Pular para o conteúdo principal

Frankenweenie: remake ou uma nova obra?

Usando o clássica história do monstro de Frankenstein, Tim Burton fez uma versão menos assustadora, mas nem por isso menos dramática, de um garoto que ama tanto o seu cão que o traz de volta à vida. 
A primeira versão de Frankenweenie é de 1984 e mostra o garoto Victor Frankenstein (clara citação ao doutor Frankenstein) e seu cachorro Sparky. Victor é um pretenso cineasta amador e diverte-se muito com o cãozinho... até que uma fatalidade tira a vida de Sparky.
Desolado, o menino assiste uma aula sobre o poder da eletricidade e, inspirado nisso, resolve tentar ressuscitar seu cão. O resultado é similar ao de Frankenstein, inclusive na parte trágica. Este primeiro filme usa de atores reais e técnicas antigas de cinema, tendo sido filmado em preto e branco.
Agora, quase trinta anos depois, Tim Burton retoma seu primeiro trabalho de forma magistral. Utilizando-se de técnicas em Stop Motion aliadas ao moderno 3D, Victor e Sparky voltam com esta moderna fábula. Vejam o trailer do novo filme e assistam o curta Frankenweenie original (para ter acesso às legendas, cliquem em "CC").
Uma observação para os fãs de Burton: o visual dos personagens desta animação nova é muito similar aos presentes em "A noiva cadáver", porém isso não prejudica em nada a produção e a emoção do filme.
Avaliando as duas produções, através de trailers, notas de imprensa, fotos e outros materiais disponíveis, concluo que não se trata de um simples remake do curta de 1984. Frankenweenie é uma oportunidade que Burton concedeu a si mesmo, através da qual ele poderá, agora com muito mais recursos e apoio, passar para as telas esta tocante história de amor entre uma criança e seu animal de estimação. Muitos puristas irão dizer que o curta de 1984 não deveria ser refilmado. Então, pensando neles, Tim refez totalmente a obra, mantendo apenas o roteiro original, de forma a agradar tanto fãs antigos quanto aos novos.


Trailer legendado da nova versão de Frankenweenie:


Algumas cenas das duas produções:

O curta de 1984

Desenho de produção (2012)
O novo filme - 2012


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a