Pular para o conteúdo principal

Review: Drácula, por Jon J. Muth

DRÁCULA - GRAPHIC ÁLBUM

Li em um lugar sobre esta obra de arte (só comentários positivos). Sim, amigos, a definição deste Graphic Album é esta: obra de arte. E foi com esta visão que, alguns anos atrás, adquiri meu exemplar.
Lançada no Brasil na déca de 90, a adaptação do livro homônimo de Bram Stoker para os quadrinhos foi uma surpresa gratificante.
Com visual impecável e pinturas de altíssimo nível - todas produzidas pelo mestre Jon J. Muth -, Drácula foi o primeiro número da coleção Graphic Album.
Não pensem que se trata apenas de mais um aproveitador do sucesso do clássico de terror. Esta obra mostra de forma concisa a essência do livro de Stoker. Imagens e palavras se mesclam em absoluta harmonia, sem exageros. Há imagens que sugerem violência, há imagens que mostram violência, porém nada apela para o visual "gore" ou para o escatológico, o que demonstra maturidade do autor.

Pela simples sugestão - de imagens e palavras - torna-se perceptível o medo, a tensão, quase palpáveis.
Os diálogos, as descrições e as cenas em si são fruto de extratos de diários, telegramas e diários de bordo. Existem passagens em prosa - como em um romance - e também diálogos em forma de script, tornando a leitura muito interessante.
Contudo, o que mais chama a atenção são as pinturas. Belas pinturas. Jon J. Muth demonstra total domínio da técnica e, principalmente, sabedoria ao descrever pela pintura o que ocorre no livro. Indubitavelmente seria preciso um Graphic Album com muito mais páginas para englobar a obra original, mas em nada essa "Graphic Novel" fica devendo ao livro. Espero não estar exagerando ao dizer que Bram Stoker teria orgulho de ver sua obra ser adaptada com tanto brilhantismo.
Busquem esta versão impressa e adaptada de Drácula... ela é única entre tantas tentativas de acerto. Drácula - por Jon J. Muth - é algo para ser apreciado como um bom vinho, guardado na mente e no coração.
Fica apenas uma nota crítica: o que impede de relançarem este album em uma versão de luxo com capa dura?

Mais imagens da obra para que tenham melhor noção da excelência do material:






Comentários

  1. Drácula é uma obra-prima do terror! É uma história de terror que dialoga sobre amor. Até mesmo o vampiro, figura representante das trevas, não chega a ganhar o nosso ódio e facilmente encontraremos quem por ele nutre simpatia.

    ResponderExcluir
  2. Clássico e indiscutivelmente uma obra-prima. Fiquei muito feliz em adquirir esta versão de Drácula...

    ResponderExcluir
  3. Poxa, realmente muito bem feitas as pinturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Priscilla. Jon J. Muth é um artista que merece o destaque. O cara manda bem demais.

      Excluir
  4. Alguém pode me informar como posso adquirir um exemplar dessa revista ? Eu sei que saiu em português, já vi uma, mas estava sem a capa e não tinha como descobrir a editora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...