Pular para o conteúdo principal

Análise de "Jogos Vorazes" indica divergências entre livro e filme

Por: Cauê Muraro

Passado no futuro, 'novo Harry Potter' mistura mitologia e reality show.
Adaptação do livro infanto-juvenil de Suzanne Collins estreia no dia 23.

O divórcio entre o filme “Jogos vorazes” e o best-seller homônimo que lhe serve de inspiração acontece logo na cena inicial do primeiro. Num estúdio de tevê futurista, avistamos dois homens, de traje e aparência extravagantes, conversando sobre a competição que virá. O que acompanhamos na tela, assim, se passa distante dos olhos da protagonista, e este é um dado fundamental: a versão literária era narrada todo o tempo pela personagem central, e ao leitor só era dado ver aquilo que ela enxergava e contava.
Mas isso não significa que a tônica desta adaptação cinematográfica será a do atrevimento. As ousadias serão raras ao longo da projeção, e a reconciliação entre uma obra e outra não tarda, a ponto de a “fidelidade” do longa ao material de origem ser talvez seu traço mais marcante. Com estreia agendada para o dia 23, o filme conforta-se em ilustrar com imagens em movimento o conteúdo das páginas, com direito a liberdades escassas. A opção, por si só, não implica um equívoco. Mas ilustrar difere de simplificar. A literatura de Suzanne Collins é trivial – ainda que seja atraente e tenha estofo –, só que resulta mais contundente que as sequências oferecidas pelo diretor Gary Ross.
Foi no final de 2008 que Suzanne Collins lançou seu “Jogos vorazes”, episódio inaugural de uma trilogia de inegável apelo, sobretudo entre o público infanto-juvenil. O que se propõe é um enredo que agrega mitologia, reality show, guerras, história e comentário político (regimes totalitários, em suma). A ação tem lugar numa América do Norte de um futuro pós-apocalíptico. Nessa nação, batizada Panem, acontece um torneio anual de que participam 24 adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos – ganha quem restar vivo, e tudo é transmitido pela tevê. A seleção dos gladiadores se dá por sorteio, e a absoluta maioria dos elegíveis, por razões óbvias, vê com temor a ideia da convocação.
Por vias tortas, Katniss Everdeen (no filme, vivida por Jennifer Lawrence), a protagonista, acaba sendo chamada à 74ª edição dos Jogos Vorazes. É esta a narradora: uma menina pobre de 16 anos que, uma vez órfã de pai, assume o papel de arrimo da família. Ela se garante graças às habilidades com o arco e flecha.
A narrativa de Suzanne Collins poderia ser descrita como direta, franca. Ou carente de recursos. Fato é que ela usa a seu favor a ausência de artifícios. Para garantir o interesse e a atenção, privilegia o conteúdo oferecido, em vez da forma. O tempo verbal é o presente, praticamente sem recuos ao passado nem subtramas, e o objetivo é provocar suspense e fazer o leitor partilhar dos dramas que Katniss vai conhecendo. Há a desconfiança com relação aos companheiros de batalha, a necessidade involuntária de exterminá-los, as questões amorosas. E a probabilidade de encontrar a morte, ocorrência frequente na história.
Como também é no filme, e o potencial de repulsa agora é, em teoria, maior: existe um risco mínimo na proposta de mostrar adolescentes assassinando uns aos outros, seja por falta de opção ou por crueldade. Gary Ross, o diretor, acerta ao não tornar o sangue um fetiche. Ou ao menos não apela, na medida em que os embates, embora violentos, não se apresentam em detalhes escatológicos. Na arena, morre-se, e morre-se com brutalidade. Nada de levar plateia às náuseas, entretanto: o alvo é o sentimento de quem assiste, e não propriamente o estômago.
Mas Ross acerta mais – e aparentemente com aval de Suzanne Collins, coautora do roteiro – quando atribui novidades à obra. Quando insere na trama elementos que não estavam no livro, o que acontece não mais que meia dúzia de vezes. O desfecho do controlador da competição, papel de Wes Bentley, é um exemplo. O furor despertado pela morte de uma das pessoas mais próximas a Katniss, outro. Nenhum dos dois supera, porém, o discurso final do mais perigoso dos jovens gladiadores. Aquilo talvez faça o filme gerar uma comoção da qual o livro apenas chega perto.

O “Jogos vorazes” do cinema não é desprovido de valores básicos de produção. Ross não filma com descuido, sua câmera trepidante é, ou parece ser, proposital. Os efeitos visuais funcionam, na maioria das vezes. O elenco secundário é digno de nota, com nomes como Donald Sutherland (o tirano da república), Stanley Tucci (o apresentador do programa), Woody Harrelson (o tutor de Katniss e de Peeta, parceiro dela) e Elizabeth Banks(mestre de cerimônia do sorteio). E os novatos, a começar por Jennifer Lawrence (indicada ao Oscar em 2011, por “Inverno da alma”), cumprem com o dever – Peeta foi entregue ao ator Josh Hutcherson, e a outra ponta do triângulo fica com Liam Hemsworth. Mas o uso que se faz desses elementos desemboca num produto aquém da possibilidade aparente.
Os afetados cenários futuristas da capital de Panem são clichês. E os coadjuvantes citados, com exceção de Sutherland, cedem à facilidade de compor nada além de caricaturas, que servem mais à diversão própria e rasa do que aos respiros de humor. Salva-se, inesperadamente, a discrição de Lenny Kravitz (o estilista de Katniss), de quem pouco se poderia cobrar.
A determinação de “Jogos vorazes”, tudo indica, era respeitar sua fonte, e não se pode culpar o filme por ele não ser o que sequer pretendeu ser. Mas, no cômputo final, restarão poucas sequências na memória do espectador – neste particular, o livro é mais bem-sucedido. O detalhe essencial é que o cinema depende fundamentalmente de imagens, e não de diálogos comoventes reproduzidos com fidelidade e empenho.

Fonte: G1

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na maioria das vezes, sem dúvida, prefiro os livros aos filmes. Porém, nesse caso em especial, o filme Jogos Vorazes conquistou minha preferência. Achei que muitas coisas foram melhoradas. Permaneceu fiel a história, descartando detalhes irrelevantes e acrescentando características mais interessantes, mas nunca perdendo o foco. Adorei. Simplesmente Fantástico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr