Pular para o conteúdo principal

Turma da Mônica Jovem #43: Princesa Safiri e Mônica entram num duelo de espada contra coelho em crossover!

Fonte: Judão

Já faz tempo, muito tempo, quando Mauricio de Sousa conheceu o gênio dos mangás japoneses Osamu Tezuka. Ele até nos contou como foi, em recente entrevista ao Judão. Demorou, mas finalmente o tão planejado encontro entre os personagens criados por Mauricio e por Tezuka saiu do papel. Ele acontece em Turma da Mônica Jovem #43 (Panini Comics, 126 páginas, R$ 7,50), que começou a circular ontem nas bancas de todo o País.
Demorou, claro, por inúmeros motivos – o principal, talvez, tenha sido o fato da Turma da Mônica clássica não se encaixar em uma aventura interessante para o crossover. Tezuka, inclusive, não está mais entre nós. Ele faleceu há quase que exatos 23 anos, em fevereiro de 1989. Porém, tudo foi feito como se ele estivesse aqui, como se aprovasse toda a história.
E como Tezuka queria, a aventura se passa na Floresta Amazônica. Para um estrangeiro, assunto pra lá de óbvio. Para um brasileiro, poderia soar como mais uma visão de gringo sobre o nosso Brasil. Poderia, mas não é o que acontece. De maneira exemplar, a Mauricio de Sousa Produções fez uma pesquisa extensa, de campo, procurando produzir um conteúdo que não repercutisse apenas opiniões pré-estabelecidas, mas sim com informações interessantes e pertinentes pra quem for ler a edição.
Sendo assim, temos uma história na qual Franjinha leva Cebola, Mônica, Magali e Cascão para um projeto sustentável na Amazônia, que ao mesmo tempo em que extrai arvores de replantio, dá aos moradores trabalho e assistência social. Só que, ao chegar lá, a turma descobre que não irá fazer o passeio sozinha: estão lá Safire, príncipe de um pequeno e desconhecido país (e que, na realidade, é princesa, como todo mundo que leu A Princesa e O Cavaleiro sabe); o Dr. Tenma, que quer fornecer tecnologia para a estação de preservação, e seu robô Astro (de Astro Boy); Dr. Ochanomizu (que, em Astro Boy, se torna o “pai adotivo” do robô); e o Professor Licurcio, o outrora Louco das HQs clássicas da Turma. Ah, sim, há também a presença de Kimba, o Leão Branco, mas a aparição do personagem é uma surpresa. ;)
A história, claro, não é nenhum suprassumo da complexidade. Afinal, é uma publicação para todo mundo, para que crianças, adolescentes e adultos leiam. Mesmo assim, transmite a mensagem ecológica sem ser chata ou pedante, além de explorar os conflitos internos e entre os personagens de uma mistura tão explosiva. Como a HQ se passa cronologicamente no começo de Kimba, O Leão Branco, Astro Boy e a A Princesa e O Cavaleiro, todos os conflitos dos personagens de Tezuka ainda são muito recentes, mas também muito fortes, mal resolvidos. A história, por exemplo, explora bastante o conflito interno dentro da própria mente de Safiri, além do fato de Astro querer ser realmente um garoto, mas é visto apenas como um robô por seu criador.

A edição ainda agrega um mistério. Dentro do grupo que visita a floresta há um vilão infiltrado, alguém que quer acabar com todo o projeto desenvolvido ali. Trata-se de Rock Holmes, outra criação de Tezuka, um espião que aparece em vários trabalhos do quadrinista japonês. Não é um grande mistério, mas ajuda a manter a diversão da HQ.
E não é só isso. Há alguns momentos impagáveis, como a luta entre Safiri e Mônica. A princesa com uma espada. A brasileira com um coelho. Pra saber quem vence, só lendo.
Mais uma vez, a equipe da Turma da Mônica Jovem demonstra que acertou a mão com os personagens e que pode fazer crossovers bem divertidos. Podem não ser exatamente “memoráveis”, mas com certeza apresentam “novos” personagens para todo um novo público.
E a história não acaba nesta edição. Continua mês que vem em Turma da Mônica Jovem #44. E eu, sinceramente, não estou ansioso apenas para ler esta revista, mas também o próximo crossover, como Mauricio de Sousa já está sonhando em fazer

Comentários

  1. Acho legal a idéia de unir os dois mundos, mas pra mim, Turma da Mônica sempre vai ser com todo mundo criança xD

    ResponderExcluir
  2. A inocência deles como crianças é um dos pontos fortes da serie.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Suzane Richthofen e a justiça cega

Por: Franz Lima .  Suzane von Richthofen é uma bactéria resistente e fatal. Suas ações foram assunto por meses, geraram documentários e programas de TV. A bela face mostrou ao mundo que o mal tem disfarces capazes de enganar e seduzir. Aos que possuem memória curta, basta dizer que ela arquitetou a morte dos pais, simulou pesar no velório, sempre com a intenção de herdar a fortuna dos pais, vítimas mortas durante o sono. Mas investigações provaram que ela, o namorado e o irmão deste foram os executores do casal indefeso. Condenados, eles foram postos na prisão. Fim? Não. No Brasil, não. Suzane recebeu a pena de reclusão em regime fechado. Mas, invariavelmente, a justiça tende a beneficiar o "bom comportamento" e outros itens atenuantes, levando a ré ao "merecido" regime semi-aberto. A verdade é que ela ficaria solta, livre para agir e viver. Uma pessoa que privou os próprios pais do direito à vida, uma assassina fria e cruel, estará convivendo conosco, c

Pioneiros e heróis do espaço: mortos em um balão

* Há exatamente 100 anos subir 7400 metros, num balão, era um feito memorável. Consagrados por isto, três franceses - Sivel, Crocé-Spinelli e Tassandier - resolveram tentar uma aventura ainda mais perigosa: ultrapassar os 8 mil metros de altitude. Uma temeridade, numa época em que não existiam os balões ou as máscaras de oxigênio e este elemento precioso era levado para o alto em bexigas de boi com bicos improvisados. Uma temeridade tão grande que dois dos pioneiros morreram. Com eles, desapareceu boa parte das técnicas de ascensão da época que só os dois conheciam. Texto de Jean Dalba Sivel No dia 20 de abril de 1875, mais ou menos 20 mil pessoas acompanhavam à sua última morada, no cemitério de Père-Lachaise, os despojos de Teodoro Sivel e de Eustáquio Crocé-Spinelli - os nomes, na época da produção do artigo, eram escritos em português para facilitar a leitura e "valorizar" nossa própria cultura. A grafia correta dos nomes é Théodore Sivel e Joseph Eustache Cr