival de Angoulême, na França.
Todos nós passamos ou vamos passar pelas mesmas situações enfocadas na HQ e como eles, teremos que fazer as nossas escolhas. E isso nos deixa a pergunta:
Três Sombras é uma HQ para crianças? Adultos? Infanto-juvenil?
A única resposta que tenho é bah! É um álbum para quem gosta de quadrinhos com boas histórias e ilustradas com maestria. É um novo clássico!

Três Sombras
Autor: Cyril Pedrosa
Quadrinhos na Cia
Tradução: Carol Bensimon
15,8 x 21,5 cm
272 páginas
R$ 39,50

Comentários

  1. "Corcunda de Notre Dame" e "Hercules" eram desenhos show de bola! Lembro que assistia ambos quando era mais novo e pensar que essa mesma pessoa gosta de Tolkien...demais! Essa critica me deixou muito curioso pelo enredo e já por ela dá vontade de ler essa HQ. :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Corcunda de Notre Dame, Hercules, Tarzan... só desenhos maravilhosos! Fico muito curiosa para ler essa HQ

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer uma pesquisa para achar o menor preço de venda da HQ. Também gostei das informações dos trabalhos anteriores dele e, inicialmente, gostei muito das ilustrações e dos traços de seus desenhos.
    Mais uma garimpada produtiva rsrsrsrs.
    Amigos, obrigado pelos comentários...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr