Pular para o conteúdo principal

Dois brasileiros concorrem ao principal prêmio da literatura infantil

Fonte: Folha. Por Gabriela Romeu

Ilustração de "As patas da vaca", de Bartô
A literatura infantil está em clima de Copa. Nesta segunda, ocorre, na feira literária de Bolonha (Itália), a entrega do prêmio Hans Christian Andersen, espécie de Nobel dos livros para crianças. O Brasil tem dois nomes na disputa: Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012) e Roger Mello.
Nessa premiação, feita de dois em dois anos, ganham um escritor e um ilustrador. Se um dos brasileiros vencer, o Brasil vira tricampeão das letras. A primeira a receber o Andersen foi Lygia Bojunga, em 1982, por livros como "Os Colegas" e "A Bolsa Amarela". A segunda, em 2000, foi Ana Maria Machado, autora, entre outros, de "Bisa Bia, Bisa Bel" e "Raul da Ferrugem Azul".
Ziraldo, Ruth Rocha, Angela-Lago, Nelson Cruz e Marilda Castanha são outros brasileiros já indicados.
Bartolomeu está na categoria de escritor e Roger, de ilustrador. Há autores de 32 países, como Japão, Dinamarca, Turquia e Estados Unidos.
Elisabeth Serra, secretária-geral da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), conta que a literatura brasileira está bem na premiação. A FNLIJ é responsável por indicar os brasileiros ao Andersen. "O texto dos nossos autores tem forte originalidade. Falamos de temas difíceis, como morte e abandono, sempre com uma escrita artística", diz.
Uma das dez juradas do prêmio é Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após analisar obras de todos os indicados, diz chamar a atenção a preocupação com temas polêmicos, como guerra e ambiente.

Autor do Patinho Feio dá nome à premiação

O dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), que dá nome ao principal prêmio para autores de livros infantis, não é só o criador de histórias como a do Patinho Feio, da Pequena Sereia e do Soldadinho de Chumbo --o que já não seria pouca coisa. Ele é considerado o "pai" da literatura para crianças. Sua data de nascimento, 2 de abril, virou o Dia do Livro Infantil.
O prêmio Andersen foi criado pela Ibby, organização sem fins lucrativos cuja idealizadora foi a jornalista alemã Jella Lepman (1891-1970), após a Segunda Guerra Mundial. Ela fez a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, a maior biblioteca infantil do mundo, instalada num castelo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.