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Aprenda mais com a leitura crítica


Muitos estudantes são treinados para automaticamente confiar em seus livros escolares ou acreditar em qualquer coisa escrita. Eles desconhecem o valor da leitura crítica. O que fazer para consertar isso?
Publicado no Universia.

O prazer e hábito da leitura devem começar logo cedo. Pais e professores devem ler uma grande quantidade de livros para as crianças antes que elas leiam sozinhas, e sobre os mais diferentes assuntos. Despertar a curiosidade e interesse logo cedo é essencial para o desenvolvimento desse hábito. Por isso, os alunos devem, primeiramente, ter o costume de ler.

Ao adquirir esse hábito, devem aprender a ler de forma crítica. Para o Dr. Mike Schmoker, educador e autor de diversos livros, “grandes quantidades de leitura atenciosa e objetiva, com debates, anotações e releituras são a essência da alfabetização autêntica”.

A leitura deve ser sinônimo de pensamento e reflexão. Não é possível ter um sem o outro. Ler é uma método de aprendizado ativo, oposto aos métodos passivos de ditados ou apenas ouvir o conteúdo. Para ler, os estudantes devem estar fisicamente envolvidos – o movimento dos olhos em busca das palavras, virar as páginas –, devem decodificar mentalmente os símbolos em sons com significado, enfim, toda a concentração deve estar voltada para essa atividade.

Para que essas atividades não sejam mecânicas ou o aluno simplesmente absorva o conteúdo sem questioná-lo ou analisá-lo, uma boa dica é fazer anotações. Enquanto lê, o estudante deve fazer notas e levantar questionamentos, marcar pontos importantes e relacionar conteúdos.

Comentários

  1. É triste saber que na maioria das escolas brasileiras não vemos o incentivo ao debate nas salas de aula. Muito professores se contentam em empurrar os assuntos sem proporcionar aos seus alunos as condições apropriadas para digerirem o conhecimento.

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  2. Gostei da expressão "digerir conhecimento", brother. Mas é uma realidade que precisa, realmente, ser rapidamente mudada. Cultura, pensamento crítico e leitura não podem ser meras palavras jogadas ao acaso, usadas em discursos infrutíferos, pois adquirir conhecimento e pô-lo em prática é a meta de todos que estudam e querem ter consciência deste universo que vivem.

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  3. As crianças têm q aprender a questionar. Infelizmente o ensino hoje em dia é dado pronto, não há debates, discussões.

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    1. Mas enquanto houver um único professor que busque incentivar o conhecimento, ainda haverá esperança...

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  4. as criança têmque aprender.mas é uma realidade que precisa,realmente,ser rapidamente mudada.

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    1. O quanto antes tudo isso mudar, mais ganharemos. A leitura tem que ser feita de modo inteligente e produtivo.

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