Pular para o conteúdo principal

Resenha do livro "Steampink".

Por: Priscilla Rubia

Ganhei o livro de presente, o que foi uma coisa muito boa, pois certamente demoraria a comprá-lo porque nunca tinha lido nada do tipo Steampunk e preferia me manter no caminho das coisas que conheço e sei que são boas. Bom, isso é uma grande besteira de se fazer e grande prova disso é o fato do livro ter me agradado.
Vamos aos contos dessa coletânea escrita somente por mãos femininas:

Escrito no tempo – Lyra Collodel
Mary é uma mulher um tanto rebelde para sua época. Ela odeia usar espartilho e sonha com o tempo onde as mulheres poderão usar as roupas confortáveis dos homens. Karl, seu amigo de infância, por quem é secretamente apaixonada, lhe apresenta uma máquina que é capaz de voltar e avançar no tempo, porém ele nada pode alterar. Ele precisa da ajuda de Mary para consegui-lo. Apaixonada, ela concorda em ajudá-lo, não sabendo que conseqüências isso acarretaria.
O conto é bem interessante, eu gostei de Mary e de seu espírito “rebelde” – o que Karl também gosta. Um bom conto para o início do livro.

Sem mais finais felizes – Tatiana Ruiz
O conto que mais gostei no livro.
Uma garota que utiliza uma capa vermelha caça os lobos de metal utilizados pelo governo e com a ajuda de um caçador procura a vingança pela morte de sua avó.
Isso te lembra alguma coisa, não? Pois é, o conto todo em si é uma ótima adaptação de Chapeuzinho Vermelho para a era do vapor. Gostei bastante.

O poeta, a donzela insolente e o livro do tempo – This Gomez
Gianine vive em uma casa com o garoto Chopim, sobrinho do professor Monteiro, um físico experimental. Esses três carregam um segredo, um livro escondido dentro de um rio, que não é um livro qualquer, atraindo a curiosidade de Miguel, um poeta que se mostra apaixonado por Teresa Gianine.
O conto parece bem simples até que chegamos ao final. Gostei, fiquei desejando que o conto continuasse.

Ha-mazan – Lidia Zuin
Izobelle é capitã do Grande Ignatius, um navio que vaga por Hali, o grande oceano, tendo como tripulantes somente mulheres que procuram a liberdade, fugindo da prisão imposta a elas pelos maridos e pela sociedade.
Conto muito bom. É cheio de detalhes, com nomes diferentes de um novo mundo. Bem rica a imaginação da autora.

O terceiro reinado – Georgette Silen
O Imperatriz Isabel é o mais novo trem relâmpago instalado na capital do orgulhoso Brasil de Santa Cruz, país que possui grandes recursos tecnológicos. Em sua viagem de inauguração, do Rio de Janeiro a Itabuna na Bahia, prometendo cumprir o trajeto até três vezes mais rápido do que o habitual, teria como tripulantes a própria regente do reino, Isabel, juntamente com o consorte real. Moncorvo Filho, reitor da FAMET – Faculdade de Medicina e Tecnologia do Rio de Janeiro, convence o maquinista-chefe, Francisco Ignácio Zander, a utilizar, em vez dos dois motores, todos os quatro, fazendo com que a inauguração seja um grande sucesso, chegando ao destino antes do estipulado, deixando todos ainda mais maravilhados com aquela nova tecnologia. Porém, ao atingir uma velocidade incrível, acontece algo nunca previsto.
Conto muito bom, um mistério bem interessante. Fiquei imaginando o que realmente aconteceu... leia e depois me fale o que você acha.

A dama dos corvos – Amanda Reznor
Anatole Zola é um francês vivendo na Belle Époque, período de expansão cultural francesa. Ele faz parte de uma sociedade conhecida como Le Grand Vampires, formada por homens distintos que buscavam grandes inovações. Anatole tenta criar a máquina do tempo, mas todas as suas tentativas falharam, até que ele conhece uma dama inglesa em um dos coquetéis da sociedade, e em meio à conversa, descobre que a moça é praticante de ornitomancia, predição do futuro por meio do canto e do vôo das aves. Ele é convidado para a casa da dama, onde ela prevê com corvos seu futuro. A predição muda completamente sua vida, assim como a sociedade dos Grand Vampires.
O conto é bem sinistro, do jeito que me agrada. A forma como a trama evolui de acordo com a predição horrenda dos corvos é bem interessante.

Sonha o corvo um sonho negro – Leona Volpe
A protagonista deste conto é casada com um homem respeitoso, íntimo de Don Matrice, homem que possui um famoso teatro excêntrico. O marido tanto quanto Don Matrice são amantes da nova tecnologia, com máquinas que incrivelmente conseguem gravar as vozes das pessoas! Ela é levada a acreditar que está sendo traída, que seu marido não é muito fiel e o mesmo tenta mostrá-la que está errada.
A história tem grandes referências ao conto de Edgar Allan Poe, O Corvo. Ainda não li esse conto, mas fiquei curiosa.
O conto é interessante, apesar de parecer simples, gostei do final. Acho que se tivesse lido O Corvo gostaria ainda mais.

Homérica Pirataria – Dana Guedes
Roger, o ganancioso capitão do Dama de Ferro sai, com sua tripulação, à procura do maior tesouro já existente nos mares: O Mapa de Hermes. O Dama de Ferro – que tem esse nome por ser composto de grandes placas metálicas – encontra em seu caminho as temidas Nereidas, metade humanas, metade máquinas que revelam a provável localização do tesouro.
O conto parece ser o meio de uma história. Começamos no meio da viagem, onde toda a tripulação já passou por alguns perigos e o Capitão guarda alguns segredos e no final ficamos envolvidos, como se a continuação pudesse vir em um próximo conto. Gosto de contos assim, mas fico triste em pensar em que não teve ou terá propriamente um final.

O pena e o imperador – Nikelen Witter
Pena é um homem da ciência, conhecido e comentado por todos os moradores do Rio de Janeiro. Ele tem dois hábitos misteriosos: um deles é subir todos os dias até a igreja, onde sempre entra, tendo missa ou não. O outro era se encontrar com o Imperador, o qual descobrimos que deve a vida ao doutor Pena.
Gostei muito da narração da autora. A história já é interessante, mas a narração nos faz prender ao conto, lendo sem parar e assustando quando acaba.

As irmãs Taylor – Verônica Freitas
Joan e Juliet Taylor herdaram o grande império de máquinas do pai. Joan é quem nos narra a história, ela faz os desenhos das novas invenções enquanto Juliet é a irmã mais agressiva, ambiciosa, sempre a procura do dinheiro e do poder. Essa última acaba descobrindo algo de estranho com um dirigível de monitoramento, onde a tripulação não dava sinais de vida e o mesmo exibia uma forma estranha, tomada pelo que parece ser uma nova matéria, um novo elemento. Joan pede a Juliet que não vá, mas esta não escuta e parte com alguns homens para ver o que aconteceu. Ela não volta e Joan se vê obrigada a ir atrás da irmã. A encontra, mas percebe que ela está mudada, que tem um novo gosto por... sangue.
Sim, vampiros na era do vapor! O conto é bem interessante. Me deixou meio confusa, meio perdida em algumas partes, mas acho que isso não se deve a trama, ou deve. Realmente não sei. Depois tenho que lê-lo novamente para tirar a dúvida.

Diário de bordo de Lidia Saint Clair – Bia Machado
Lidia casou-se com Teodore por causa de dívidas do pai, tornando-se a Sra. Saint Clair. Logo após o casamento, parte com o marido de barco, viajando pelo mundo, sem data para retorno. Ela odeia o casamento, odeia Teodore, odeia o barco, odeia tudo. Porém, a visão de seu marido voando em uma máquina nunca vista é o começo da transformação do ódio em admiração e amor.
O menor conto do livro. Esse é outro no qual a narrativa me agradou bastante. É muito gostoso de ler o conto e a história é bem envolvente.

Encantamento Engenhoso – Renata Galindo Neves
Jennifer é uma bela mulher com a aparência pura e inofensiva, mas só a aparência. Ela está envolvida com Michel, um rapaz sedutor, bonitão, mas muito ambicioso, beirando ao sádico. Ela tem o único objetivo de descobrir até que ponto sua ambição com as máquinas pode chegar e o delatar a Mr. Reblon, um cientista que conhece desde criança, para que possa prender Michel, o que se mostra uma tarefa árdua.
O conto é bom. As máquinas e os acessórios usados são criativos e bem interessantes. O papel de Jennifer como mulher é bem elevado na história.

A arma – Lívia Pereira
Louis é uma arma. Ela tem os braços e pernas feitos de metal com armas acopladas que ajudam durante a guerra. Seu único trabalho é obedecer e matar, mas ao encontrar uma criança vagando pelos corpos, lembra que apesar de tudo, ela é um ser humano.
O conto é bonito. Foi uma ótima história para o fechamento da antologia. Gostei da forma como a autora salienta o uso do ser humano como um mero objeto.

E chegamos ao fim de Steampink. Espero que tenham ficado curiosos com o livro. Vale ressaltar o ótimo trabalho da Estronho com a diagramação. É muito mais gostoso ler um livro com as páginas diferenciadas, como a Estronho faz. Há alguns erros de edição, mas muito poucos, nada que nos faça brecar na leitura e perguntar: mas o que é isso?
Meus parabéns às autoras e a Estronho, o projeto ficou maravilhoso. Leiam e se deliciem também.
Acessem Estronho e conheçam a página sobre o livro.

Comentários

  1. É tão bom quando conhecemos estilos ou escritores novos e acabamos tendo boas surpresas! Quando conheço escritores novos geralmente é por indicação de amigos. Esse já entrou para lista dos meus desejados, juro que antes fiquei tentado em comprá-lo para mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Franz!
    Agradeço o convite feito pelo skoob.
    E que bom ter lido esse livro, afinal, pode ampliar seus horizontes e perceber que a realidade literária é ampla e maravilhosa!
    Adorei sua resenha, parabéns!
    A Bia Machado, uma das contistas do livro, presenteou-me com um e vou lê-lo em breve.
    Bom final de semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Rudy, obrigado pelos elogios, porém a resenha e o convite partiram da Priscilla Rubia que é parte integrante do Staff e, consequentemente, também lhe dou as boas vindas ao universo do "Apogeu do Abismo".
    Boa leitura.
    Franz, Ednelson e Priscilla

    ResponderExcluir
  4. Aliás, a Priscilla merece os parabéns por mais esta resenha e a indicação de um excelente livro. Estamos cada vez mais divulgando a cultura e a produção literária nacional.
    :D

    ResponderExcluir
  5. Bom, me parece que você adorou o livro. Ele está na minha lista. quando eu o ler poderei comentar a seu respeito. Fico feliz de saber que é bom. Aliás, aproveitarei pra ler os seus trabalhos. Se tiver curiosidade nos meus, basta entrar no link: http://aijo.aolimiar.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo, obrigada pelo seu comentário! =) Fico feliz em saber que irá acompanhar nosso trabalho. Pode deixar que vou dar uma olhada no seu blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Priscilla, parabéns pela resenha linda e super sincera ^^ Adorei ver suas considerações sobre cada conto, isso mostra o seu envolvimento com o livro.

    O nome do poeta na verdade é Manuel hehe, mas não tem problema, amei a sua resenha. Quanto à revisão, vi no site da editora que as falhas foram detectadas para as próximas tiragens.

    Big beijo e boa semana a você e ao Franz o/

    This Gomez
    @REALThisGomez
    www.canto-e-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Thiz, desculpa, que erro grotesco deuhdeuhdeu As falhas q encontrei foram bem poucas msm, nada alarmante.
      Obrigada por comentar *-*
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi, Priscilla, tudo bem?

    Puxa, muito obrigada pela paciência e pela sinceridade, é muito bom que os autores tenham retorno do que escrevem, assim podemos evoluir e trazer estórias cada vez mais interessantes ^^

    Bjs, e boas leituras! =D

    Amanda Reznor
    @Amandareznor
    http://amanda-reznor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, eu que agradeço pelo seu comentário e o ótimo conto *.* Meus parabéns! Abraços!

      Excluir
  9. Obrigada, Priscilla, pela resenha e, com relação ao meu conto, fiquei encantada com o que escreveu, pois como foi o meu primeiro conto, digamos, "romântico", ainda agora depois de meses me sinto insegura quanto ao resultado, rsss... Se eu não estivesse tão em cima do prazo na época para enviar, teria escrito um pouco mais, o universo Steampunk é uma das minhas paixões! =)

    Bjs!
    Bia Machado
    livros@biamachado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, como disse na resenha, esse é o primeiro livro de Steampunk que leio e me agradou bastante. Seu conto foi curto, mas isso não diminuiu em nada a qualidade, meus parabéns. Abraços!

      Excluir
  10. Nossa Priscilla, estou ainda sem palavras com essa resenha...

    De coração muito obrigada (agradeço enquanto autora e enquanto organizadora da antologia). Esse foi meu primeiro conto realmente Steampunk, minha segunda publicação... Foi um livro muito especial pra mim e tentei fazer que fosse igualmente especial pra quem o tivesse em mãos.

    Cada um dos contos foi selecionado com todo o carinho pros leitores e é sempre delicioso ver o retorno do nosso trabalho... Deixo como sempre meus parabéns às ("minhas" =p) meninas pelo lindo trabalho, pois sem elas esse livro jamais seria possivel e também a você pela maravilhosa resenha!

    um grande beijo!

    Tatiana Ruiz
    @LadyBigby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, eu que tenho a agradecer por nos proporcionar além do seu conto que é ótimo, a antologia em si, por ter ajudado a descobrir todas essas autoras maravilhosas! Abraços!

      Excluir
  11. Adorei a resenha Priscilla! Soube captar em poucas palavras a essência de cada conto e apresentá-los ao leitor. De minha parte fico muito feliz que o meu conto também tenha te cativado. Você soube definir a ideia dele perfeitamente.
    Muito obrigada, é sempre gratificante para nós, autores recebermos resenhas como essa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, gostei muito do seu conto, achei muito bonito. Obrigada pelo comentário! Abraços!

      Excluir
  12. Muito obrigada pela resenha! ♥
    Fico muito feliz de ver que o Steampink está chegando cada vez em mais mãos e ler esse tipo de coisa é sempre um incentivo para todas as autoras. Foi meu primeiro trabalho publicado e uma experiência incrível, então fico muito feliz que tenha gostado e espero poder melhorar e aprender cada vez mais!

    A idéia do conto era mesmo a de criar esse cenário começado, como se fosse mais uma das aventuras do Dama de Ferro, longe de ser a primeira e última que eles teriam. Talvez você fique feliz em saber que tenho planos sim de continuar com uma história deles, muito mais que essa ainda, então digamos que tenha tudo sido intencional, HAHAHAHAHA ♥ Obrigada mesmo por ter gostado!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dana, que bom que está pensando em continuar a história do Dama de Ferro *---* Qdo tiver algo publicado, não se esqueça de me avisar! Abraços!

      Excluir
  13. Oi Priscila, valeu por resenhar o livro, como a Amanda disse é sempre muito bom ter o retorno dos leitores para que possamos evoluir! ^^
    Só não pude te responder antes por problemas técnicos, ehehe....

    Mas vamos lá, gostei muito da sinopse feita do conto, eu não saberia resumi-lo melhor. A idéia nem era escrever sobre vampiros, mas uma força maligna que tomava conta do mundo a vapor...só que meu genero favorito, os demonios, não se encaixavam na epidemia acelerada q pretendia, ai acabei partindo pros vampiros, que não é meu forte, mas espero que tenha agradado. Só queria que vc me dissesse o que lhe deixou confusa no conto Rubia, p eu poder entender no que posso ter escorregado e te esclarecer também algo que não tenha entendido, ok?
    No mais, valeuzão, um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beronique, vou buscar contato com a Priscilla para que ela mesma a esclareça sobre as dúvidas. No mais, caso queira contato direto com ela, o novo site onde ela escreve é www.policialdabiblioteca.blogspot.com. Mas ela ainda dá uma força por aqui... valeu.
      Franz.

      Excluir
  14. Obrigada Franz, caso não consiga, eu procuro ela pelo Skoob, ;-)

    Thkss.

    Verônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Site da Priscilla, Beronique: www.policialdabiblioteca.blogspot.com.br
      Bjs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr