Pular para o conteúdo principal

É possível unir a saúde física e a mental?

Fonte da imagem: Livros e Pessoas.
Por: Franz Lima
Mens sana in corpore sano*. As palavras são tão antigas quanto a verdade nelas contida. O homem é uma "máquina" perfeita, mas o descaso com algumas partes desta complexa obra de engenharia divina pode minimizar a vida útil.
Para que possamos nos aproximar da centelha de Deus, é preciso por a mente e o corpo em sintonia. Quando dedicamos absoluta atenção a apenas uma área, tendemos a esquecer a outra e, resultante disso, teremos a evolução de uma e a involução de outra. Porém é preciso sempre lembrar que o corpo e a mente trabalham juntos: se um falhar, o outro também ruirá.
Eu tenho a firme convicção de que a conciliação, o trabalho em conjunto do físico e o mental pode ocorrer. Os resultados de uma união como essa são inimagináveis, pois o potencial humano é tão infinito quanto sua vontade. Outra vantagem de um indivíduo que tem "a mente sã em um corpo são": ele estará mais apto a buscar o terceiro elemento da perfeição - a saúde espiritual. Una o corpo, a mente e o espírito, todos no auge e, certamente, terá um indivíduo muito próximo ao ideal.
Que as palavras acima não os iludam, já que mesmo tão próximos da perfeição, ainda assim somos humanos e, como tal, sujeitos à morte. Sim, morreremos como qualquer outro, talvez até mais cedo, porém teremos uma vantagem em relação aos que não buscaram a harmonia dos três elementos que citei: estaremos preparados.
Pense nisso...

Abaixo, disponibilizo um extrato da definição da frase em latim com a qual iniciei o texto. A fonte é a Wikipedia:
* Mens sana in corpore sano ("uma mente sã num corpo são") é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida (tradução livre):
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(10.356-64)
A conotação satírica da frase, no sentido de que seria bom ter também uma mente sã num corpo são, é uma interpretação mais recente daquilo que Juvenal pretendeu exprimir. A intenção original do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã. Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo de vida de uma pessoa.

Comentários

  1. Mens sana in corpore sano
    Sem dúvida alguma,uma excelente filosofia de vida!

    ResponderExcluir
  2. É, em minha opinião, a filosofia ideal...

    ResponderExcluir
  3. Mens sana in corpore sano. Isso vem desde as civilizações antigas, contudo na atualidade se torna uma questão mais complexa porque na antiguidade não havia o bombardeio industrial de padrões de "sanidade" (ideais) como temos hoje em dia, logo o que vem a ser um corpo são atualmente?

    ResponderExcluir
  4. Brother, o "são" para o corpo é diretamente ligado ao saudável. Não estou correlacionando com um físico atlético, e sim com um indivíduo que mantenha uma boa alimentação, faça alguma atividade fisica (leve ou não) e que complemente com atividades para manter o cérebro ativo. Com estas atitudes, o "mens sana in corpore sano" pode ocorrer.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.