Pular para o conteúdo principal

Escreva histórias com seus filhos


Se seu filho gosta muito de ler, escrever suas próprias histórias será uma magnífica aventura. E também reforçará algumas habilidades que serão muito úteis para um bom desempenho na escola. A seguir, sugerimos algumas atividades para que você possa orientá-lo neste desafio.

Antes de começar
Não é necessário esperar que seu filho já saiba ler e escrever para encorajá-lo a criar seus próprios livros. Aprender a construir suas próprias histórias é um processo que pode ser iniciado muito cedo.

O mais importante é estimular sua fantasia e sua capacidade de expressão oral com propostas divertidas, que ocupem um curto espaço de tempo.
Histórias com vários finais
Os livros que oferecem ao leitor o papel de condutor da história constituem um bom treinamento. Eles relatam uma aventura e convidam a criança a dirigir seu desenvolvimento. Para isso, ela deve fazer suas próprias escolhas e pular as páginas segundo a opção desejada.

Além de fazer da criança um sujeito ativo da leitura, estes livros a ajudam a compreender as relações de causa e efeito: o desfecho da história depende de suas escolhas.

Uma alternativa a este tipo de livros é contar a seu filho uma história e pedir a ele que invente o final.
Imagens que despertam a imaginação
Mostre a seu filho duas ou três imagens, e peça que construa rapidamente uma frase. Você se surpreenderá com sua capacidade de invenção. As frases podem estar associadas a aventuras, lutas ou histórias de amor.
Duas palavras para uma história
Você também pode pedir a seu filho que diga duas palavras, aleatoriamente, e sugerir que rapidamente a transforme em uma história. Não é necessário se preocupar com as regras da lógica ou verossimilhança. Por exemplo, se escolher "mesa" e "xícara", ele pode criar uma história sobre uma xícara que, todas as noites, sai para passear com sua mesa voadora.
As possibilidades de uma história são ilimitadas, e o pequeno criador pode investigá-las à vontade.
Ilustrando histórias
Mesmo sem saber ler e escrever, seu filho vai adorar que você escreva a história que ele criou. Depois de colocá-la no papel, você pode pedir a ele que a ilustre com seus próprios desenhos.

Não esqueça de escrever seu nome abaixo do título, como forma de mostrar sua autoria.
Conselhos úteis
Ao montar um livro com seu filho, é importante considerar os seguintes pontos.

Antes de escrever a história que ele criou, assegure que ela tenha um princípio, um desenvolvimento e um fim.

Na capa, coloque o título, o nome do autor e uma ilustração.

O livro será ainda mais atraente e despertará a imaginação dos leitores se tiver uma ilustração em cada página.

Se seu filho não gosta de desenhar, ele pode recortar imagens de revistas, usar fotografias de familiares ou ilustrações baixadas na internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bethany Townsend, ex-modelo, expõe bolsa de colostomia de forma corajosa.

Bethany Townsend é uma ex-modelo inglesa que deseja, através de sua atitude, incentivar outras pessoas que sofrem do mesmo problema a não ter receio de se expor. Portadora de um problema que a atinge desde os três anos, Bethany faz uso das bolsas de colostomia  que são uma espécie de receptáculo externo conectado ao aparelho digestivo para recolher os dejetos corporais, e desejou mostrar publicamente sua condição.  Quero que outras pessoas não tenham vergonha de sua condição e é para isso que me expus , afirmou a ex-modelo. Bethany usa as bolsas desde 2010 e não há previsão para a remoção das mesmas.  Eu, pessoalmente, concordo com a atitude e respeito-a pela coragem e o exemplo que está dando. Não há outra opção para ela e isso irá forçá-la a viver escondida? Jamais... Veja o vídeo com o depoimento dela. Via BBC

Ron Mueck - Escultor realista

Curta nossa fanpage:  Apogeu do Abismo Um artista que tem um talento inacreditável, o escultor Ron Mueck, nascido na Austrália, transporta as ansiedades, os medos e toda uma gama de sentimentos que englobam o ato de viver, expressando-os através de seus trabalhos realistas e, por vezes, chocantes. Saiba um pouco mais deste escultor cultuado em todo o mundo: Algumas fotos para ilustrar melhor o realismo do autor. Reparem nas dimensões das estátuas expostas e percebam o grau de detalhamento que Ron atribui às suas esculturas, sejam gigantescas ou pequenas.

Escritora brasileira lança campanha contra pirataria com pintura corporal. Via G1

Fonte: G1 A escritora brasileira Vanessa de Oliveira fará um novo protesto contra a pirataria de livros. Desta vez, mostrará seus atributos físicos em território nacional, a começar por fotos para ilustrar a campanha por ela idealizada. A autora ganhou fama após aparecer nua em frente ao palácio do governo do Peru, em Lima, em julho. Ela descobriu que uma de suas seis obras – “O diário de Marise - A vida real de uma garota de programa” – era vendida em barraquinhas clandestinas nas ruas da cidade. O novo topless está programado para domingo (12), na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista, na Zona Sul de São Paulo, às 15h30. O evento faz parte da nova agenda da escritora. A ex-garota de programa, de 37 anos, encabeçou uma campanha contra a cópia e venda ilegal de livros e pretende usar seu corpo para fazer piquetes internacionais. O protesto em um ambiente privado foi sugestão de Vanessa à editora Martins Fontes, que comercializa seus livros. De volta a...