Pular para o conteúdo principal

Quadrinhos e literatura unidos. Primeira parte.

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptadores:
Luiz Antonio Aguiar e César Lobo
Autor:
Lima Barreto
Ilustrador:
César Lobo
Patriota ao extremo, Policarpo Quaresma passa grande parte de seu tempo lendo e tendo ideias mirabolantes para o progresso do país. Mas seus sonhos em pouco tempo se adéquam à realidade... Os momentos bem-humorados e o caráter crítico da obra de Lima Barreto ficaram ainda mais vivos nesta HQ — elaborada pela mesma dupla de O alienista.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Manuel Antônio de Almeida
No começo do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro abriga a família real portuguesa. Mas uma colônia não se transforma organizadamente em sede do Império da noite para o dia... É nesse cenário conturbado que o leitor segue a vida de Leonardo. Nesta bela adaptação para quadrinhos, permanece o tom irônico e debochado de Manuel Antônio de Almeida, autor de uma das obras mais importantes de nossa literatura, cuja análise da sociedade brasileira ainda repercute.

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Aluísio Azevedo
Escrita em 1890, a obra de Aluísio Azevedo traz a profunda análise de um cortiço carioca, que condiciona a vida de seus habitantes. Importante para compreender a representação das teorias naturalistas na literatura brasileira, esta adaptação do célebre romance para os quadrinhos preservou a acidez da crítica social, o humor e a riqueza de personagens presentes na obra original.
 

Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador:
Ivan Jaf
Autor:
Bernardo Guimarães
Filha de uma escrava negra e de um homem branco, Isaura chama a atenção por sua beleza e temperamento dócil.
Um de seus admiradores é Leôncio, dono da fazenda, que a maltrata para fazê-la ceder às suas investidas. Com a ajuda do pai, Isaura foge para Recife, onde adota nova identidade e recomeça a vida como Elvira. Quando em um dos bailes reencontra Leôncio, vê a sua nova vida, e sua liberdade, em risco.



Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Clássicos Brasileiros em HQ
Adaptador: Ivan Jaf
Autor:
José de Alencar

O conturbado romance entre o índio Peri e a branca Ceci é uma das histórias mais marcantes da literatura brasileira. Nesta adaptação para HQ, o livro ganhou ainda mais suspense e emoção.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Mitos em quadrinhosAutor: Gary Jeffrey


Os africanos antigos adoravam contar histórias e cantar canções. Assim, a tradição oral, ao longo de gerações, deu-nos os mitos africanos tal qual conhecemos hoje. Originária de muitos lugares e tribos diferentes, a mitologia africana é um baú cheio de histórias e personagens tão grandiosos quanto a vida. Este livro traz três mitos africanos – “A história da criação”, “O cão e o chacal” e “A história da aranha Ananse” – são contados no formato de quadrinhos.


Aplicação: Paradidáticos-Literatura Juvenil-Ensino Fundamental II

Parte da coleção Mitos em quadrinhos


O Egito é considerado uma das primeiras grandes civilizações da Terra. Ao longo de mais de 3 mil anos, os antigos egípcios criaram uma rica e épica mitologia para manifestar sua religião. Neste livro, o leitor conhecerá as histórias de Rá, Ísis e Osíris, Hórus e Seth e outros personagens míticos marcantes.

Comentários

  1. Acho que não li nenhum dos clássicos da literatura brasileira. Infelizmente isso se deve a escola q me fez olhar para eles de forma ruim xD Tenho que largar isso de lado e lê-los. A idéia de transformar livros em quadrinhos é muito boa. Muitas das vezes, qdo é feito nesse formato, chama mais pessoas para a leitura. Isso de preconceito com quadrinhos acabou faz tempo. Quem ainda tem hoje é ignorante. Um belo exemplo vemos em The Walking Dead.

    ResponderExcluir
  2. Todas as plataformas e formatos são válidos para incentivar a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Ed e Priscilla: ler é algo que se aprende a amar. Como estamos envolvidos demais pelo "visual", nada mais justo do que mesclar as letras e as imagens para atrair e cativar os que ainda não estão envoltos pelo fantástico mundo das letras. Esta é uma soma que sempre trará resultados positivos.

    ResponderExcluir
  4. Ao
    Franz Lima

    Bom Dia,

    Não sou escritor, apenas sou apoiador da EDUCAÇÃO no Brasil, na Amèrica latina e no Mundo.
    Na era da TV, IPAd, E-books, e tudo muito rápido e informações demais, os quadrinhos e os desenhos adequados ao assunto de um livro vão na certa incentivar a leitura e a imaginação do leitor, por quanto a preguiça mental está instalada nas pessoas pela forma em que a EDUCAÇÃO vem sendo transmitida aos estudantes e as necessidades atuais da sociedade humana com correria e tempos mais curtos e parecendo que nada do que a formação acadêmica favorece ao aprendizando seja um dia útil à sua vida cotidiana e ao seu futuro profissional e vivencial.
    Que você tenha exito neste empreendimento e naturalmente levando a boa leitura às crianças, jovens e por que não aos adultos.

    Grato,
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, obrigado pelo comentário e pelo apoio. Desculpe-me pela demora em responder, mas as obrigações são muitas.
      Quanto ao apoio à cultura, à leitura, saiba que esta é a função de quem quer ver o seu país melhor. Todas as grandes potencias do mundo tem como base a educação. Aqui precisa ser assim.
      Vou fazer a minha parte. Quando todos fizermos as nossas, finalmente estaremos vivendo um mundo ideal.
      Abraços.
      Franz.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.