Pular para o conteúdo principal

Clássicos restaurados serão exibidos no festival de Cannes

Fonte: G1

A 65º edição do Festival de Cannes, em sua famosa seção de clássicos, apresentará filmes de Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini e Roman Polanski que foram restaurados recentemente e que, inclusive, realizam suas respectivas pré-estreias neste encontro.
Treze longas-metragens, dois curtas-metragens, uma apresentação musical e quatro documentários integram a "Cannes Classics" deste ano, que também homenageará Claude Miller e John Boorman, assinalou nesta quinta-feira os organizadores do festival.
A americana Filme Foundation, presidida por Martin Scorsese, apresentará uma cópia restaurada e revisada de "Era uma vez na América", de Sergio Leone, lançado originalmente em 1984.
"Além dos familiares de Leone, a exibição deste filme deverá ser acompanhada pelos atores Robert De Niro e Jennifer Connelly", indica a nota, que acrescenta que "Tess", de Roman Polanski, será outro destaque desta seção de clássicos.
O diretor franco-polonês, que comandou a restauração deste filme, reconhece ter ficado "pasmo" com o resultado e também confirmou sua presença no festival.
Celebrando seu centenário, a Universal Pictures presenteia o público com uma cópia restaurada de "Tubarão", um dos longas mais emblemáticos desse estúdio e também de Steven Spielberg, enquanto o 50º aniversário do lançamento de "Lawrence da Arábia", de David Leiam, será lembrado com uma restauração em formato 4K.
No marco da "Rescue the Hitchcock 9", projeto lançado pelos arquivos nacionais do British Filme Institute para salvar nove filmes mudos desse reconhecido cineasta, a seção de clássico de Cannes exibirá a cópia de "O Ring" (1927), que, por sua vez, será acompanhada de um show do músico Stephen Horne.
Cannes ainda dará espaço aos diretores menos populares, como o japonês Keisuke Kinoshita - que terá o filme "Narayama Bushi Ko" apresentado em versão digital -, e também redescobrirá dois filmes "esplêndidos e necessários": o indonésio "After the curfew", de Usmar Ismail, e o indiano "Kalpana", de Uday Shankar.
Assim como em 2011, o festival acolherá novamente o "ambicioso" "The Rossellini project", que após a apresentação de "La macchina ammazzacattivi" no último ano, exibirá nesta ocasião uma nova cópia de "Viagem pela Itália".
O festival, que apresentará inúmeros clássicos restaurados, celebrará também o 30º aniversário da parisiense La Cinémathèque de la Danse com "três joias" de sua coleção: "A great day in Harlem", "An all-colored Vaudeville show" e "Jammin the blues".
Aproveitando sua presença neste encontro, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de maio, Cannes pediu ao cineasta Andrei Konchalovsky apresentar sua nova cópia de "Expresso para o inferno", enquanto os arquivos da cinemateca francesa oferecerão "Cleo de 5 à 7", de Agnès Varda.
A homenagem ao diretor Claude Miller, que faleceu no ultimo dia 4 de abril, será acompanhada, entre outros, de alguns documentários, como: "Claude M le cinéma", de Emmanuel Barnault, "Me and me Dai", de Katrine Boorman, "Method to the madness of Jerry Lewis", de Gregg Barson, e "Woody Allen: A documentary", de Robert B. Weide, concluiu os organizadores do festival em nota.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.