Pular para o conteúdo principal

Eles cantam Los Hermanos

Fonte: Cultura RJ

O site Musicoteca homenageia o grupo com interpretações de seus clássicos por músicos da nova geração. O álbum online e gratuito estará disponível a partir de abril.

Uma despedida com a comoção de final de Copa do Mundo comprovou que o quarteto barbudo deixou milhares e milhares de órfãos depois de uma década de carreira. Cinco mil fãs dos Los Hermanos lotaram a Fundição Progresso, por três dias seguidos, em 2007. Cinco anos após o jejum, o grupo presenteia os fãs com 23 shows, a partir de abril, para celebrar os quinze anos de sua fundação. E as comemorações não terminam por aí: até tributo em forma de coletânea os Hermanos vão ganhar. O site Musicoteca convidou 35 artistas para interpretarem alguns dos clássicos da banda em um disco inédito, com distribuição gratuita e online.

Quem está com a tutela do projeto Re-trato é o produtor Pedro Ferreira, um dos editores do portal que estimula a produção independente de jovens talentos. “Los Hermanos é a banda que mais influenciou a nova safra da música brasileira. Começaram independentes, mas conseguiram fãs e reconhecimento da crítica. A proposta era fazer novas interpretações para os clássicos de uma geração”, explica Ferreira, animado com a cria.


A escolha de quem iria dar nova voz para as baladas românticas (e roqueiras) dos quatro álbuns do grupo carioca também ficou por conta da equipe do Musicoteca. A seleção foi eclética e surgiu de um critério: “Escolhi artistas que foram influenciados pelo grupo ou que admiravam as atitudes da banda”, enumera Ferreira. O time traz novos nomes como Do Amor, Cícero, 5 a seco, A banda mais bonita da cidade, entre outras revelações. E há ainda alguns veteranos, como Lula Queiroga,Nervoso e os Calmantes e Velhas Virgens.


A decisão de quem assumiria quais faixas do aclamadp repertório, por sua vez, foi em parte guiada, outra parte espontânea: “Enviava uma lista com opções para as bandas escolherem. Wado e Tiago Iorc escolheram a mesma música: Morena. E vai entrar assim. Só que a de Iorc vai ser uma versão acústica”,  descreve Ferreira, acrescentando a exceção para este método: “A única banda que já fizemos o convite com a música escolhida foi a Velhas Virgens. Queríamos que eles interpretassem Anna Júlia, que tem toda essa história polêmica e relação desgastada com os Hermanos. E o resultado foi surpreendente, saiu leve, eles colocaram até uma orquestra”, adianta.


O tecladista Vinicius Nisi, d'A banda mais bonita da cidade, é outro que comemora a interpretação dele e de seus parceiros de grupo para Dois barcos, do álbum 4. Mas confessa que, no início, ficou receoso com a ideia de uma releitura. “Sempre corre o risco de soar prepotente. Lembro que, quando lançaram um tributo superbacana para o Rush, eu vi uma entrevista do baterista dizendo que tinha odiado. Ele dizia que todos queriam mostrar que conseguiam tocar melhor que o Rush, fazer versões mais difíceis. Então, nosso cuidado foi para que fosse uma homenagem. É como a nossa banda tocaria aquela canção, com as nossas características”, adianta.

O álbum Re-trato não corre o risco de ser desprezado pelo próprio quarteto que venera. Os Hermanos estão cientes do projeto de releituras e gostaram do que já foi mostrado. “Antes de saber quem ia interpretar as músicas, eles já tinham topado. E agora temos recebido muitas mensagens de carinho dos integrantes. A fan page oficial do Facebook deles, inclusive, divulga as novidades do Re-trato”, comemora Ferreira. Mas o produtor admite que os fãs exigentes do quarteto chegaram a assustar: “Tivemos receio, eles têm admiradores muito rigorosos. Antes, lançamos uns miniclipes na internet e tivemos algumas respostas. Deu  tempo de mudar algumas coisas antes das gravações no estúdio”.



Além do álbum duplo da coletânea, com algumas faixas bônus track, que estarão disponíveis, a partir de abril, nas redes sociais da Musicoteca, Pedro Ferreira preparou outro mimo para os fãs. Trinta e três ilustrações da artista plástica Luyse Costa, uma para cada faixa, virão junto com o download. Duas das prévias, você confere na foto que ilustra a matéria.



Confira aqui quatro faixas que estarão no álbum, interpretadas Do Amor, Phillip Long, Por Nuvens e Velhas Virgens

Colaboração de Camila Crespo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.